Dogecoin vs Shiba Inu: quem irá liderar os memes coin?

Conforme observado na última quarta-feira (27), as criptomoedas memes Dogecoin e Shiba Inu chamaram a atenção do mercado blockchain. As duas altcoins mantinham uma grande luta para ver qual iria ser a estrela da décima colocação. Enquanto o DOGE passava por severas correções, os investidores da SHIB investiam pesado para levar o ativo digital para o top 10. De fato, eles conseguiram e o token se manteve por algumas horas acima da meme coin original. Como esse evento marcou o mundo de investimentos em criptoativos, hoje vamos falar sobre essas duas altcoins e analisar se a Shiba Inu poderá tirar o reinado do Dogecoin como o rei dos memes.

O que é Dogecoin

Dogecoin é uma criptomoeda baseada no popular meme “doge” da Internet. Ele foi criado por Billy Markus e Jackson Palmer em 2013, através de um fork do Litecoin. A altcoin facilita o acesso à tecnologia das moedas digitais e oferece um valor acessível a todos.

Além disso, possui baixas taxas e uma rede rápida, se comparada com bitcoin e Ethereum, por exemplo. Dogecoin consegue ser mais eficiente que os principais ativos, pois leva apenas um minuto para que cada bloco seja adicionado em seu blockchain.

Mesmo levando o título de rei dos memes, o DOGE apresenta as qualidades que o mercado aprecia. Ele é descentralizado e utiliza criptografia para se manter seguro. O modelo de consenso do ativo digital é o proof of work. Sendo assim, trabalha com sistema de mineração que recompensa os mineradores com DOGE por oferecerem poder computacional para validação de transações.

Outro ponto que marca o DOGE é o seu fornecimento de moedas. Ao contrário do bitcoin que tem um supply máximo de 21 milhões de unidades, a altcoin possui um supply infinito. Ou seja, sempre terá mais Dogecoin em circulação.

Apesar de ter uma jornada de anos no mercado blockchain, o DOGE demorou a ser visto como um ativo para se investir de verdade. Ele vem de uma jornada longa de utilização para arbitragens entre corretoras e micro pagamentos, por conta de sua rede rápida e barata.

Todavia, tudo mudou em 2021, quando Elon Musk, CEO da Tesla, começou a inundar o twitter com posts sobre o ativo digital. Musk conseguiu fazer com que a altcoin passasse por fortes aumentos até o DOGE alcançar sua alta histórica em maio deste ano.

Não podemos deixar de mencionar que toda essa popularidade do DOGE fez com que ele começasse a ser aceito por grandes empresas. O Dallas Mavericks, por exemplo, aceita Dogecoin como pagamento para seus ingressos de basquete e produtos de sua loja virtual. Até mesmo a AMC Entertainment Holdings, maior rede de cinemas do mundo, passou a aceitar o ativo digital como troca por cartão-presente digital.

O que é Shiba Inu

Shiba Inu foi lançada em 2020. Ao contrário do Dogecoin, não possui uma rede própria. A altcoin está no blockchain do Ethereum e se denomina a matadora do ativo meme original. Seu supply máximo original é de 1 quadrilhão, mas houve uma alteração quando Vitalik Buterin, criador do Ethereum, queimou quase metade das moedas SHIB que possuía.

Por estar presente no ecossistema de um blockchain programável, a Shiba Inu consegue fazer movimentos que o Dogecoin ainda está impossibilitado de fazer. Só para exemplificar, ela está presente no mercado DeFi através da sua exchange descentralizada ShibaSwap. Além disso, entrou no mercado de tokens não fungíveis com seus NFTs Shiboshis.

O token SHIB tem sua maior utilidade na ShibaSwap. Seus usuários podem utilizar a DEX para deixar o ativo em staking e ganhar recompensas para isso. LEASH e BONE são outros tokens que compõem o ecossistema da Shiba Inu e também podem ser utilizados e comprados na ShibaSwap.

Shiba Inu vs Dogecoin: principais diferenças

Modelo de consenso

Dogecoin e Shiba Inu funcionam através do proof of work (PoW). Contudo, como a SHIB está no blockchain da rede Ethereum e o ETH está em transição para o proof of stake (PoS), em breve veremos o token com esse modelo de consenso. É importante apontar que o PoS tem sido muito bem requisitado e aceito pelos investidores.

Utilidade

Dogecoin é muito utilizado para pagamentos e gorjetas. A altcoin possui uma das maiores liquidez observadas no meio blockchain e isso faz com que seja muito utilizada para trading e arbitragem.

Tirando a exceção dos dias de pico, a Shiba Inu não possui tanta liquidez como sua concorrente. Todavia se destaca nas principais áreas em desenvolvimento do meio blockchain, DeFi e NFT.

A família de meme coin nao para de crescer

Apesar de DOGE e SHIB serem os principais ativos dessa área, eles não são os únicos. Com a esperança de ganhar destaque nas áreas dos memes, diversos projetos surgiram. Hoje vamos te apresentar três deles:


Baby Doge Coin: o token no blockchain da Binance Smart Chain (BSC) foi criado por fãs da comunidade online DogeCoin. Seu grande destaque são suas transferências rápidas e baixas taxas de transação. Ele é hiper-deflacionário com reflexo estático que recompensa os detentores. Sendo assim, a cada transação, mais moedas são adicionadas na carteira dos detentores do ativo digital. Baby Doge também pretende ser destaque no mercado de NFTs.

SafeMoon Inu: token de meme e jogo dirigido pela comunidade. O sistema Anti-PaperHand distribui 2% de cada transação aos titulares. Isso incentiva todos os hodlers e recompensa as pessoas que permanecem a bordo. O projeto foi lançado em maio de 2021 pelos primeiros membros da comunidade do game. Sua comunidade está desenvolvendo uma plataforma de jogos chamada SMI Play.O próximo Play To Earn com NFTs no jogo oferecerá recompensas adicionais para os detentores de tokens.

Loser Coin: é um projeto iniciado por dois pobres coitados da China. O primeiro é pai de dois filhos de uma aldeia e o outro é um programador que vive uma vida miserável trabalhando 60 horas por semana. Dois fundadores ouviram falar do bitcoin pela primeira vez em 2017 e perderam muito dinheiro negociando criptomoedas. Eles começaram este projeto como uma jornada aberta e estavam totalmente preparados para perder tudo. Os dois fundadores adicionaram as economias de toda uma vida ao pool de liquidez. Por serem dois pobres e não terem liquidez, garantem que não conseguem derrubar o preço do token.

Conclusão

Dogecoin e Shiba Inu ainda possuem um longo caminho na disputa de reinado. Contudo, DOGE, por estar a mais tempo no mercado, consegue aparentar ser um ativo mais confiável. Mesmo que sua concorrente tenha apresentado grandes valorizações, ela não conseguiu a aceitação que o DOGE possui e pode ter que provar ainda muito seu valor para isso.

Não tome este conteúdo como dica de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e apresenta riscos, principalmente com ativos sem fundamentos. Investir em criptomoedas memes, embora possa trazer retornos impressionantes, também podem fazer com que haja perdas exorbitantes.

Photo of author

Autor: andre.horta

Deixe um comentário

Não perca tempo! Comece a investir

REDES SOCIAIS

[email protected]

Atendimento: 08:00-18:00 (seg-sex)