Relatório Glassnode: o que esperar para a semana Do bitcoin (09/08/2021)

Na última semana, observamos que o bitcoin conseguiu quebrar a barreira de US$40.000. Como resultado, o mercado do criptoativo voltou a ser negociado acima da média móvel (MM) de 200 dias no final de semana. Como um indicador técnico bem observado para tendência de alta / baixa, a resposta do mercado a uma rejeição ou violação da MM de 200 dias provavelmente será uma fonte de atenção nas próximas semanas. Para saber como está o sentimento do mercado atualmente, vamos analisar o que os detentores de bitcoin têm feito e o estoque de BTC em circulação, de acordo com os dados da Glassnode.

Gastos na rede

Para essa análise temos a métrica Spent Output Profit Ratio (SOPR), indicador de alcance relativamente curto que apresenta uma visão sobre os lucros e perdas realizados pelas moedas gastas on-chain. O valor a ser observado aqui é o de perdas líquidas realizadas.

Quando há muitas perdas que fazem com que esse valor fique abaixo de 1,0, há uma sinalização de que os lucros foram realizados e o mercado foi capaz de absorver essa oferta. Por outro lado, quando esse valor permanece em 1,0, ele mostra que que moedas lucrativas pararam de ser gastas e a convicção retorna ao mercado e a queda é comprada.

Atualmente, o SOPR está acima de 1,0. Ou seja, estamos em um cenário de alta em que o mercado está absorvendo adequadamente os lucros realizados nas moedas gastas. Se vermos essa métrica mudar nos próximos dias e o SOPR ficar abaixo de 1,0, saberemos que essa alta do mercado foi apenas uma falsa recuperação.

Holders continuam com força

Os holders de bitcoin ainda estão confiantes no mercado. As criptomoedas que estão nas carteiras desde 2018, em sua maioria, estão intactas. Já os BTCs que foram adquiridos nos últimos três e seis meses estão mais fortes na linha de gastos, pois foram comprados em momentos de altas. Esses portadores podem estar saindo ou diminuindo o risco mais perto de sua base de custo. Sem dúvida, uma métrica bastante otimista em que a venda de saída urgente por mãos experientes não parece estar ocorrendo.

Não podemos esquecer da a ASOL, métrica de tempo de vida que reflete a idade média das saídas gastas em uma base por transação (sem influência do volume de moedas gastas). ASOL negociou em alta ao longo do primeiro e segundo trimestre com a distribuição de moedas antigas, eventualmente colocando o topo. O choque de baixa em maio fez com que esta métrica desabasse, indicando que os proprietários de UTXOs mais antigos não estavam dispostos a vender a esses preços.

Apesar de não ter voltado às mínimas de 2020 (~ 20 dias), a ASOL parece estar negociando de lado novamente. Uma forte tendência de alta na ASOL a partir daqui seria de tendência baixa, pois indica que as moedas antigas estão sendo gastas. Por outro lado, a negociação ASOL de lado para baixo, como está atualmente, sugere que a convicção, a acumulação e o HODLing prevalecem.

Oferta de bitcoin disponível para negociação está diminuindo

Houve uma recuperação extraordinária de moedas possuídas por Detentores de Longo Prazo (LTH), com a oferta total mantida se aproximando de 12,48 milhões de BTCa. Isso é extremamente semelhante ao volume de moedas mantidas por LTHs em outubro de 2020, antes do início do impulso de alta.

De fato, uma grande indicação do volume de moedas que foram acumuladas no primeiro trimestre de 2021 e que permanecem bem guardadas. Além disso, mostra um quadro bastante otimista para a convicção agregada do mercado. O STH Supply Ratio está atualmente em 25%, sugerindo que uma maturação adicional de apenas 5% da oferta ajustada colocaria o mercado firmemente de volta em condições históricas de aperto de oferta.

Conclusão

Conforme observado, há muitos pontos positivos para fazer dessa semana uma das melhores para o bitcoin. Otimismo está em alta, holders não largam suas criptomoedas e a oferta de BTC está cada vez menor. Sua liquidez depende dos bitcoins que irão entrar nos próximos três meses. Não fique de fora desse mercado. Conheça o App da BitcoinToYou e saiba como comprar suas primeiras frações de bitcoin.

Photo of author

Autor: andre.horta

Deixe um comentário

Não perca tempo! Comece a investir

REDES SOCIAIS

[email protected]

Atendimento: 08:00-18:00 (seg-sex)