PoW, PoS e PoC: entenda as diferentes formas de mineração

Conheça As Diferentes Formas De Mineração

Durante o processo de mineração, que arquiva e cria moedas, há uma transferência de criptomoedas que necessita ser registrada e validada por pessoas responsáveis, os mineradores. Eles registram tudo em um livro-caixa da rede, conhecido como blockchain. Ao final de todo esse percurso, são pagos com criptomoedas e taxas de transação fornecidas pelos próprios usuários das redes.

No entanto, existem distintas formas de mineração, que demandam um tipo de trabalho específico de cada minerador. Entenda um pouquinho de cada uma:

PoW (Proof of Work ou Prova de trabalho)

Esta é a forma de mineração mais conhecida. O processo envolve tomar a Função Hash Criptografada do último bloco do Blockchain, adicionar novas transações e resolver uma nova função criptografada. Resolver a função seria o trabalho, daí o nome PoW, Prova de Trabalho. Recebe críticas por necessitar de um grande consumo de energia elétrica. Exemplo: Bitcoin.

PoS (Proof of Stake ou Prova de Participação)

PoS usa um sorteio aleatório para decidir quem será o criador do próximo bloco. O potencial criador já deve contar com ativos na moeda específica e quem tiver mais moedas tem mais chances de ser o criador/sorteado. Comparado ao PoW, o PoS é muito mais eficiente em termos de consumo de energia, uma vez que não exige força computacional para a resolução do algoritmo. Exemplo: Peercoin.

PoC (Proof of Capacity ou Prova de Capacidade)

Por fim, existe a forma de mineração PoC, a menos conhecida e utilizada. Neste caso é usado espaço no HD do minerador como prova de capacidade. É semelhante ao PoS por ser um sorteio, porém nesse caso quanto mais espaço no HD disponível maior a chance de ser o criador do próximo bloco. Como usa muito pouca energia é considerado a opção mais verde entre as três.
Exemplo: Burst.

#ICO #BLOCKCHAIN #BITCOIN #PEERCOIN #BURST

Photo of author

Autor: andre.horta

Não perca tempo! Comece a investir

REDES SOCIAIS

[email protected]

Atendimento: 08:00-18:00 (seg-sex)