Suporte e resistência – Manual para investidores

Suporte e resistência são dois conceitos importantes do mercado de investimento. Entretanto, para quem está entrando agora nesse universo, entender esses aspectos pode não ser uma tarefa fácil. Tanto no mercado financeiro, quanto no de investimentos, há muitos detalhes que precisam ser conhecidos e entendidos.

Os profissionais ou usuários que investem tempo entendendo tais definições conseguem compreender e aproveitar o melhor esse mundo. Dessa forma, a BitcoinToYou decidiu dedicar uma publicação inteira ao assunto. Continue lendo e entenda o conceito de suporte e resistência.

Além disso, neste artigo, você entenderá como e por que acontece o suporte e resistência, a importância deles e um guia de utilização de maneira estratégica. Aproveite e confira também nossa publicação de mais um conceito: “Saiba o que é arbitragem de criptomoeda e como ganhar dinheiro com isso!

Afinal, o que são suporte e resistência?

Suporte e resistência são níveis de cotações nos quais os movimentos, tanto de vendas, quanto de compras, não são vigorosos o suficiente para seguir com o movimento. Dessa forma, pode ser interrompido ou revertido as tendências de alta, ou queda. Na prática, essas movimentações funcionam da seguinte forma:

Assim que as cotações, que estão em queda, alcançam o limite inferior (o tal “suporte”), acontece o movimento contrário de alta. O mesmo acontece com as cotações em alta que se aproximam do limite superior (a “resistência”), revertendo a situação e obter queda, devido à perda da força das cotações.

Portanto, podemos definir o suporte como sendo um nível exibido no gráfico em que a pressão de compra supera a de venda.

Dessa forma, o termo “suporte” segue seu significado ao pé da letra – como base para que os números não continuem sempre caindo. Assim sendo, os fundos são considerados suportes, apresentando preço abaixo do preço de mercado.

As resistências, por sua vez, estão na região do gráfico em que são encontradas dificuldades para subir. É nesta região que a pressão de venda supera a de compra. Dessa medida, os topos são considerados resistências, já que apresentam preço acima do preço de mercado.

O que pode ser considerado suporte e resistência?

Como ferramentas de análises, podemos considerar:

  • linhas de tendência;
  • linhas horizontais;
  • médias móveis.

Em todas essas ferramentas, é possível observar onde se encontra o suporte e resistência das cotações. Nas linhas de tendência, podemos considerar topos e fundos de um gráfico – ascendentes ou descendentes – e formar linhas de suporte e resistência. Já nas linhas horizontais, conseguimos observá-las por meio do histórico do gráfico onde ocorreram as reversões.

As médias móveis são pontos importantes de um gráfico em que ocorrem preços com resistência ou suporte, especialmente quando lidamos com médias mais alongadas.

Por que acontece o suporte e a resistência?

Tanto o nível de suporte quanto o de resistência conduzem um papel importante dentro do cenário de oferta e procura do mercado de investimentos. O suporte e resistência das cotações acontecem para medir o valor de cada uma das ações. Na prática, os gráficos são voláteis e mudam conforme o desenvolvimento do mercado sobre uma cotação.

A importância do suporte e resistência para o mundo do investimento

Para o mundo dos investimentos, o suporte e resistência são importantes para orientar as ações dos investidores. Ao se deparar com níveis de suporte, o investidor encontra uma boa oportunidade para comprar uma ação, enquanto, nos níveis de resistência, a melhor estratégia é vendê-la.

Nesta medida, podemos observar na prática e com nitidez, a lei da oferta e procura. Lembrando, novamente, que a volatilidade dos gráficos são comuns e podem acontecer a qualquer momento. Assim que quebradas essas linhas de tendência, novos níveis serão estabelecidos sobre um gráfico.

Dessa forma, também conseguimos entender melhor a importância de conseguir observar e compreender os suportes e resistências de cotações, conseguindo, assim, encontrar possibilidades de lucros. As vezes pode acontecer de um ativo estar em um bom momento e cair de forma – quase – inexplicável, aumentando a necessidade de acompanhar o desenvolvimento de seus ativos.

Como utilizar o suporte e resistência de forma estratégica

O suporte e resistência são técnicas utilizadas em uma análise técnica que, apesar de ter um conceito simplificado, na prática, não é tão simples. Com ela, é possível observar os níveis e históricos de uma ação, se houve interrupção ou reversão ao longo do processo. A partir disso, é possível se orientar e receber “dicas” sobre o comportamento d ativo indicado.

Tanto os níveis de suporte quanto de resistência podem ser identificáveis por meio de pontos de reversão, níveis psicológicos – números inteiros ou arredondados em que são atribuídos significados pelos traders. O que muitas pessoas fazem é identificar quando os níveis começam a subir ou descer, mas essa não é a melhor estratégia. Conheça um jeito mais estratégico:

  1. comece identificando os maiores e menores níveis do gráfico (para isso, caso esteja vendo um gráfico em zoom, opte por analisar a visão inteira);
  2. observe como uma ação está se desenvolvendo ao longo do tempo;
  3. entenda quais momentos teve suporte ou resistência durante o gráfico;
  4. perceba a amplitude de cada um delas (quanto tempo um ativo demorou para voltar a seu estado “comum”);
  5. trabalhe também com gráficos semanais.

Em suma, podemos dizer que a maneira mais estratégica para trabalhar com suportes e resistências, é operando em timeframe maiores, no momento que você analisar que o gráfico está mais presente em níveis de suporte, tente optar pelo momento mais em “alta” para a compra da ação.

Veja também nosso post sobre leilões de parachains e preço da Polkadot e se aprofunde nesse mercado conosco.

Agora que você sabe o que são e como funcionam o suporte e a resistência, é o momento de colocar em prática. Lembre-se de considerá-los na hora da sua compra ou venda de ações. Aproveite e visite também nossas outras publicações para conferir mais dicas e informações!

Vale lembrar que esse material é de caráter educativo e não uma recomendação de operações ou investimentos — sempre estude e analise considerando os riscos do mercado.

Photo of author

Autor: andre.horta

Deixe um comentário

Não perca tempo! Comece a investir

REDES SOCIAIS

[email protected]

Atendimento: 08:00-18:00 (seg-sex)