Relatório Glassnode: o que esperar para a semana Do bitcoin (01/11/2021)

Conforme observado, a última semana não foi das mais empolgantes para o bitcoin. A criptomoeda conta com uma baixa semanal de US$58.208 e uma alta de US$63.698. Todavia, isso não tirou o brilho do BTC em outubro. O ativo primário deixa o mês com uma alta mensal de 26.06%. Sendo assim, vamos analisar o que podemos esperar para essa semana, de acordo com o relatório da GlassNode.

Sentimento otimista continua em alta

Os níveis atuais de tomada de lucro gasto on-chain são moderados, considerando que o recorde histórico foi quebrado há dez dias. Além disso, eles se assemelham à atividade de um mercado em alta. Ou seja, os atuais detentores, em geral, não estão dispostos a mover suas moedas para as corretoras e estão esperando por preços mais altos.

Traders de mercados futuros estão cautelosos

Com o lançamento do ETF ProShares Bitcoin Strategy na mesma semana da ATH do BTC, a atividade no mercado de futuros tem sido intensa e agitada. Embora o ETF exista no mercado tradicional de contratos vencidos, a atividade também tem sido volátil em swaps perpétuos, em que a taxa de financiamento rege as taxas de prêmio.

Uma taxa de financiamento positiva significa que as posições compradas (apostando no aumento do preço) têm um desequilíbrio de alavancagem ao seu lado, e esses traders pagam um prêmio pelo privilégio de manter suas posições abertas.

Os dados da Glassnode mostram que estamos passando por momentos de fraqueza dos preços após aumentos no financiamento e a subsequente desalavancagem que ocorre quando as posições perdedoras são fechadas. No momento, as taxas de financiamento estão caindo com o preço, sugerindo que os traders alavancados estão adotando uma abordagem mais cautelosa, o que é uma posição mais saudável para o mercado em geral.

Valor em dólar transferido na rede favorece mercado em alta

O RVT Ratio, inicialmente apresentado pelo próprio Checkmate da Glassnode, veio com o intuito de comparar o valor em dólar transferido na rede com sua avaliação relativa. Como uma proporção entre on-chain e on-chain, o RVT oferece um oscilador consistente e confiável para ciclos de touro / urso.

Segundo o relatório da empresa de análise, o RVT está sendo negociado em baixas relativamente históricas. Ou seja, a taxa de transferência do volume de transações da rede é bastante alta em relação ao valor ‘armazenado’ no Bitcoin e isso é um sinal macro de alta.

Conclusão

Embora a última semana tenha sido morna para o preço do BTC, podemos esperar que nessa ele tenha uma performance melhor. Isso porque as atividades on-chain indicam força do lado dos touros com uma rede otimista. Sendo assim, podemos esperar o bitcoin voltar a buscar novos caminhos de alta.

Esse conteúdo não é uma dica de investimento. Seu foco é a educação. Não esqueça de sempre estudar e avaliar os riscos antes de entrar em qualquer projeto.

Photo of author

Autor: andre.horta

Deixe um comentário

Não perca tempo! Comece a investir

REDES SOCIAIS

[email protected]

Atendimento: 08:00-18:00 (seg-sex)