Cold Wallet ou Hot Wallet? Confira os Prós e Contras

Ao investir em criptoativos, é importante saber onde eles serão guardados. Inevitavelmente, é preciso escolher entre a hot wallet (carteira quente) ou a cold wallet (carteira fria).

Você sabe a diferença dessas duas modalidades de armazenamento de moedas digitais? Não se preocupe, a BitcoinToYou abordará isso e muito mais neste artigo. Vem conosco!

Noções básicas sobre carteiras digitais

Há um bom tempo já não se lida a todo momento com “dinheiro vivo”. A modernização chegou bem cedo às transações financeiras de maneira que hoje já existem contas bancárias, cartões de crédito e débito, as recentes transferências imediatas por PIX, etc, e tudo isso visando facilitar a rotina das pessoas.

Assim sendo, é viável afirmar que, de certa forma, já possuímos uma carteira virtual, afinal, a palavra “virtual” diz respeito àquilo que não existe no mundo real. Você guarda seu dinheiro cada vez mais de forma digital do que analógica, não é?

Porém, não apenas o seu saldo representa sua carteira digital, mas também todas as transações que, por meio dela, são realizadas de forma digital. Lembra da antiga caderneta física de poupança do seu avô? Então, hoje ela é integralmente digital, e não só o seu saldo (que, em verdade, sempre foi digital e esteve junto ao sistema da instituição bancária), é por isso que esse conceito de carteira digital abarca saldos e movimentações.

Ok, mas e no universo das moedas digitais? Funciona da mesma forma? Sim e não.

As carteiras digitais de criptomoedas são, de fato, softwares ou dispositivos de armazenamento e movimentação de ativos digitais, mas difere da carteira digital convencional ao ponto que não é regulada por uma instituição financeira. É uma conta bancária sem o banco: a autonomia de acesso, armazenamento e controle de seus ativos são feitas apenas por você por meio de uma chave privada.

Uma das maiores dúvidas sobre o controle e a proteção dos criptoativos da sua carteira digital tem ligações com o tipo de armazenamento escolhido tendo em vista que não dá para manter seu Bitcoin em moedas reais.

As carteiras digitais executam estas funções:

  1. derivação e distribuições das chaves públicas (que manda sua criptomoeda da corretora para sua walltet);
  2. criação de chaves privadas (para acesso ao “cofre”);
  3. monitoramento de transações para essas chaves públicas;
  4. criação e validação dessas transações;
  5. transmissão das transações na rede ponto a ponto.

Pode parecer muita informação, mas saber essas funções é crucial para você poder escolher entra a carteira quente e a carteira fria, inclusive entendendo os motivos pelos quais elas se diferem.

O que é Hot Wallet?

Uma carteira quente de criptoativos é aquela que está conectada a uma rede de internet, ou seja, além de virtual, ela ainda está online. É bem parecido com “conta corrente”, mas de criptoativos, e sem a instituição bancária.

Usualmente as carteiras quentes são vistas como as que fornecem o “serviço completo”, ou seja, por meio dessas aplicações (programas) é possível executar diversas tarefas.

Sabendo disso, você pensará ser bem mais simples ter uma carteira de serviço completo como a Hot Wallet, acessá-la de qualquer lugar através de um computador ou celular e ainda conseguir realizar negociações com seu conteúdo (as moedas digitais), não é?

Prós e contras da carteira quente

Você lembra que te contamos que as carteiras quentes estão vinculadas à rede de internet, né? Então, a bolsa que mantém os ativos também vai estar ligada a uma blockchain específica, e elas têm alguns pontos não tão vantajosos.

Nesse exemplo, o maior risco que seus ativos estarão correndo é o de furto. Mas, mesmo com a geração de chaves criptografadas que só você sabe? Sim, ainda assim. Essas chaves particulares também estarão armazenadas na web, então o ataque de crackers — cibercriminosos — pode acontecer.

A tecnologia blockchain preza pela autonomia e anonimato, então será quase impossível rastrear esse pirata virtual se ele invadir sua Hot Wallet e levar seus criptoativos.

Quando usar uma carteira quente?

A Hot Wallet ganha a briga quando falamos da disponibilidade e conveniência para lidar com pequenas quantidades de criptomoedas e também para ter acesso a múltiplas plataformas.

Para aqueles que pretendem fazer transações diárias de maneira rápida, você tem a necessidade de estar conectado à internet.

E a Cold Walltet ou carteira fria, o que é?

Se a Hot Wallet tem de estar conectada a uma rede de internet, a Cold Wallet é então é uma carteira digital offline. Voltando à analogia da poupança do vovô, a carteira quente pode ser tida como uma poupança móvel.

Móvel porque você irá armazenar seus criptoativos em um dispositivo físico criptografado — um token, sabe? Ainda assim, para fazer as negociações de suas criptomoedas é necessário ter conexão com a internet, ou seja, você conectará esse dispositivo físico que mais se parece com um pendrive a um computador e realizará sua movimentação.

São chamadas também de carteira de hardware, já que esse armazenamento de ativos digitais se dá em um token criptografado que realiza fluxos de transações online / offline com cópia / movimentação física de dados entre dispositivos.

Vantagens e desvantagens da carteira fria

Sem dúvida a maior vantagem da carteira fria é sua segurança. Essas wallets estão offline, então a única forma de furtar seus ativos é furtando também seu dispositivo físico. Ainda assim, a chave privada ainda será requisitada.

O problema da Cold Wallet pode ser tido como a substituição de um dispositivo antigo por um novo no sistema do seu computador, por exemplo. Mas via de regra, com o token adquirido você receberá um manual para “passar” esses dados.

Quando usar uma Cold Wallet?

Quando se usa um cofre de um banco? Nas ocasiões em que valores em valores físicos tem de ser mantidos “em repouso”. Sua ideia, ao usar uma carteira fria, não é de movimentar seus criptoativos, mas sim de mantê-los intocados, os acumulando.

Ademais, se você possui grandes quantidades de criptomoedas, é indicado o uso seguro de Cold Wallet.

Já contamos como essas duas carteiras digitais funcionam, bem como seus prós e contras, então cabe a você, investidor, escolher em qual criptoativo investir (ou quais, pois algumas wallets movimentam mais de um criptoativo) e qual categoria de carteira quer manter seus criptos. E para adquiri-los de maneira fácil e descomplicada, conte a com BitcoinToYou!

Photo of author

Autor: andre.horta

Deixe um comentário

Não perca tempo! Comece a investir

REDES SOCIAIS

[email protected]

Atendimento: 08:00-18:00 (seg-sex)