MACD: O que é e como utilizar estrategicamente?

Talvez você já tenha ouvido falar sobre MACD e seja craque no assunto, mas temos que considerar também que muitas pessoas possuem uma série de dúvidas sobre isso. Desde sua sigla até sua função. E cá entre nós, não é simples de entender mesmo, mas é indispensável para saber a quantas anda a tendência de mercado.

Pensando nisso, e em facilitar o jogo para os dois lados da moeda (digital), a BitcoinToYou irá te contar tudo o que você precisa saber sobre esse indicador e como interpretá-lo.

O que é MACD?

O acrônimo MACD significa Moving Average Convervenge Divergence, que quando traduzido para o nosso bom e velho português é o mesmo que Média Móvel Convergente e Divergente. Dúvidas sanadas? Acabamos o artigo por aqui então, até mais queridos investidores!

Brincadeiras parte, apenas saber como a sigla se traduz não dá a menor dica do que estamos falando. Mas, e se te dissermos que o MACD é um indicador de tendência de mercado muito utilizado por investidores em criptomoedas que permite que eles vejam seus criptoativos comprados e vendidos e utilizam isso como estratégia de investimento e lucratividade?

Esse termo de origem inglesa apareceu pela primeira vez no livro “Systems and Forecast”, de Gerald Appel, e foi criado para calcular a diferença entre médias móveis exponenciais e uni-las em um único oscilador – o MACD.

Uma curiosidade do termo é que ele surgiu como uma nomenclatura feminina, mas no Brasil vem usualmente acompanhado no “o”, como “o indicador” mesmo.

O assunto só parece difícil, mas, na verdade, é até simples: o MACD é uma média matemática que auxilia na análise técnica de Médias Móveis Exponenciais (MMEs), ou seja, mostra a tendência de mercado entre duas médias do preço de um ativo. Mais abaixo vamos te ensinar a conta (apenas para que você possa visualizar de forma mais prática essa explicação).

Ao tempo que esse indicador pode revelar o comportamento mercadológico das ações (digitais ou não), ele ainda possibilita que o investidor lide melhor com investimentos de renda variável através de um cálculo técnico matemático, o que auxilia na tomada de decisões (de compra e venda de ativos).

Vamos resumir para você todo esse textão. O indicador MACD (se pronuncia MÉQUIDI mesmo) é super versátil, pois pode ser utilizado tanto para:

  • analisar movimentos de preço e tendência;
  • como para antecipar reversões no mercado.

Vamos falar sobre a utilidade do MACD

Esse indicador técnico e matemático é um dos principais e mais utilizados por traders no dia a dia, e sua principal função é medir as tendências de mercado: ele está acelerando ou desacelerando?

Um bom trader tem em seu setup essa peça indispensável que é o MACD, e sabe por quê? De forma clara, com a minimização de erros e quase como se fosse um insight do mercado diretamente para ele, a aceleração ou desaceleração da tendência de preços de ativos (ou de um ativo em questão) é demonstrada.

O MACD é uma ferramenta poderosa – a varinha mágica – dos traders para que esses possam interpretar sinais e tirar proveito do mercado de investimentos. Basicamente, se você, como trader, quer aumentar seu desempenho, é preciso saber usar adequadamente o indicador MACD.

Pense conosco: o ativo se posiciona em uma média zero, e isso faz com que seu preço possa oscilar tanto entre valores positivos (acima), como também para valores negativos (abaixo). Nesse caso, a linha MACD é a subtração da média exponencial curta (de curto prazo – período a ser definido) com a média exponencial longa (longo prazo – período a ser definido). Quanto maior a distância do zero nessa linha MACD, maior a divergência nessas médias móveis que a constituem.

Assim, diante dessa situação, é possível saber quando é a melhor hora de compra e quanto o ativo está abaixo da média vendida.

Como utilizar o MACD?

Você já conseguiu notar que não são cálculos e análises tão fáceis (mesmo que entendíveis, e é nesse sentido que destacamos o “simples”), então investir em uma ferramenta automatizada é o que os traders de sucesso têm feito. Hoje em dia, existem ferramentas tecnológicas que auxiliam e muito nessa análise e indicam os sinais de compra e venda.

Normalmente, nesses casos, é formado um histograma (um gráfico), no qual vem demostrada a linha de sinal (o aviso de compra e venda), a linha MACD (a oscilação) e a linha das médias exponenciais de curto e longo prazo. Usualmente, essas são as cores:

  • média móvel de curto prazo: linha azul;
  • média móvel de longo prazo: linha vermelha.

Quando esse cruzamento de médias exponenciais é favorável e quando não?

Quando a linha azul (MME curto prazo) cruzar acima da linha vermelha (MME longo prazo), o gráfico demonstra claramente uma tendência de crescimento dos preços dos ativos no mercado.

Na contramão, se o cruzamento das linhas se der de forma contrária (a vermelha cruzar acima da azul, ou seja, a média móvel longa de curto prazo cruzar abaixo da média móvel de longo prazo, isso significaria que um bom momento de venda de ativos.

Importância do histograma do MACD

Como já ressaltamos, a automatização desse indicador é essencial, visto que no universo cripto já estamos falando do uso maciço de tecnologia a favor do investidor, então ter esse auxílio visual advindo do machine learning e da inteligência artificial auxilia o investidor na tomada de decisão no mercado acionário.

Outros indicadores que podem ser utilizados conjuntamento com o MACD

O MACD é uma das ferramentas mais populares de análise técnica de mercado acionário (digital também!) justamente por demonstrar as tendências de mercado, porém, se você achou esse indicador interessante, vale a pena ter em mente (e automatizados) também esses indicadores técnicos:

  • índice de força relativa;
  • CCI;
  • suporte e resistência;
  • estudo de volume;
  • linhas de tendências;
  • bandas de bollinger;
  • stop de volatilidade ATR.

Para correr menos riscos no mercado acionário de criptomoedas é preciso fazer uso de boas ferramentas de análise, além de sua mente sagaz. Gostou do conteúdo da BitcoinToYou? MACD está um pouco menos descomplicado para você? Conta pra gente!

Photo of author

Autor: andre.horta

Deixe um comentário

Não perca tempo! Comece a investir

REDES SOCIAIS

[email protected]

Atendimento: 08:00-18:00 (seg-sex)