O que é arbitragem de criptomoedas? Saiba como ganhar dinheiro com ela

Antes de investir, você decide comparar os preços da criptomoedas em diferentes exchanges no Brasil e na gringa e percebe que cada lugar tem uma cotação. E aí, pane no sistema? Você tinha essa noção de que é possível encontrar a mesma criptomoeda com valores diferentes em cada exchange? Pois é! Isso é super usual, e por isso a arbitragem de criptomoedas é um nome que sempre está na mente dos market makers.

Se você já lida com investimentos convencionais na Bolsa de Valores, deve ter observado que este mercado de ações trabalha de forma centralizada, e acaba por esperar a mesma situação no universo cripto, mas não é bem assim. As corretoras de criptomoedas, chamadas de exchanges, têm como característica chave ser descentralizadas, e justamente porque cada uma tem suas regras e taxas, o valor de moedas digitais pode variar de uma exchange para a outra.

Mas afinal, isso é bom ou ruim? Para descobrir, leia nosso conteúdo!

O que é arbitragem de criptomoedas?

A arbitragem de criptomoedas é, basicamente, um trade de baixo risco de ativos digitais por preços diversos em diferentes plataformas. Traduzindo, a arbitragem de criptos é o ato de comprar e vender ativos digitais em diversas exchanges, com cotações distintas.

Essa é chamada arbitragem principalmente porque sua realização visa alcançar o lucro sem riscos, e de preferência sem utilizar nenhum recurso próprio. Neste caso então, o lucro advém da diferença de spreads do mesmo criptoativo em diferentes “corretoras”.

E acredite, essa é uma estratégia muito eficaz para ganhar dinheiro no universo das criptomoedas, já que no mercado de investimentos convencional esse método jamais funcionaria porque, afinal, a Bolsa de Valores é uma só em nosso país (caso a negociação seja feita entre bolsas estrangeiras a situação já muda, mas isso é assunto para os investidores tradicionais!).

Como funciona a arbitragem de cripto?

Bom, se não existe nenhum órgão que regule e centralize os valores de criptomoedas, não há, também, nenhum indício que o preço desses ativos digitais se estabilize.

As criptomoedas seguem a lei da oferta e da demanda nua e crua: se o preço sobe em alguma exchange, é claro que os investidores irão comparar os valores com outras e, consequentemente, vão comprar já prevendo essa subida. Ao fazer isso, esses compradores e vendedores acabam por emparelhar o mercado, mas esse gap de preço sempre vai existir.

Que tal um exemplo para que fique mais claro?

Suponhamos que um Bitcoin esteja mil reais em uma exchange (A) para compra, e em outra (B) esse mesmo ativo seja encontrado por novecentos reais. Ainda que o lucro não seja imenso, ele pode existir caso o comprador resolva comprar o Bitcoin da exchange B e vender na exchange A. A quantidade de BTC restará inalterada, mas o lucro será maior.

A liquidez do ativo é o que movimenta a arbitragem e determina o lucro no trading.

Quem pode realizar a arbitragem de criptomoeda?

No mercado do Bitcoin, por exemplo, qualquer pessoa que possua criptomoedas a partir de 50 reais poderá realizar a arbitragem. Erroneamente se pensa que apenas grandes clientes podem dar vasão a essa estratégia de trading, mas isso não é verdade.

Quais as maneiras de fazer a arbitragem de criptos?

Existem duas maneiras distintas de se realizar a arbitragem: a manual e a automática.

Pelo fato de a arbitragem lidar com trades de baixo risco, é preciso ficar atento às ocasiões onde podem surgir oportunidades de compra e venda de criptoativos. Por isso, o arbitrador normalmente opta pelo uso de sistemas automatizados para realizar essa estratégia. Essa automação da compra e venda é feita, então, por meio de robôs ou bots.

Mas, nada impede também que o comprador procure “na mão”, ele mesmo, os ativos digitais com preços mais baixos e depois procure outra exchange onde este ativo está sendo cotado por um preço mais alto, e então faça a venda.

Vale ressaltar que a arbitragem manual é inviável para vários investidores (pela falta de tempo e riscos operacionais), por isso a automatização é uma solução muito utilizada para lucrar com o gap de preços no mercado descentralizado de ativos digitais.

É sempre lucrativo apostar na arbitragem de criptomoedas?

A arbitragem é uma grande oportunidade de negócio com moedas digitais, e sem sombra de dúvidas é possível obter um lucro percentual até bem interessante nesse processo.

Sua dúvida é se vale sempre a pena apostar na arbitragem? Nós te respondemos: frequentemente essa estratégia valerá a pena para operações de grande volume, haja vista que o custo do tempo que terá que ser despendido sobre ela pode, por vezes, sair mais caro que o próprio risco de trading evitado.

Como escolher o melhor ativo digital?

Após tudo que explicamos sobre a arbitragem de criptoativos você acha que esse método é fácil como seu conceito, não é? Aí é que mora o problema! Para escolher tanto o ativo digital que você vai comprar e vender como em quais exchanges fará as negociações é preciso se atentar a detalhes.

Existem, no mínimo, 3 taxas a serem consideradas na arbitragem:

  1. taxas do saque da criptomoeda;
  2. taxas da negociação da criptomoeda;
  3. taxas de retorno das moedas digitais a sua carteira.

Olhar para esses detalhes da negociação faz diferença, pois caso seu spread – diferença entre o valor de compra e de venda do ativo digital – apresentar uma margem “magra”, será que vale a pena realizar o trade?

Caso você opte por sacar o ativo, por exemplo, tem se der considerada a taxa do TED para a conta bancário, e aí o lucro já cai nem que seja 8 reais, fora as demais taxas… entende o que queremos dizer?

Ademais, é preciso ficar atento também à liquidez dos ativos digitais no mercado. Como está a oferta e demanda das moedas digitais que você pretende negociar? Lembre-se: quanto mais a liquidez, provavelmente maior será o lucro na arbitragem.

Ademais, é possível fazer fortunas de diversas formas no mercado de criptoativos. Fique por dentro de todos eles lendo nosso conteúdo comparativo entre hold, arbitragem e trading!

Agora você já sabe: para realizar uma arbitragem de criptomoedas que seja, de fato lucrativa, é preciso que o investidor tenha contas e ativos em diversas exchanges diferentes para que seja mais fácil as operações de arbitragem, então faça hoje mesmo seu cadastro na BitcoinToYou e começa suas negociações!

Photo of author

Autor: andre.horta

Deixe um comentário

Não perca tempo! Comece a investir

REDES SOCIAIS

[email protected]

Atendimento: 08:00-18:00 (seg-sex)