Conheça os tipos e as 6 melhores carteiras de Bitcoin

O que são e quais melhores carteiras Bitcoin? A BitcoinToYou responde!

Você conhece as melhores carteiras Bitcoin do mercado? Ou melhor, você sabe o que são e como funcionam na prática? Nesta publicação, buscamos trazer as melhores informações sobre o assunto. Continue lendo e conheça as 5 principais carteiras disponíveis hoje.

Buscamos, ainda, trazer um apanhado com as prinicpais informações sobre cada uma delas. Fique por dentro!

Ah! Não deixe de conferir também nosso post falando sobre o futuro do Bitcoin… Afinal, o que nos espera?

Você sabe o que é carteira Bitcoin?

Carteira, ou wallet em inglês, nada mais é que o nome designado ao software com chaves criptográficas que permitem a qualquer usuário a realização de transações com criptomoedas.

Desse modo, essas carteiras possibilitam enviar e receber valores de uma carteira para outra através de transações pela rede Blockchain. Entenda, todavia, que tecnicamente você armazena chaves digitais criptografadas que são utilizadas para acessar os endereços de bitcoins públicos.

Para facilitar, também já falamos um pouco mais sobre o Blockchain. Acesse nosso post e entenda, de uma vez por todos, como o Blockchain funciona.

Os tipos de carteira de criptomoedas

Agora que você já sabe, contudo, o que é uma carteira e qual a sua finalidade, vamos falar um pouco sobre os tipos de carteiras existentes. Existem cinco tipos distintos de carteira bitcoin. Sendo elas:

  • carteira Móvel;
  • carteira Desktop;
  • carteira Hardware;
  • carteira Online;
  • carteira de Papel.

Para cada um desses tipos de carteira bitcoin existem diversos subtipos, que também exibiremos aqui. Confira!

Conheça a carteira Bitcoin Móvel

Como o próprio nome sugere, a carteira móvel é uma carteira de armazenamento criptografado lançado via dispositivos móveis. Essa carteira te permite enviar e receber dinheiro criptografado de qualquer lugar. Quase todos os aplicativos de carteira móvel são compatíveis com os dispositivos Android e iOS. Abaixo, listamos alguns deles:

  • MyCellium – essa é, sem dúvidas, uma das mais seguras e recomendadas carteiras de Bitcoin do mundo, por oferecer segurança de diversas formas para seus usuários;
  • Bitcoinwallet – carteira bastante confiável e de fácil utilização, desenvolvida para pessoas que possuem certa desconfiança. Ela é descentralizada, pois não necessita de nenhum serviço central para as operações. Dessa forma, é um excelente aplicativo para quem possui pouco conhecimento técnico;
  • Breadwallet – esta carteira não possui servidor que possa parar de funcionar ou ser Hackeado. Ela foi pensada e desenvolvida para proteger os seus usuários de Malwares, roubo físico e possíveis falhas de segurança no navegador;
  • Greenaddress – É uma carteira bastante fácil de usar e que possui bastante segurança e privacidade. Em nenhum momento as chaves estarão no servidor, nem mesmo quando criptografadas. Portanto, o usuário deverá sempre utilizar 2FA, a extensão do navegador ou app Android para sua utilização.

E a carteira Bitcoin de desktop, como funciona?

A carteira desktop funciona como um programa de computador. Além disso, ela oferece um local conveniente para armazenar suas moedas criptografadas e, enquanto aguarda, você realizar sua próxima negociação.

Cada carteira de desktop é utilizada para armazenar um tipo específico de criptomoeda e, portanto, uma carteira utilizada para armazenar Bitcoin não pode ser usada para armazenar Ethereum e vice-versa. Conheça alguns tipos de carteira de desktop:

