Ethereum x Bitcoin: Entenda a diferença entre as criptomoedas!

Você certamente já ouviu falar do Ethereum e do Bitcoin. Mas, você sabe quais são as principais diferenças entre essas duas criptomoedas?

Primeiramente é preciso entender que o blockchain do Bitcoin é somente um arquivo que mantém rastros das transações já realizadas com Bitcoin. Isso quer dizer que a criptomoeda jamais deixa o sistema, sendo os dados do blockchain a única coisa transacionada.

O Bitcoin também não reside em um único servidor. Ele é, portanto, distribuído em centenas, ou até mesmo milhares de computadores pelo mundo, sendo que qualquer pessoa pode entrar nessa rede a qualquer momento.

Sempre quando é realizada uma transação, ela é distribuída para os diversos nós da rede de Bitcoin. E, cada nó verifica se a transação realmente foi validada. Esse é o conceito por trás da mineração de Bitcoin.

Uma outra peculiaridade do Bitcoin é que para realizar transações se faz necessário ter uma carteira Bitcoin. Essa carteira nada mais é que uma chave pública, que é o endereço onde os outros usam para enviar Bitcoins, e uma chave privada que é uma assinatura que autentica as transações.

Devido ao Blockchain ser distribuído entre todos os nós, a criptomoeda se torna pública e transparente. Ou seja, qualquer pessoa é capaz de ver todas as transações já realizadas.

Leia tambémA Criptomoeda mais usada no mundo: Você sabe qual é?

Entendendo o Ethereum

A plataforma Ethereum também incorpora a tecnologia blockchain do mesmo modo que o Bitcoin. Todavia, ela expande-se de várias outras maneiras. O seu principal componente é o contrato inteligente, sendo essa a principal diferença entre as criptomoedas.

A plataforma também tem sua própria linguagem de programação especial chamada Solidity. Ela permite que as pessoas escrevam scripts Ethereum, conhecidos como contratos inteligentes.

O Ethereum também possui uma moeda digital denominada Ether, que compensa os proprietários de nós da plataforma. O blockchain do Ethereum é parecido com o Bitcoin, com algumas diferenças.

Enquanto o Bitcoin é apenas uma moeda digital, o Ethereum é muito mais do que isso.

O Ethereum também tem o tempo médio de confirmação de um bloco infinitamente mais rápido que o Bitcoin. Enquanto esse último possui um tempo médio de 10 minutos, o Ethereum confirma os blocos em apenas 15 segundos.

Uma outra diferença é que a recompensa pela mineração de Bitcoin é cortada pela metade a cada quatro anos, devido a sua limitação de 21 milhões de unidades. Contudo, a principal diferença entre ambos é que a plataforma Ethereum tem uma capacidade maior de realizar contratos inteligentes.

Gostou de saber um pouco mais sobre a diferença entre o Ethereum e o Bitcoin? Deixe o seu comentário e nos siga nas redes sociais!

Photo of author

Autor: andre.horta

Deixe um comentário

Não perca tempo! Comece a investir

REDES SOCIAIS

[email protected]

Atendimento: 08:00-18:00 (seg-sex)