Meios de pagamento: quais são as tendências do mercado?

Conhecer os meios de pagamento correntes pode não ser uma tarefa fácil, especialmente pela volatilidade do mercado financeiro. Entretanto, quem se preocupa em conhecer e entender todas as suas possibilidades, conseguirá encontrar mais portas abertas ao longo do caminho do que qualquer outra pessoa.

Isso porque, tanto o mercado financeiro, quanto o mercado de investimentos são complexos e devem ter toda atenção devida voltadas a eles. Foi pensando nisso que elaboramos um conteúdo completo com as principais informações que englobam o assunto.

Continue lendo e entenda o que são, como funcionam e quais são os melhores meios de pagamento do mercado. Além disso, discorremos um pouco sobre as tendências de mercado para te deixar por dentro de tudo. Aproveite e confira também nossa publicação sobre Spread: o que é e como funciona no mercado financeiro!

Você sabe o que são e como funciona os meios de pagamento?

Um meio de pagamento, como o próprio nome sugere, refere-se ao método como um pagamento é realizado. Dentre os principais, podemos mencionar o cartão de crédito e o boleto — mas estes estão sendo ressignificados cada dia mais. O boleto, por exemplo, era mais comum há alguns anos do que é hoje. Mas isso não significa que ele perdeu seu lugar, significa apenas que novos meios foram inseridos no mercado.

O PIX é um dos principais exemplos de meios de pagamento da atualidade. O que antes era comum esperar dias para uma transferência, com o PIX, por exemplo, isso não é mais necessário.

Na rotina, todos nós fazemos escolhas diariamente: pagar no dinheiro ou no cartão? No crédito ou no débito? Aceitam PIX? Cada uma dessas ferramentas possui suas próprias características e o usuário pode escolher de acordo com suas necessidades.

Para quem trabalha com qualquer tipo de pagamento, conhecer essas e outras ferramentas é uma etapa indispensável. É necessário, ainda, estar por dentro das principais tendências de mercado e acompanhar as principais vantagens e desvantagens sobre suas opções. Além disso, conhecer quais os principais e mais notáveis meios de pagamento, é importante para saber como as ferramentas que seu consumidor está usando.

Pense bem: entender esses pontos é imprescindível para garantir sua venda.

Conheça os meios de pagamento disponíveis

Cada dia mais, novos meios de pagamento são inseridos no mercado, dado que a volatilidade deste é considerável. Alguns são mais utilizados do que outros, mas isso não desconsidera a importância destes. Confira todas as possibilidades de meios de pagamento disponíveis no mercado hoje.

  • moedas e cédulas físicas;
  • TED – Transferência Eletrônica Disponível;
  • PIX;
  • cartão de débito e crédito;
  • boleto bancário;
  • TEF – Transferência eletrônica de fundos;
  • gateway de pagamento;
  • carteira móvel;
  • criptomoedas;
  • intermediadores de pagamento;
  • pagamento por aproximação – NFC;
  • cashless;
  • mobile payment;
  • mPOS;
  • QR Code.

Quer saber um pouco mais sobre criptomoeda? Falamos sobre ela nesta publicação: “O que é e como funciona o mercado de criptomoedas”.

Os principais meios de pagamento no Brasil atualmente ainda é o dinheiro físico – utilizado por 71% da população, seguido pela ferramenta de pagamento e transferência PIX com 70%. Esses dados foram baseados em uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Em seguida, os cartões de débito e crédito também são amplamente utilizados, somando 66% e 57% da população brasileira, respectivamente.

Qual o melhor meio de pagamento?

É difícil dizer ao certo qual o melhor meio de pagamento, isso depende de uma série de aspectos. Dessa forma, a maneira mais sensata de conduzir essa etapa, é entendendo quais pontos devem ser levados em consideração na hora de escolher o meio de pagamento.

Antes de mais nada, é importante se atentar ao método de pagamento – se é físico ou online. Diante disso, você consegue elencar todas suas possibilidades de pagamento e entender como cada uma funciona para suas necessidades. Para pagamentos online, os cartões de crédito saem na frente de outras ferramentas, enquanto para pagamentos físicos, as cédulas ainda são as mais utilizadas.

Além disso, o segredo é entender qual o melhor modelo de cobrança que seu negócio está inserido e compreender as taxas de cobrança de cada uma das ferramentas. Os meios de pagamento que mais vêm crescendo no mundo financeiro é justamente aqueles que oferecem mais benefícios tanto para o comerciante quanto para o consumidor, é o caso da ferramenta de transferência online PIX e criptomoedas como Bitcoin e Litecoin.

Inclusive, falamos sobre Litecoin neste post: Entenda o que é e como funciona o Litecoin, na prática”.

As tendências do mercado financeiro para os meios de pagamento

As tendências do mercado financeiro e de investimentos acompanham o progresso e mudanças nas características de cada um dos meios de pagamento. Como adiantamos, as ferramentas que mais ganharam destaque nos últimos tempos são aquelas que entregaram mais vantagens para ambos os lados. O PIX é uma forma de transferência gratuita, instantânea e esses são os adjetivos que o faz crescer cada dia mais.

As criptomoedas também possuem notoriedade acompanhada pela inovação no setor. Mais do que entregar vantagens aos usuários e comerciantes, as criptomoedas são os mais novos meios de pagamento, transferência e investimento do mercado financeiro.

As criptomoedas estão revolucionando a economia brasileira e do mundo inteiro. Elas facilitam e dão liberdade aos usuários em comparação aos valores distribuídos. Novas lojas incluem essa forma de pagamento e isso proporciona ótimos resultados e aumento de receita. Se te interessar, falamos mais sobre o assunto nesta publicação: “Conheça os estabelecimentos que aceitam pagamento em Bitcoin”.

Ainda há quem torça o nariz e sinta estranheza diante da ideia de ter criptomoedas, como o Bitcoin, utilizadas como meio de pagamentos. Se esse for o seu caso, te fazemos uma provocação: dos pagamentos que você faz hoje em dia, com que frequência usa o dinheiro em cédula e qual é a frequência que usa pagamentos digitais? Se parar para pensar, vai perceber que o dinheiro já é digital há muito tempo!

Conhecer as possibilidades e ferramentas disponíveis para pagamento é uma oportunidade de crescimento tanto para os comerciantes quanto para os consumidores. O PIX e as criptomoedas são os meios de pagamento com maiores destaques nos últimos anos. Portanto, vale a pena ficar de olho neles e se adaptar, não concorda?

Se a resposta for sim, aproveite e confira outros posts em nosso blog. Aqui, você pode ter acesso a diferentes conteúdos sobre tudo o que envolve o mercado do Bitcoin, criptomoedas e a nova economia!

Photo of author

Autor: andre.horta

Deixe um comentário

Não perca tempo! Comece a investir

REDES SOCIAIS

[email protected]

Atendimento: 08:00-18:00 (seg-sex)