Contratos Inteligentes – Entenda o que são e quais seus benefícios!

Contratos Inteligentes? É isso mesmo que estou lendo? Pode parecer assustador, ou até mesmo tema de ficção científica, mas a verdade é eles existem.

Por mais intrigante que possa parecer o conceito, a verdade é que os contratos inteligentes, também conhecidos como smart contract, nada mais são que um código de computador auto executável.

Esse código foi desenvolvido para facilitar, efetivar e proteger as operações financeiras no Blockchain. Assim sendo, os contratos inteligentes tem a finalidade de formalizar a negociação entre duas ou mais partes, sem precisar para isso de mediadores.

Apesar de parecer algo futurista, o conceito começou a ser trabalhado na década de 90. Ele nasceu com a finalidade de designar programas de computador aptos a definir normas e penalidades de uma maneira tão, ou até mais segura que os contratos tradicionais.

Está gostando desse artigo? Experimente então ler esse – Bitcoin é 3 º meio de pagamento online preferido dos italianos! – e surpreenda-se!

Plataformas Blockchain permitem a execução de contratos inteligentes

Atualmente, com o crescimento das criptomoedas, algumas plataformas de blockchain permitem que os contratos inteligentes sejam executados. Dentre as plataformas, a mais famosa é a Ethereum.

Uma expectativa é que tais contratos passem a ganhar cada vez mais espaço na vida das pessoas. Afinal, são mais seguros do que os próprios contratos físicos. Ou você consegue entender perfeitamente a linguagem jurídica, cheia de possíveis interpretações de um contrato?

Diferente dos contratos jurídicos, os contratos inteligentes são totalmente digitais, escrito em uma linguagem de programação inalterável. E o que é melhor: ele estabelece as mesmas obrigações e consequências que um documento físico tradicional. Pois, o código pode ser automaticamente executado.

Sendo assim, um contrato inteligente é capaz de obter e processar informações referentes a uma negociação, tomando as providências de acordo com as regras do contrato. Surpreendentemente fantástico, não?

O Blockchain veio para transformar diversas áreas da nossa vida

O Blockchain definitivamente é uma tecnologia que veio para ficar. Entender como é possível formalizar transações e evitar conflitos nesses sistemas é fundamental. É o futuro batendo em nossa porta.

É claro que os contratos inteligentes não serão capazes de substituir o direito como um todo, mas que, de certo modo, irão fazer muitos advogados se reinventarem, isso não temos mais dúvidas.

E você, o que pensa dos contratos inteligentes? Já teve alguma experiência com as criptomoedas?

 

Já investe em Bitcoin? O futuro está apenas começando!

 

Photo of author

Autor: andre.horta

Deixe um comentário

Não perca tempo! Comece a investir

REDES SOCIAIS

[email protected]

Atendimento: 08:00-18:00 (seg-sex)