Tokenização – Tudo o que você precisa saber sobre

A tecnologia Blockchain está revolucionando o mundo. Uma das mais recentes e possivelmente a mais disruptiva das inovações baseadas em blockchain é a tokenização de ativos.

Na era da transformação digital, você já deve ter escutado o termo “token” em discussões relacionadas à tecnologia blockchain e criptomoedas. No entanto, o que muitos não sabem é que os tokens têm o poder de mudar a forma como os dados são transmitidos, bem como, fornecer novos caminhos para investimentos.

O que é a tokenização?

Em termos fáceis, a tokenização é o processo de conversão de qualquer direito ou ativo em um token digital que pode ser usado, possuído e transferido pelo titular através do blockchain sem a necessidade de um intermediário.

Para isso, os tokens são implementados através dos contratos inteligentes, programas que permitem verificar regras de negócios e transferir o valor da carteira de um usuário para outro.

Além disso, a Blockchain garante que, visto que você compre tokens representando um ativo, nenhuma autoridade pode apagar ou alterar sua propriedade, tornando-se um ativo imutável.

Suponha que você tenha posse de um quadro muito valioso e quisesse vendê-lo. Tendo em vista a raridade da obra,  você precisaria encontrar um vendedor que quisesse desembolsar milhões de dólares por isso. 

Claramente, isso reduz o número de pessoas com dinheiro líquido suficiente para comprá-lo. No entanto,  a tokenização de ativos pode converter a obra em tokens, cada um representando uma pequena porcentagem da propriedade.

Em outras palavras, a tokenização favorece a propriedade fracionada, onde o comprador pode possuir 1/25 da pintura.

Como resultado, o potencial líquido do ativo é desbloqueado para ser negociado no mercado secundário, permitindo que uma base mais ampla de investidores participe do ecossistema.

O que são Tokens?

De forma simples, um token é um dado que substitui outras informações mais valiosas. Sendo assim, os tokens por si só quase não têm valor, no entanto, eles são úteis porque representam algo de valor, como um número de um cartão de crédito.

Uma boa analogia para os tokens são as fichas de pôquer. Sendo assim, em vez de encher a mesa com dinheiro, que por sua vez, pode ser facilmente perdido ou roubado, os jogadores usam fichas para realizar suas apostas.

Como resultado, mesmo se roubados, as fichas não podem ser usadas ​​como dinheiro, não antes de primeiro serem trocados por seu valor representativo.

Sendo assim, o objetivo da tokenização é remover quaisquer dados de pagamento brutos ou pessoalmente confidenciais de seus sistemas, substituindo cada conjunto de informações por um token, armazenando os dados em um espaço de nuvem seguro separado de seus sistemas principais.

O que pode passar pelo processo de tokenização? (Ser tokenizado).

Como a tokenização permite propriedades fracionárias e resistência à violação, as possibilidades são infinitas. De ativos tradicionais, como fundos de capital de risco, títulos, commodities e imóveis, a outros ativos, como equipes esportivas, corridas de cavalos, arte e celebridades, empresas de todo o mundo podem usar a tecnologia blockchain para tokenizar qualquer coisa.

No entanto, didaticamente, os ativos podem ser agrupados em três categorias:

Intangível

São mercadorias que existem unicamente por lei, sem objetos físicos. Exemplos incluem direitos autorais, créditos de carbono, patentes, etc.

Ao tokenizar esses ativos, o desafio é garantir que o modelo de transferência de ativos do sistema blockchain corresponda ao modelo de transferência do mundo real. Esses ativos são mais fáceis de tokenizar porque não há problemas de armazenamento e envio. No entanto, pode haver diferenças jurisdicionais que dificultam a atribuição.

Ativos fungíveis

Um item fungível em caráter legal, é aquele que pode ser substituído por outro idêntico. Exemplos são ouro, trigo, etc. Estes são mais fáceis de tokenizar porque podem ser divididos em unidades menores facilmente e um token pode representar um grupo deles, por exemplo, uma pilha de ouro.

Para tokenizar esses ativos, é necessária uma camada de abstração. Sendo assim, em ativos fungíveis, um conjunto de tokens está vinculado a um conjunto de componentes de ativos intercambiáveis. Por exemplo, 10 kg de ouro.

A tokenização mudará a forma como os ativos são comprados e vendidos, democratizando o processo de possuir qualquer coisa. 

Ativos não fungíveis

Ativos não fungíveis são aqueles que não podem ser divididos em partes menores no mundo real, mas a tokenização torna isso possível. Arte e imóveis são os melhores exemplos de tokenização de ativos não fungíveis. 

A pintura da Mona Lisa, por exemplo, existe apenas uma pintura original da Mona Lisa, e sua menor unidade divisível é a própria. Como resultado, as fotos da Mona Lisa não têm o mesmo valor que o original.

No entanto, é possível tokenizar a obra, para isso,  é introduzida uma assinatura digital que não pode ser modificada. O token digital representa a pintura da Mona Lisa e é único, não uma cópia. 

