Saiba tudo sobre mineração do bitcoin, mineradores e halving

Certamente você já ouviu muitas vezes os termos mineração do bitcoin, mineradores e halving do bitcoin. Contudo, ainda pode ter alguma dúvida sobre como cada um funciona no mercado blockchain, mais especificamente no Bitcoin. Esse artigo tirará seus questionamentos de maneira simples e direta para que não reste nenhuma incerteza e você consiga aproveitar de fato o evento mais aguardado do ano. Vamos lá.

O que é mineração do Bitcoin

De maneira simples, mineração é a alma do Bitcoin como também é do ouro. Ou seja, é através dela que o criptoativo é criado e transacionado. Ela é feita para ser difícil, consumir uma grande quantidade de recursos e é preciso máquinas potentes para que a mineração aconteça. Dessa maneira, os blocos encontrados pelo mineradores são constantes. Os blocos só são válidos se passarem por uma prova de trabalho. Sobretudo, a mineração busca permitir que os nós, pontos de comunicação, de Bitcoin cheguem a um consenso e sejam resistentes a violação.

De fato, o processo de mineração se tornou muito atraente, pois é através dele que os mineradores ganham mais Bitcoin. Como resultado, o processo ficou muito competitivo. Para investir em mineração atualmente, você precisaria de programas especializados e equipamentos caros. Isso acontece, pois, o Bitcoin funciona com o conjunto de funções hash SHA-256.

Quem são os mineradores

Conforme você observou acima, os mineradores são responsáveis pela mineração do Bitcoin. Ou seja, são pagos por serem auditores da rede. Eles verificam as transações anteriores de BTC. Essa função foi criada com o intuito de manter os usuários do criptoativo honestos. Assim sendo, ao verificar as transações, os mineradores evitam o problema de gastos duplos, problema visto em todas as tentativas de criação de uma moeda digital antes do Bitcoin.

Certamente os mineradores não dispensam seus equipamentos e energia gratuitamente. Como uma forma de incentivo, o criador do Bitcoin resolveu recompensa-los por cada bloco descoberto. Além disso, o minerador recebe taxas pagas pelos usuários a cada transação enviada. As taxas são estímulos para o minerador incluir uma transação no bloco.

Halving

Agora que você já sabe o que é mineração e a importância dos mineradores do Bitcoin no ecossistema, está preparado para saber o que é o halving. E provável que o halving seja o evento mais aguardado do ano. Assim sendo, nada mais justo que você entender o que é o acontecimento que parará o mercado de criptoativos.

Em suma, o halving é a redução pela metade da recompensa recebida pelos mineradores. Atualmente os mineradores recebem 12.5 BTC por bloco. Apesar de muitos afirmarem que o halving acontece a cada quatro anos, a realidade é que ele foi programado para ocorrer a cada 210.000 blocos minerados. A expectativa é que a próxima redução aconteça em 12 de maio deste ano (2020). Por consequência do halving, a quantidade de Bitcoin no mercado diminui e assim uma especulação enorme é criada em torno do preço do ativo digital. Demanda contínua ou crescente e uma oferta menor, a lógica é que o preço aumente.

Todavia, se você ainda é um iniciante no mercado, não se apoie nisso para investir em Bitcoin. A equipe do BitcoinToYou trabalha para que você se informe e estude sobre o mercado. Visto que o criador do criptoativo apresentou ao mundo a verdadeira soberania monetária, você predica compreender que apenas você é responsável por suas aplicações de recursos. Entre no mercado com cuidado. Logo após fazer seus estudos, estará preparado para comprar Bitcoin e conhecer uma das exchanges de maior crescimento no meio blockchain no Brasil.

Leia também – POW, POS E POC: ENTENDA AS DIFERENTES FORMAS DE MINERAÇÃO.

Photo of author

Autor: andre.horta

Deixe um comentário

Não perca tempo! Comece a investir

REDES SOCIAIS

[email protected]

Atendimento: 08:00-18:00 (seg-sex)