Como minerar Litecoin: tudo o que você precisa saber!

Está pensando em minerar uma criptomoeda mais simples, mas bastante funcional? Então, talvez você precise saber mais sobre o Litecoin! O Lite é um velho amigo nosso, isso porque ele está no mercado desde 2011! A “prata das criptomoedas” é uma moeda descentralizada e que compartilha o mesmo código de outras criptos conhecidas, como, por exemplo, o Bitcoin!

Anteriormente, escrevemos um post bem informativo sobre o Litecoin, caso queira conhecê-lo detalhadamente, convidamos você a acessar a nossa publicação Litecoin – Entenda o que é e como funciona! Por lá, você saberá mais sobre as características da cripto.

Mas se você já conhece o Litecoin ou acabou de ler o post que recomendamos, é hora de se aprofundar no assunto. Hoje, saberemos se vale a pena minerar o Litecoin. Além disso, falaremos também sobre custos, benefícios e o que é necessário para minerá-lo! Vamos conhecer mais?

Como minerar Litecoin?

Antes de saber como minerar o Lite, vamos só recapitular alguns conceitos da mineração, certo? Minerar é basicamente o processo utilizado para colocar as criptos no mercado. O minerador utilizará um equipamento para calcular a blockchain e quando finalizar o método receberá uma block reward – que é praticamente uma comissão pela transação.

Vale lembrar que também criamos uma publicação que explica de forma mais detalhada sobre a mineração e as criptomoedas! O Litecoin por ser muito semelhante ao Bitcoin compartilha o mesmo processo de mineração: resolução de blockchains. Para o Litecoin, a resposta dos blockchains é efetuada por meio de três hardwares principais: CPU, GPU e ASIC.

CPU

É a Unidade Central de Processamento de um computador. Popularmente falando, a CPU é o processador da máquina. Quando selecionado para a mineração, o CPU é um método consideravelmente barato, mas lento. Por ser uma peça essencial para os PCs, todos os computadores podem realizar a mineração – até mesmo o seu computador pessoal.

GPU

É a sigla para Graphic Processing Units – a famosa placa de vídeo. A GPU é o principal hardware quando o assunto é a mineração de criptomoedas. Isso porque as placas gráficas são rápidas e eficazes nesse processo. Entretanto, minerar com as GPUs pode ser um empecilho, devido ao preço atual dos equipamentos.

ASIC

Os Circuitos Integrados de Aplicação Específica, ou ASIC, são as máquinas criadas especificamente para a mineração de criptomoedas. Isso mesmo, é um equipamento próprio para minerar! Existem diversos modelos, mas entre as melhores opções de ASIC estão o FutureBit Apollo e a AntMiner L3+.

Minerando Litecoin: custos e benefícios

Caso você esteja pensando em minerar o Litecoin, é imprescindível considerar o custo de todo o processo – e não há como fugir do investimento prévio. Entre os hardwares de mineração, as CPUs são as peças mais baratas para começar o processo. Já as GPUs e os ASICs, atualmente, possuem a mesma faixa de preço. Vale mencionar que, o preço das placas gráficas, nos últimos anos, aumentou consideravelmente devido ao processo de mineração das mais diversas criptomoedas.

Mas atenção! Além dos hardwares, será necessário adicionar ao cálculo de gasto dois fatores essenciais: a energia que será gasta e o resfriamento dos equipamentos. Dessa forma, com todos os valores separados, calcule o valor mensal que o seu sistema de mineração poderá produzir mensalmente, após tirar o valor médio e analisar que o número é negativo, não há motivos para começar a minerar Litecoin.

É interessante saber que o Litecoin possui um método de mineração muito mais simples e rápido quando comparado a outra criptomoeda. Além disso, quando relacionada ao Bitcoin, a cripto possui quatro vezes mais moedas – o Bitcoin possui o valor máximo de 21 milhões de moedas, já o Litecoin dispõe de 84 milhões. E suas taxas de transação são praticamente nulas, o que faz do Litecoin um ótimo meio de pagamento entre as tendências do mercado.

Invista de outra forma

Se a mineração parece ser um pouco complicada para você – o que é totalmente normal, a mineração realmente pode ser complicada – busque por novas formas de adquirir a Litecoin! Confira como transacionar essa criptomoeda utilizando outros métodos:

Modo P2P

O peer-to-peer ou “par a par” é uma forma prática de adquirir a Litecoin. Isso porque não necessita de um intermediário. Assim, por ser mais básico, o modo P2P pode ser considerado como o método que necessite de aprimoramento em segurança e confiabilidade, pois não há nenhuma forma de intermediação.

Mercado de balcão

É uma forma de negociação de ativos e operações sem registro na bolsa de valores, sendo dividido em duas formas:

Organizado: negociação feita mediante intermediário, que geralmente é uma instituição financeira. Pois, dificilmente, o vendedor gostará de receber altas quantias em espécie. Assim, é organizado, pois a transação contou com a ajuda de uma instituição consolidada no mercado, mas é um método bem pouco utilizado.

Não organizado: quando não há intermédio. Comprador e vendedor se encontram pessoalmente para negociar a possível transação. Após formalizada a compra, cria-se um contrato de registro em cartório para que ambos os lados atestem a respectiva compra/venda.

O mercado de balcão, seja organizado ou não organizado, é uma forma de transação que não é muito utilizada pelos riscos, pois não há muita fiscalização da negociação.

Corretora

É o método mais seguro, pois toda a tramitação é feita por corretoras como a BitcoinToYou. Hoje contamos com cerca de 400 mil clientes ativos. A BitcoinToYou é a campeã em variedade de criptomoedas no portfólio, sendo as principais: Bitcoin, Ethereum, USDT, USDC e Litecoin. Que tal criar sua conta hoje mesmo e descobrir todas as possibilidades?

Uma vantagem do Litecoin é que, em vista de sua popularidade, ela pode ser adquirida em algumas corretoras brasileiras por um valor atribuído em reais. Portanto, estude bem o mercado e confirme se a negociação de Litecoin pode ser efetiva para o seu caso! Se você tiver algum tipo de dúvida, entre em contato com a BitcoinToYou! Será um prazer sanar suas dúvidas sobre os processos de mineração e compra de criptomoedas!

Photo of author

Autor: andre.horta

Deixe um comentário

Não perca tempo! Comece a investir

REDES SOCIAIS

[email protected]

Atendimento: 08:00-18:00 (seg-sex)