Além disso, o token pode ser dividido em subtokens assinados digitalmente, podendo ser vendidos como ações da pintura original ao público. Em resumo, a tokenização permite a distribuição de propriedade em ativos não fungíveis.

Tipos de tokens

Tokens de segurança

Um token de segurança é um token exclusivo emitido em um blockchain, representando um ativo externo ou uma participação em uma empresa. Entidades como governos e corporações podem emitir tokens de segurança que servem ao mesmo propósito de ações e títulos.

Sendo assim, quando um investidor adquire um token de segurança, ele se torna essencialmente um acionista, e o dinheiro investido é diretamente afetado pelo valor da própria empresa. 

Tokens de utilidade

Os tokens utilitários são os tokens mais básicos em uma rede blockchain. Eles são usados ​​para acessar serviços, fornecer procedimentos de consenso, pagar taxas de transação e até votar em novos desenvolvimentos de blockchain.

Em outras palavras, trata-se de um tipo especial de token que auxilia na capitalização ou financiamento de projetos para startups, empresas ou grupos de desenvolvimento de projetos.

Tokens DeFi

Muitos protocolos DeFi usam tokens nativos para atrair usuários de várias maneiras. Um token DeFi popular é o token de governança. Quando os protocolos DeFi usam mecanismos de votação na cadeia para atualizações de protocolo, os tokens de governança geralmente desempenham um papel importante na votação. 

Além disso, muitos protocolos de empréstimo DeFi usam tokens nativos como recompensas por mineração de liquidez e agricultura de rendimento.

Tokens fungíveis

Tokens fungíveis significam que podem ser copiados, substituídos e divididos em unidades fracionárias. Por exemplo, criptomoedas que podem ser compradas, vendidas ou transferidas para a enésima fração.

Tokens não fungíveis

Qualquer token de ativo que seja de propriedade exclusiva e não possa ser subdividido.  Devido a sua natureza única, os tokens não fungíveis podem rastrear o histórico de propriedade no blockchain, garantindo que ninguém possa copiar o token. 

Além disso, quando ativos não fungíveis são tokenizados, eles iniciam o processo fornecendo uma assinatura digital imutável. Isso ajudará a determinar a exclusividade do ativo subjacente.

Por exemplo, os NFTs que geralmente são únicos, possuindo códigos de identificação exclusivos.

Benefícios da tokenização

Preços justos na tokenização

Os ativos que não podem ser liquidados geralmente têm preços de mercado incertos. Nesses casos, os proprietários de ativos normalmente oferecem incentivos aos compradores, como descontos por iliquidez, que reduzem o preço do ativo. 

A tokenização de ativos aumentará a liquidez dos ativos, pois facilita a propriedade fracionada, eliminando assim os descontos por iliquidez. Além disso, vender uma pequena parte do imóvel permite ao proprietário cobrar um preço justo de mercado.

Diminuição do custo gerencial 

Ao transferir a propriedade de um ativo hoje, um advogado deve atuar como intermediário para lidar com a papelada e criar confiança entre o vendedor e o comprador, resultando em tempo e custo adicionais. 

Portanto, ao optar por tokenizar o mesmo ativo e alavancar uma plataforma ou mercado descentralizado, é possível automatizar muitas partes desse processo, economizando tempo e custo.

Processo de tokenização transparente

Como a tokenização de ativos subjacentes é imutável, o proprietário não pode alterar o histórico do ativo para torná-lo mais atraente. Isso permite que os investidores visualizem o histórico e tomem decisões mais conscientes.

Identidade segura

Com detalhes de propriedade e uma identidade descentralizada mantida no blockchain, o par de chaves públicas e privadas do comprador formam uma assinatura digital para garantir sua autenticidade.

Vale a pena a tokenização?

A tokenização está se tornando mais proeminente em toda a indústria. De plataformas de arte, música, jogos, seguros e imóveis, os tokens estão se tornando um elemento básico, demonstrando que a tokenização é muito útil tanto para indivíduos quanto para empresas, proporcionando maior segurança, transparência e eficiência.

O único obstáculo hoje são as restrições legais, que dependem exclusivamente de qual ativo pode ser tokenizado. A negociação de colecionáveis digitais de basquete, por exemplo, possui menos obstáculos do que as pinturas de grandes obras, como a própria Monalisa. 

No entanto, é importante ressaltar que os dados em tempo real e a imutabilidade dos dados nos livros digitais aumentam o papel que os reguladores têm para aumentar a clareza e proteção aos investidores.

Em suma, a interoperabilidade de rede e a capacidade de usar tokens em modelos de negócios, traz novas maneiras de melhorar os processos comerciais e financeiros,  representando um conjunto muito mais amplo de oportunidades a serem perseguidas.

Photo of author

Autor: andre.horta

Deixe um comentário

Não perca tempo! Comece a investir

REDES SOCIAIS

[email protected]

Atendimento: 08:00-18:00 (seg-sex)