Tudo sobre Ripple: o que é, como surgiu, cotação e mais!

Nós já falamos tanto sobre criptomoedas em nosso blog, mas percebemos que ainda não te contamos o que é Ripple e, poxa vida, você precisa saber dessa criptomoeda que até novembro de 2021 era a sétima moeda de maior valor no mercado cripto.

Ficou curioso agora, né? Nós da BitcoinToYou vamos te contar tudo sobre o ativo e como ele vem ganhando espaço e se integrando ao setor financeiro internacional. Vamos lá?

Afinal, o que é Ripple?

O Ripple é uma tecnologia que atua tanto como criptomoeda (ou token de ondulação – ripple XRP) quanto como plataforma de pagamentos digitais para transações financeiras (RippleNet).

Em suma, sua principal funcionalidade é a de ser uma plataforma utilizada para transferência ponto a ponto de moedas –e nesse ponto precisamos destacar: principalmente de transações digitais internacionais de valores –, mas ela também é uma moeda digital.

O processo principal do Ripple é ser um sistema de troca e remessa de ativos de liquidação de pagamento (semelhante ao SWIFT – Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunications, ou em português, Sociedade para Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais), oferecendo transações financeiras seguras e protegidas para seus membros.

Compreendendo melhor o Ripple: principais características

O Ripple opera como uma plataforma descentralizada de código aberto e ponto a ponto, que permite a transferência contínua de dinheiro de qualquer forma: real, dólares, libras, euros, ienes, criptomoedas (como Bitcoin, Ethereum e Litecoin)

O código aberto diz respeito ao fato de que a plataforma pode ser prontamente acessada para ter o código modificado ou aprimorado por qualquer pessoa. E o ponto a ponto, ou peer-to-peer, em inglês, trata da permissão de compartilhamento de dados e valores entre uma rede de computadores sem a necessidade de um servidor central.

Dito isso, fica entendível que o Ripple é uma rede global de pagamentos, e por conta disso tem os principais bancos e serviços financeiros mundiais como seus clientes.

E sobre o XRP, o token de ondulação/ cripto do Ripple?

O XRP também pode ser usado na plataforma em produtos, para facilitar a conversão rápida de diferentes moedas. Para dizer o essencial, a moeda digital do Ripple atua como moeda-ponte para as outras que na plataforma estão sendo transacionadas.

Não há discriminação de nenhuma moeda fiduciária (como já citamos), e tampouco de criptomoedas, o que facilita as trocas de uma por outra.

Ah, e a expressão “token de ondulação” vem simplesmente da tradução simples de Ripple para o português, que é ondulação.

E a ideia do Ripple, de onde veio e para que é usada?

A ideia do Ripple foi considerada pela primeira vez em 2004, mas apenas em 2013 teve um boom promissor porque um conhecido programador e empresário, e um dos co-fundadores do Ripple, Jed MacCaleb, convidou um grupo de investidores para “apostar suas moedas” na rede. Nessa brincadeira, Chris Larsen foi um dos investidores iniciais e uma das pessoas mais ricas envolvidas no universo das criptomoedas.

Acreditamos que tenha ficado claro que o Ripple é utilizado por instituições financeiras e pessoas físicas para trocar ativos, mas não custava nada frisar! Ainda, ele oferece transações muito mais rápidas (cerca de 4 segundos para algumas moedas e até 10 minutos para Bitcoin).

Como funciona o Ripple?

As transações do sistema Ripple dependem de um protocolo de consenso para validar saldos de conta e transações no sistema, por isso são necessários gateways, o que evita gastos duplos.

Os gateways são tipo portais que recolhem informações, então se um usuário inicia uma transação da rede Ripple com vários gateways para enviar 100 dólares, o sistema de consenso exclui todas as tentativas, menos a primeira, e confirma instantaneamente a realização desta.

Diferenças de Bitcoin e Ripple

Essa é fácil! Enquanto o Bitcoin é uma moeda digital destinada a meios de pagamento de bens e serviços, o Ripple é um sistema de troca de moeda, de liquidação e remessa de pagamentos destinados a bancos nacionais e internacionais.

Outra diferença é que o Bitcoin se baseia na tecnologia Blockchain, enquanto o Ripple atua com um consenso distribuído.

O que aconteceu com o Ripple?

Bom, a título de curiosidade, o acontecimento mais recente envolvendo o Ripple aconteceu em dezembro de 2020, quando a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) adentrou com um processo contra o Ripple com base na alegação de que a empresa vendeu, desde 2013, mais de 14,6 bilhões de tokens XRP não registrados, totalizando 1,38 bilhões de dólares.

A empresa Ripple sofreu uma derrota contra a SEC, e isso afeta o preço do XRP. A batalha judicial ainda está em andamento, mesmo com a derrota declarada, e por conta da tempestade legal que o Ripple enfrenta a moeda que antes era a terceira mais valorizada, ficando atrás apenas do Bitcoin e Ethereum, hoje ocupa o sétimo lugar no ranking.

Por conta disso, o Ethereum e o NFT têm disparado no mercado.

Vale acompanhar no dia a dia e durante a batalha judicial. Fique de olho no blog da BitcoinToYou , que sempre temos novidades sobre esse universo!

Photo of author

Autor: andre.horta

Deixe um comentário

Não perca tempo! Comece a investir

REDES SOCIAIS

[email protected]

Atendimento: 08:00-18:00 (seg-sex)