  • mSIGNA – carteira avançada de fácil utilização. Ela possui bastante rapidez, simplicidade, e uma enorme segurança, suportando BIP32, armazenamento off-line, transações multi-assinatura, sincronização multidispositivo e backups criptografados eletrônicos e em papel;
  • Bitcoin Core – esta é uma carteira original conhecida por ser completa. Ela é, digamos, a alma de que sustenta toda a rede da criptomoeda. Oferece segurança de alto nível, privacidade e estabilidade. Contudo, ela possui alguns pontos negativos. Tem poucas funcionalidades e consome bastante memória e espaço do HD;
  • BitGO – carteira multi-assinatura que possui algumas características peculiares. Dentre elas, o fato de todas as transações possuírem a necessidade de duas assinaturas. Dessa forma, o usuário estará mais protegido contra a ação de Malwares e outros ataques de servidor. As chaves privadas são armazenadas pelo próprio usuário, tanto é que a BitGO não consegue ter acesso aos seus bitcoins;
  • Electrum – simples e muito ágil, a carteira Electrum tem como principal característica o baixo uso de recursos, utilizando servidores remotos que são responsáveis pela parte mais complexa do funcionamento do bitcoin. Uma outra questão interessante é que ela permite ao usuário recuperar a carteira através da senha pessoal.

Carteira Hardware – Uma das carteiras mais seguras

Essa é uma carteira um pouco diferente das duas primeiras. Conhecida como carteira de armazenamento frio, ela é considerada como o meio mais seguro de armazenar as criptomoedas.

Entretanto, também são as carteiras que apresentam um preço mais elevado, visto que, diferente das outras modalidades, ela precisa ser adquirida de um fabricante específico, por se tratar de um dispositivo físico.

Em relação ao software e ao serviço, estes têm os mesmos custos das outras carteiras. É importante salientar também que o usuário só irá pagar por esse dispositivo uma única vez, no momento da sua compra. Segue abaixo os dois tipos mais utilizados de carteiras hardware.

  • Trezor – esta é uma carteira que proporciona um excelente nível de segurança ao usuário, sem sacrificar a conveniência. Diferentemente do armazenamento cold storage, essa carteira é capaz de assinar transações, enquanto está conectada a um dispositivo online. Isso quer dizer que ela poderá usar seus Bitcoins com bastante segurança, mesmo quando usado em outro computador que não o seu.
  • Ledger Nano – carteira construída sobre uma plataforma bancária de smartcard ST23YT66. Ela tem como característica fundamental manter segura as chaves privadas dos usuários, além de validar as transações e poder ser utilizada também como um cartão pré-pago seguro. Uma de suas desvantagens é que ela não possui código aberto.

Carteira Online – A de maior acessibilidade

Esse é um tipo de carteira que pode ser acessado e gerenciado de forma totalmente online. Nessa medida, o usuário não precisa se preocupar em baixar algum programa, no computador ou no smartphone. Por essa razão ela é mais versátil, podendo ser acessada através de vários dispositivos.

Além disso, ela é completamente hospedada nos servidores da empresa responsável por ela. São um pouco menos seguras que as outras carteiras, pois a sua chave privada e pública estão, de certo modo, nas mãos de terceiros.

Por outro lado, é fundamental salientar que eles não têm acesso a essa informação, devido ao fato dela ser criptografada antes de chegar aos servidores. Logo abaixo alguns exemplos de carteiras online.

  • Coinbase – assim como todas as carteiras online, a coinbase é bastante fácil de usar e intuitiva, permitindo ao usuário o acesso de qualquer lugar. Ela também possui um aplicativo para ser acessada através do smartphone e um recurso de proteção avançada, o BTC Vault;
  • BlockChain – essa é a carteira bitcoin mais popular da lista. Simples, segura e permite ao usuário, realizar transações com qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo;
  • Xapo – ela une conveniência de uma carteira bitcoin com a segurança de um cofre de armazenamento cold storage. Oferece para o usuário um cartão de débito, conectado a sua carteira, o que permite ao mesmo pagar suas contas em bitcoins em inúmeros estabelecimentos comerciais, além de poder ser realizado o saque na moeda nacional em caixas 24 horas, convertido na cotação do dia;
  • Circle – esse é um tipo de carteira online que possibilita armazenar, enviar, receber e comprar bitcoins. Ela permite, inclusive, a vinculação de contas bancárias. Por outro lado, somente cidadãos norte-americanos dispõem dessa opção. Contudo, os cartões de crédito e débito podem ser solicitados e usados por usuários de outros países;
  • Coinapult – com possibilidade dos usuários enviarem e-mail e SMS, essa carteira também dispõe de uma nova ferramenta chamada Locks que permite proteger o valor dos Bitcoins dos usuários da oscilação de preços;
  • BitcoinToYou – é uma das poucas exchanges no Brasil que permite aos usuários ter uma carteira fixa e manter seus bitcoins na carteira de bitcoin da corretora. Como proteção o site oferece criptografia, autenticação em dois passos e uso obrigatório de senhas fortes.

