Entenda o que é swing trade e como tirar proveito da operação!

Saber o que é swing trade é fundamental se você prefere apostar em operações sofisticadas, lucrativas e de curto e médio prazo de investimentos, afinal apenas dotado desse conhecimento será possível traçar a estratégia correta e delinear seu caminho de ganhos por meio dessa modalidade de aplicação.

Para quem já atua na Bolsa de Valores esse termo pode já ser conhecido. Caso não tenha familiaridade ainda, não tem problema, ele é replicado no mercado de criptoativos e nesse post, nós da BitcoinToYou, iremos contar tudo o que você precisa saber sobre essa estratégia.

O que é Swing Trade?

O swing trade, nada mais é, do que um tipo de operação de investimento de curto prazo para captura de ganhos sobre ações ou qualquer outro produto financeiro – como as criptomoedas –, mas que dura mais do que o day trade, ou seja, mais que um dia.

Existem diversas modalidades de investimento numa gama ainda maior de produtos financeiros, e uma classificação essencial para diferenciar perfis de investimento se dá pelo tempo de início e vigência de uma operação. É por isso que você precisa entender o swing trade, já que essa é uma das suas diferenças centrais.

Quando falamos desse tipo de investimento, estamos destacando a característica base de que a aplicação se dá em dia diverso do resgate, ou seja, é indicado para negociações de curto e médio prazo que durem, em média, de 2 dias a 3 semanas entre a compra e a venda de algum ativo.

E fique atento! No swing trade estamos a todo momento observando o spread como forma de gerenciamento de riscos no mercado cripto pela observância de oscilações de ativos, criptoativos, ações e derivativos.

De todo modo, essa estratégia de operação está pautada, principalmente, a identificação e o investimento em tendências lucrativas de mercado de curto e médio prazo.

Perfil de investidores e investimentos pautados no swing trade

Ao trazermos à baila esse tempo médio de vigência da negociação e o dinamismo das operações nesse meio tempo entre longo prazo e curto prazo, estamos falando de investimento e investidores arrojados.

Busca lucro a curto prazo, mas sabe como se aprofundar no mercado – por meio de análises técnicas e fundamentalista – para isso? Aposte no swing trade!

E ah, mesmo com a conveniência da análise aprofundada do mercado de investimentos, no universo das criptomoedas os traders iniciantes tem apostado nessa estratégias pela facilidade de entrada e saída de trading e a possibilidade real de lucro.

Como funciona o swing trade?

Antes de tudo, é preciso que você entenda que existem 2 perfis de investimentos: os de longo e curto prazo. No meio do caminho entre os dois, está o swing trade.

Para identificar oportunidades de negociação lucrativas, o investidor terá de analisar o mercado financeiro por, também, duas frentes: por meio de análise técnica e análise fundamentalista.

Análise técnica e análise fundamentalista: o que são?

A análise técnica se pauta na estratégia de previsão de tendências de mercado pela oferta e procura de produtos financeiros. Você pode conhecê-la também por análise gráfica já que trata dessa variação no preço de ativos.

Por sua vez, a análise fundamentalista pode ser vista por duas frentes – a quantitativa e a qualitativa – e esta objetiva munir o investidor de ferramentas que possam o ajudar nesse movimento mercadológico financeiro.

Assim, para atuar como um swing trade é preciso ter conhecimento técnico sobre ativos como também experiência para ser capaz de entender os ciclos de comportamentos deles, principalmente por se tratarem de operações arrojadas e de alto potencial de risco.

Diferença entre swing trade, day trade e position trade

Os operadores do mercado financeiro – traders – utilizam bastante ambas as estratégias de ganhos no “sobe e desce” da cotação de ativos, e a principal diferença entre o swing trade e o day trade se dá, realmente, acerca do período de negociação.

Enquanto no day trade a compra e a venda de ativo ocorrem no mesmo dia, no swing trade ela pode durar de 2 dias até semanas – mas raramente ultrapassam vários meses.

Acerca do position trade, novamente o que diferencia é o prazo de compra e venda dos ativos, haja vista que no “buy and hold” objetiva-se lucrar com investimentos a longo prazo.

Existe prazo mínimo e máximo para operações de swing trade?

Veja bem, a essa altura do texto já sabemos que o swing trade é o meio do caminho entre o day trade e o position trade. Deste modo, o mínimo de um swing trade seria de 2 dias – já que 1 dia se classificaria como estratégia de day trade.

Quanto ao prazo máximo, normalmente as swing trades não duram mais de 90 dias, pois após já podem ser consideradas como position trade.

Vantagens e desvantagens do swing trading

No swing trade se destacam as operações que saem bem avaliadas pelo binômio risco versus recompensa, então é possível destacar como benefícios dessa forma de negociação:

  • a duração curta ou média de uma negociação já analisada como lucrativa;
  • a prevalência de uma rotina menos intensa de análise do que no day trade;
  • aprender cada vez mais sobre o mercado de criptoativos e trading;
  • menor custo, em comparação ao day trade;
  • super atrativo para quem não possui esses investimentos como sua única fonte de renda.

Porém, é preciso também destacar os riscos e/ou dificuldades de operar em swing trade, como:

  • mesmo na análise mais aprofundada, é preciso determina um stop loss, ou seja, um prejuízo estimado, e ele pode ocorrer por conta das oscilações;
  • é preciso entender de perfil de investidores e saber qual o seu;
  • é essencial que se construa uma reserva de emergência.

Deste modo, nossa dica é saber diversificar sua carteira de investimentos para suavizar qualquer risco que possa advir da aplicação do swing trade. Outra dica é confiar em especialista como nós para aplicar essas expertises para você!

Photo of author

Autor: andre.horta

Deixe um comentário

Não perca tempo! Comece a investir

REDES SOCIAIS

[email protected]

Atendimento: 08:00-18:00 (seg-sex)