Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the cookie-law-info domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u677990897/domains/bitcointoyou.com/public_html/blog/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the schema-and-structured-data-for-wp domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u677990897/domains/bitcointoyou.com/public_html/blog/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the rocket domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u677990897/domains/bitcointoyou.com/public_html/blog/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u677990897/domains/bitcointoyou.com/public_html/blog/wp-includes/functions.php on line 6114
Tudo sobre Ripple: o que é, como surgiu, cotação e mais!

Tudo sobre Ripple: o que é, como surgiu, cotação e mais!

Nós já falamos tanto sobre criptomoedas em nosso blog, mas percebemos que ainda não te contamos o que é Ripple e, poxa vida, você precisa saber dessa criptomoeda que até novembro de 2021 era a sétima moeda de maior valor no mercado cripto.

Ficou curioso agora, né? Nós da BitcoinToYou vamos te contar tudo sobre o ativo e como ele vem ganhando espaço e se integrando ao setor financeiro internacional. Vamos lá?

Afinal, o que é Ripple?

O Ripple é uma tecnologia que atua tanto como criptomoeda (ou token de ondulação – ripple XRP) quanto como plataforma de pagamentos digitais para transações financeiras (RippleNet).

Em suma, sua principal funcionalidade é a de ser uma plataforma utilizada para transferência ponto a ponto de moedas –e nesse ponto precisamos destacar: principalmente de transações digitais internacionais de valores –, mas ela também é uma moeda digital.

O processo principal do Ripple é ser um sistema de troca e remessa de ativos de liquidação de pagamento (semelhante ao SWIFT – Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunications, ou em português, Sociedade para Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais), oferecendo transações financeiras seguras e protegidas para seus membros.

Compreendendo melhor o Ripple: principais características

O Ripple opera como uma plataforma descentralizada de código aberto e ponto a ponto, que permite a transferência contínua de dinheiro de qualquer forma: real, dólares, libras, euros, ienes, criptomoedas (como Bitcoin, Ethereum e Litecoin)

O código aberto diz respeito ao fato de que a plataforma pode ser prontamente acessada para ter o código modificado ou aprimorado por qualquer pessoa. E o ponto a ponto, ou peer-to-peer, em inglês, trata da permissão de compartilhamento de dados e valores entre uma rede de computadores sem a necessidade de um servidor central.

Dito isso, fica entendível que o Ripple é uma rede global de pagamentos, e por conta disso tem os principais bancos e serviços financeiros mundiais como seus clientes.

E sobre o XRP, o token de ondulação/ cripto do Ripple?

O XRP também pode ser usado na plataforma em produtos, para facilitar a conversão rápida de diferentes moedas. Para dizer o essencial, a moeda digital do Ripple atua como moeda-ponte para as outras que na plataforma estão sendo transacionadas.

Não há discriminação de nenhuma moeda fiduciária (como já citamos), e tampouco de criptomoedas, o que facilita as trocas de uma por outra.

Ah, e a expressão “token de ondulação” vem simplesmente da tradução simples de Ripple para o português, que é ondulação.

E a ideia do Ripple, de onde veio e para que é usada?

A ideia do Ripple foi considerada pela primeira vez em 2004, mas apenas em 2013 teve um boom promissor porque um conhecido programador e empresário, e um dos co-fundadores do Ripple, Jed MacCaleb, convidou um grupo de investidores para “apostar suas moedas” na rede. Nessa brincadeira, Chris Larsen foi um dos investidores iniciais e uma das pessoas mais ricas envolvidas no universo das criptomoedas.

Acreditamos que tenha ficado claro que o Ripple é utilizado por instituições financeiras e pessoas físicas para trocar ativos, mas não custava nada frisar! Ainda, ele oferece transações muito mais rápidas (cerca de 4 segundos para algumas moedas e até 10 minutos para Bitcoin).

Como funciona o Ripple?

As transações do sistema Ripple dependem de um protocolo de consenso para validar saldos de conta e transações no sistema, por isso são necessários gateways, o que evita gastos duplos.

Os gateways são tipo portais que recolhem informações, então se um usuário inicia uma transação da rede Ripple com vários gateways para enviar 100 dólares, o sistema de consenso exclui todas as tentativas, menos a primeira, e confirma instantaneamente a realização desta.

Diferenças de Bitcoin e Ripple

Essa é fácil! Enquanto o Bitcoin é uma moeda digital destinada a meios de pagamento de bens e serviços, o Ripple é um sistema de troca de moeda, de liquidação e remessa de pagamentos destinados a bancos nacionais e internacionais.

Outra diferença é que o Bitcoin se baseia na tecnologia Blockchain, enquanto o Ripple atua com um consenso distribuído.

O que aconteceu com o Ripple?

Bom, a título de curiosidade, o acontecimento mais recente envolvendo o Ripple aconteceu em dezembro de 2020, quando a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) adentrou com um processo contra o Ripple com base na alegação de que a empresa vendeu, desde 2013, mais de 14,6 bilhões de tokens XRP não registrados, totalizando 1,38 bilhões de dólares.

A empresa Ripple sofreu uma derrota contra a SEC, e isso afeta o preço do XRP. A batalha judicial ainda está em andamento, mesmo com a derrota declarada, e por conta da tempestade legal que o Ripple enfrenta a moeda que antes era a terceira mais valorizada, ficando atrás apenas do Bitcoin e Ethereum, hoje ocupa o sétimo lugar no ranking.

Por conta disso, o Ethereum e o NFT têm disparado no mercado.

Vale acompanhar no dia a dia e durante a batalha judicial. Fique de olho no blog da BitcoinToYou , que sempre temos novidades sobre esse universo!

Photo of author

Autor: andre.horta

Deixe um comentário

Não perca tempo! Comece a investir

REDES SOCIAIS

contato@bitcointoyou.com

Atendimento: 08:00-18:00 (seg-sex)