Leilões de parachains podem impactar o preço da Polkadot?

Conforme observado nos últimos dias, a Polkadot (DOT) tem passado por uma forte volatilidade em seu preço. Os principais pontos que motivaram esse aumentos foram a chegada dos parachains e seus leilões. Há muito tempo que grandes investidores vêm esperando essa atualização. Sendo assim, você precisa entender o que ela é, o que muda no ativo digital e o que pode acontecer com a sua capitalização de mercado daqui para frente.

Mas antes, você precisa saber o que é a Polkadot

Polkadot é descrito por seus desenvolvedores como o próximo passo para a tecnologia blockchain. Gavin Wood, cofundador do Ethereum, é um dos nomes por trás desse blockchain. Ele pensou em apresentar ao ecossistema uma versão melhorada do ETH que consegue trazer segurança, escalabilidade e inovação.

Um dos pontos principais desse blockchain poderoso é o fato de ele ter a famosa interoperabilidade. Ou seja, os blockchains de diferentes ativos podem conversar. Como resultado, vemos mais trocas de dados e aplicativos mais completos.

Suas principais vantagens são:

Interoperabilidade além de tokens: a Polkadot permite transferências cross-blockchain de qualquer tipo de dados ou ativos, não apenas tokens.

Escalabilidade: a Polkadot oferece escalabilidade econômica permitindo um conjunto comum de validadores para proteger vários blockchains. A altcoin consegue fornecer escalabilidade transacional ao espalhar as transações por vários blocos de blocos paralelos.

Criação de blockchain: através do Substrate framework (estrutura para a criação de criptoativos e sistemas descentralizados) todos podem criar um blockchain personalizado em minutos.

Não há forks no sistema da Polkadot: caso apareça algum bug no sistema da Polkadot, ele poderá ser corrigido sem a necessidade um fork. Além disso, a integração de novos recursos também não precisa passar por essa modalidade, pois o sistema da Polkadot é adaptável à mudanças.

Agora vamos te ensinar o que é um parachain

De forma simples, parachains são a solução de Polkadot para escalabilidade. Eles recebem esse nome, pois são cadeias / ecossistemas únicos que correm paralelamente à cadeia de retransmissão com sua própria governança e token. Todavia, se conectam de volta à cadeia de retransmissão e compartilham sua segurança. Essas blockchains individuais da camada 1 que funcionam em paralelo na altcoin, conectadas à Relay Chain da Polkadot, cadeia de blocos considerada o coração da rede Polkadot.

Se você ainda não conhece o termo cadeia de retransmissão, não precisa se preocupar, já vamos te explicar. Ela nada mais é que a responsável pela segurança compartilhada da rede, consenso e acordos de transação. Como resultado de todos os parachains estarem conectados a essa cadeia, eles desfrutam de todos os seus benefícios.

Outro ponto de destaque do parachain é que ele não é incentivado pelo token da Polkadot, o DOT, mas por sua própria economia e estruturas de incentivo.

Os parachains construídos na Polkadot utilizam a estrutura modular Substrate que oferece suporte aos desenvolvedores. Eles criam aplicativos dentro de parachains para atender às suas necessidades específicas. Dessa forma, os parachains individuais podem ser utilizados em ambientes específicos, como DeFi e NFTs.

Através da Polkadot os desenvolvedores desfrutam de um modelo de segurança, sem se preocupar em atrair mineradores ou validadores suficientes para proteger suas próprias cadeias. Além disso, a altcoin possui recursos para pontes que permitem que os parachains se conectem e se comuniquem com redes externas como Ethereum e Bitcoin.

Entendendo isso, já estão preparados para saberem o que são os leilões de parachain

Um leilão de parachains é uma forma dessas redes independentes baseados em substrate se conectarem às cadeias de retransmissão da Polkadot através de um leilão aberto e sem permissão. Os leilões vieram com o objetivo de alocar slots (vagas) de parachain para projetos que desejam operar em qualquer rede. A grande meta é ter até 100 parachains funcionando ao mesmo tempo. Todavia, a abertura será feita entre 20 e 30 parachains operacionais no primeiro ano.

As vagas costumam ser escassas para garantir um valor maior e impedir que projetos scam tenham facilidades de entrada. Isso faz com que o número de slots sejam limitados e os parachains disputem entre si para ganhar um aluguel. Isso vale para o lançamento inicial e para a renovação no período de expiração do aluguel. A expectativa é que o período de aluguel da Polkadot seja de 96 semanas

Para obter uma vaga nesta competição, o projeto deve ganhar um leilão travando mais DOT do que outros projetos de licitação. Ou seja, precisa oferecer o maior suporte em staking de DOT para alugar o slot e se tornar um parachain da Polkadot. Se conseguir, seu slot será alugado. Os leilões estão programados para começar no dia 11 de novembro e terão uma periodicidade de sete dias. Além disso, um lote subsequente de seis leilões começaria em 23 de dezembro de 2021 e ocorreria a cada 14 dias. Contudo, é importante lembrar que o cronograma do leilão é determinado pelo conselho da Polkadot e está sujeito a alterações.

Por que esses leilões podem impactar o preço da Polkadot?

Todos que desejarem participar dessa revolução poderão utilizar seus tokens DOTs para votar em seus parachains preferidos. O grande incentivo para votação serão as recompensas que os projetos vencedores darão aos seus votantes. Mas o saldo em DOT ficará trancado até o período de locação. Como resultado, muitos investidores não poderão realizar vendas do ativo digital, fazendo com que ele se torne escasso nas corretoras.

Se o projeto que você votar for o vencedor, suas criptomoedas ficarão presas por dois anos sem que você possa utilizá-las. Para sair como destaque, o projeto precisa de muitas votações. Dessa forma, muitos DOTs ficarão presos, trazendo falta de liquidez para a altcoin. Ou seja, um tempo maior de pequenas quantidades de DOTs estarão em circulação.

Embora muitos olhem a escassez como falta de espaço para quedas ou correções, é importante lembrar que o mercado de criptomoedas é volátil. Por isso, você deve saber bem como investir e entrar com cautela. Mesmo que o mercado dê muita importância para os parachains agora, a segunda onda pode não vir tão forte assim. Além disso, podemos ver investidores e investidoras com foco em outros ativos que tenham um preço de entrada menor.

Mas queremos saber sua opinião. Você acha que os leilões de parachains podem fazer o preço da Polkadot subir?

Photo of author

Autor: andre.horta

Deixe um comentário

Não perca tempo! Comece a investir

REDES SOCIAIS

[email protected]

Atendimento: 08:00-18:00 (seg-sex)