Conheça carteira Bitcoin em Papel

A carteira bitcoin em papel é uma carteira que contém um endereço público que pode ser utilizado para receber Bitcoins. Também possui uma chave privada, que permite ao usuário gastar ou transferir bitcoin armazenado para este endereço.

Sua forma de impressão é, na maioria dos casos, feita através de QR code, possibilitando a digitalização rápida e o adicionamento de chaves à uma carteira de software para que seja realizada uma transação.

Uma das principais vantagens dessa carteira é que as chaves não são armazenadas digitalmente em nenhum lugar. Esse fato a torna imune a ataques de hackers e malwares. Dentre algumas carteiras bitcoin em papel, podemos destacar:

  • Bitadress – esta é uma carteira que funciona em um site que, por sua vez, oferece a opção de criar uma carteira bitcoin e ser impressa sequencialmente. Essa impressão poderá ser realizada em qualquer impressora dentro de casa;
  • BitcoinPaperWallet – este é um site um pouco mais seguro que o anterior. Ele oferece um produto mais resistente a violação da carteira de papel. O usuário pode também possui a opção de encomendar etiquetas holográficas, com a finalidade de mostrar que a carteira não está adulterada;
  • BlockChain – esta é a carteira online mais famosa que existe, oferencendo também a opção de carteira de papel. Para isso, basta o usuário acessar o menu do site e selecionar a opção “carteira de papel” e gerar a sua.

Mas afinal, quais as melhores carteiras Bitcoin?

Bom, agora que você conhece os principais tipos e subtipos de carteiras Bitcoin, é o momento de dizermos quais as melhores e mais notórias carteiras:

Ledger Nano S

A carteira Ledger Nano S é extremamente segura e possibilita que você tenha controle total sobre seu dinheiro. Tudo significa que só você poderá mexer no seu dinheiro, sem que outras pessoas congelem ou percam seus fundos. Além disso, ela possui validação variável, transparência e controle de taxas.

CoolWallet S

Além de estar entre as melhores, a CoolWallet S é a primeira carteira de hardware móvel. Dentre seus recursos, um dos mais destacáveis é sua possibilidade de rastrear seus investimentos em criptomoedas. Além disso, com ela, é possível realizar a troca instantânea de moedas, opção muito interessantes para os traders.

SafePal S1

Com possibilidade de funcionamento offline, a SafePal S1 não tem limite sobre o número de moedas diferentes que você pode armazenar em um único dispositivo, diferente do que é oferecido por outras carteiras. Mais do que isso, a carteira também é amplamente conhecida por sua segurança de ponta.

Trezor Model T

Por fim, mas definitivamente não menos importante, a Trezor Model T foi pensada e desenvolvida para funcionar como um cofre universal para os usuários utilizar seus ativos digitais. Também muito segura, a carteira possibilita que você faça backup de toda a sua carteira sem empecilhos.

BitcoinToYou

A melhor opção para brasileiros, visto que a BitcoinToYou foi a primeira corretora do Brasil e, por isso, é a empresa brasileira que mais tem tempo de mercado nesse ramo. Com o nosso aplicativo, é possível fazer a análise de diferentes tipos de criptomoeda, realizar transações e, como dito, utilizá-lo como carteira de Bitcoins. Clique aqui e abra sua conta na BitcoinToYou!

Agora que você conhece os tipos e melhores carteiras Bitcoin, é o momento de escolher a sua. Utilize nosso conteúdo para te guiar e aproveite o melhor dos software de transações.

Confira mais posts no nosso blog e fique por dentro de tudo o que envolve o universo das criptomoedas.

Até a próxima!

Photo of author

Autor: andre.horta

Deixe um comentário

Não perca tempo! Comece a investir

REDES SOCIAIS

[email protected]

Atendimento: 08:00-18:00 (seg-sex)