Conheca o blockchain poderoso da polkadot

O Ethereum (ETH) se consolidou no mercado de criptoativos por ser o grande computador descentralizado do blockchain. A altcoin foi a primeira a seguir esses passos. Por essa razão, é a rede mais escolhida para criação de tokens. Isso faz com que o Ethereum seja o número um das finanças descentralizadas (DeFi), um dos pontos mais quentes do mercado de criptoativos. Todavia, a principal altcoin não conseguiu acompanhar a evolução do mercado, pois ainda possui uma rede lenta e com altas taxas.

Sendo assim, diversos concorrentes do ETH surgiram para garantir que essa lacuna fosse preenchida e um deles é a Polkadot (DOT). O desempenho da altcoin foi tão grande no último ano (2020), que ela conseguiu entrar bem rápido no top 10, algo que as demais concorrentes do ETH levaram muito tempo para conseguir. Hoje vamos te ensinar tudo o que você precisa saber sobre o projeto.

O que é a Polkadot

Polkadot é descrito por seus desenvolvedores como o próximo passo para a tecnologia blockchain. Gavin Wood, cofundador do Ethereum, é um dos nomes por trás desse blockchain. Ele pensou em apresentar ao ecossistema uma versão melhorada do ETH que consegue trazer segurança, escalabilidade e inovação.

Um dos pontos que mais chama a atenção desse blockchain poderoso é o fato de ele ter a famosa interoperabilidade. Ou seja, os blockchains de diferentes ativos podem conversar. Como resultado, vemos mais trocas de dados e aplicativos mais completos e poderosos.

Pontos de destaque da Polkadot

Interoperabilidade além de tokens: a Polkadot permite transferências cross-blockchain de qualquer tipo de dados ou ativos, não apenas tokens.

Escalabilidade: a Polkadot oferece escalabilidade econômica permitindo um conjunto comum de validadores para proteger vários blockchains. A altcoin consegue fornecer escalabilidade transacional ao espalhar as transações por vários blocos de blocos paralelos.

Criação de blockchain: através do Substrate framework (estrutura para a criação de criptoativos e sistemas descentralizados) todos podem criar um blockchain personalizado em minutos.

Não há forks no sistema da Polkadot: caso apareça algum bug no sistema da Polkadot, ele poderá ser corrigido sem a necessidade um fork. Além disso, a integração de novos recursos também não precisa passar por essa modalidade, pois o sistema da Polkadot é adaptável à mudanças.

DOT, o token da Polkadot

O DOT surgiu com o intuito de servir a rede, assim como o ether serve o ecossistema do Ethereum. Todavia, possui alguns diferenciais que merecem destaque. Os detentores do token DOT, por exemplo, podem votar na estrutura da Polkadot. Podem decidir sobre as taxas, implantação ou remoção de parachains e demais atualizações da rede. Também há staking através do DOT. Isso incentiva que os detentores do token não o despejem no mercado e ainda auxilia no consenso da rede.

Conclusão

Apesar de a Polkadot ser um projeto novo, ela já apresenta diversos casos de uso que merecem sua atenção. Conforme observado, esse blockchain possui um grande potencial de crescimento no DeFi por conta de suas características e a BitcoinToYou quer te dar a oportunidade de negociar esse ativo em nossa plataforma. Veja neste link quais são os próximos criptoativos da nossa votação e escolha o seu.

Photo of author

Autor: andre.horta

1 comentário em “Conheca o blockchain poderoso da polkadot”

Deixe um comentário

Não perca tempo! Comece a investir

REDES SOCIAIS

[email protected]

Atendimento: 08:00-18:00 (seg-sex)