Criptomoedas – União Europeia Cogita Lançar a Sua!

Que as criptomoedas vêm crescendo a passos largos, isso não é mais segredo para ninguém. E após o Facebook anunciar que em 2020 irá lançar a sua própria moeda digital, alguns governos ficaram com a pulga atrás da orelha, principalmente a União Europeia.

Tanto a Alemanha quanto a França anunciaram publicamente o receio em relação à Libra – moeda do facebook que está prevista para ser lançada no próximo ano. O governo desses países disseram que a moeda da empresa representa risco para a soberania.

Sendo assim, a UE passou a estudar alternativas nesse sentido. E, acreditem se quiser, estão cogitando a possibilidade de criarem uma criptomoeda para o bloco. Assim como a Tunísia, o bloco europeu estuda criar a sua própria stablecoin.

Os Governos seguem atentos às criptomoedas

A União Europeia, após o anúncio do Facebook, emitiu um relatório pedindo para que os países integrantes do bloco passem a desenvolver uma abordagem comum para as criptomoedas. 

Isso acontece, porque até o presente momento, apenas alguns países do bloco estão trabalhando no sentido de regulamentar as moedas digitais. Dessa forma, o documento escalaria uma campanha regulatória da União Europeia contra as criptomoedas.

De acordo com o projeto preparado pela presidência da Finlândia: “O BCE (Banco Central Europeu) e outros bancos centrais da UE poderiam explorar de maneira útil as oportunidades e os desafios da emissão de moedas digitais do banco central, inclusive considerando medidas concretas para esse efeito”.

Como é possível notar, há uma sugestão sobre a própria UE criar e regulamentar sua própria criptomoeda. O texto pode ser discutido pelos ministros de finanças dos países que compõem o bloco ainda este mês.

Benoit Coeure, membro do conselho do Banco Central Europeu, disse recentemente que o banco deveria pensar em uma moeda digital única.

Quer saber mais como funciona o Litecoin? Então você precisa ler este artigo também!

As moedas digitais seguem em alta pelo mundo

Como é possível notar, as moedas digitais seguem dando o que falar. Mas, a verdade é que elas serão sem dúvida alguma o futuro dos meios de pagamentos. O conceito de stablecoin – moeda digital com lastro em ativos reais – está crescendo, e deverá ser a substituta do papel moeda muito em breve.

Assim sendo, governos do mundo todo seguem atentos à essa tendência. 2020 é um ano que promete ser o início de uma nova Era, com empresas como o Facebook anunciando a sua entrada no mundo das moedas digitais.

E você, está preparado para essa mudança? Já conhece as principais moedas digitais? Esse é o futuro, e quem não se atentar a ele certamente ficará para trás em bem pouco tempo.

Photo of author

Autor: andre.horta

Deixe um comentário

Não perca tempo! Comece a investir

REDES SOCIAIS

[email protected]

Atendimento: 08:00-18:00 (seg-sex)