Cardano (ADA), Conheça tudo Sobre a Criptomoeda

Tudo o que você precisa saber sobre a Cardano

Certamente você já ouviu falar sobre o Ethereum (ETH). Ele é a principal altcoin do mercado de criptoativos. Assim como o Bitcoin revolucionou a forma como as pessoas veem uma reserva de valor, o ETH conseguiu se destacar em sua área de contratos inteligentes, códigos computacionais que se executam automaticamente a partir do cumprimento de condições pré-definidas, e criação de tokens, levando para frente o conceito de computador descentralizado. 

Todavia, assim como o criptoativo rei, o Ethereum apresenta algumas dificuldades, como altas taxas e congestionamento de rede. Por ser a altcoin de destaque para a criação de projetos DeFi e tokens não fungíveis, o blockchain do ETH fica constantemente no gargalo. É justamente para mudar esse cenário que surgiram altcoins como a Cardano (ADA).

Uma das principais concorrentes do Ethereum, a Cardano nasceu com o intuito de resolver a falta de escalabilidade da altcoin anterior e trazer uma pegada mais sustentável para o mercado de criptomoedas. Por isso, hoje vamos entender o que é a Cardano e a razão por trás do crescimento do criptoativo no meio blockchain. 

O que é a Cardano?

Cardano é uma plataforma descentralizada que permite transferências de valor programáveis complexas de forma segura e escalável, que teve seu desenvolvimento iniciado em 2015. Ela surgiu para permitir que agentes de mudança, inovadores e visionários tragam mudanças globais positivas através do blockchain

A criptomoeda leva consigo o carimbo de ser segura o suficiente para proteger os dados de bilhões, escalável o bastante para acomodar sistemas globais e robusta para suportar mudanças fundamentais exigidas no mercado.

“Cardano restaura a confiança nos sistemas globais – criando, por meio da ciência, uma base mais segura, transparente e sustentável para os indivíduos realizarem transações e trocas, sistemas para governar e empresas para crescer”, aponta o site da criptomoeda. 

Conhecida por sua pegada acadêmica, todo novo movimento feito pela Cardano passa por um processo de pesquisa revisada por pares, ajudando a rede a se manter durável e estável. Embora haja críticos desse modelo, a altcoin consegue fazer o que concorrentes “apressadinhos” não são capazes de fazer, diminuir a chance de um bug ou invasão de hackers. A revisão por pares combina tecnologias pioneiras que fornecem segurança e sustentabilidade incomparáveis ​​para aplicativos, sistemas e sociedades descentralizadas.

Projetos da Cardano voltados para a África, como a criação de identidade em blockchain, por exemplo, mostram o compromisso da equipe da altcoin em redistribuir o poder de estruturas irresponsáveis ​​para as margens dos indivíduos e a criação de uma sociedade mais segura, transparente e justa. 

Olhando para a história da altcoin, vemos que o destaque dela começa no início de sua caminhada com uma dos ICOs de maior sucesso da jornada da nova classe de ativos digitais. Só para exemplificar, ela conseguiu arrecadar US$60 milhões em 2017. 

Já o nome da altcoin vem em homenagem ao polímata italiano do século XVI Gerolamo Cardano e o token ADA recebeu o nome da matemática do século 19 Ada Lovelace, conhecida como a primeira programadora de computadores do mundo.

A Cardano se tornou pioneira ao trazer um blockchain evoluído de uma filosofia científica, uma abordagem baseada na pesquisa e uma equipe líder em engenheiros. Além disso, é uma das primeiras a ser construída em Haskell, linguagem de programação funcional, onde tudo é feito através de definições e chamadas de função. Haskell também é conhecida por possuir uma projeção de precisão para que o código corresponda perfeitamente as intenções do desenvolvedor. 

Por ser um ativo digital criado após o Bitcoin e Ethereum, a Cardano consegue aprender com os erros de seus antecessores e trazer uma plataforma com um desempenho melhor que os dos principais criptoativos. Assim sendo, seu blockchain apresenta camadas flexíveis, escalonáveis e baratas. Ou seja, recursos que os ativos anteriores lutam para implementar.

Muitos desses benefícios se devem ao plano de ação para o desenvolvimento da Cardano que é dividido em seis eras principais. Da era Byron a era Voltaire, todas as fases tem foco na expansão da funcionalidade da rede do criptoativo. 

Não podemos deixar de destacar que os desenvolvedores e pesquisadores da Cardano recebem um salário e trabalham em conjunto, motivando o desenvolvimento do criptoativo. Por outro lado, a comunidade do Ethereum tem uma mistura de equipes que em sua maioria não é remunerada, que discutem entre si e propõem ideias concorrentes.

Claro que um dos momentos mais aguardados pelos fãs da Cardano, a chegada do hard fork Alonzo, ocorrida em 12 de setembro de 2021, não poderia ficar de fora desse texto. Afinal, a atualização foi a causadora da chegada dos contratos inteligentes na Cardano, onde qualquer pessoa passou a ser capaz de criar e implementar seu próprio smart contract. 

Alonzo abriu o caminho para os aplicativos descentralizados, levando a altcoin para a briga das finanças descentralizadas e NFTs. 

Para se ter uma ideia da importância que o mercado deu para o Alonzo, o preço da Cardano disparou mais de 110% em apenas um mês. Com o grande sucesso dos contratos inteligentes, em 24 horas cerca de 100 contratos inteligentes foram implantados. Atualmente, Cardano é um dos principais nomes dessa arena. 

Os contratos inteligentes da Cardano são possíveis graças ao Plutus que é a linguagem de programação que conecta os smart contracts à camada final de liquidação do ativo digital e que também utilizam a linguagem Haskell. Sendo assim, possuem uma linha de código para o desenvolvimento off-chain e on-chain. Esse fator deixa os contratos Plutus objetivos e abertos para a realização de testes. 

Dessa maneira, os desenvolvedores conseguem aprimorar seus produtos para carregamentos muito mais intensivos para a chegada de grandes players no setor.

Agora, se você é leigo no mercado, mas mesmo assim deseja criar um contrato na Cardano, pode optar pela linguagem Marlowe. Ela facilita a criação e teste de smart contracts de pessoas que não possuem entendimento avançado em programação, tornando possível a entrada de mais projetos no meio blockchain.  

O que torna a Cardano escalável?

Sem dúvidas, a escalabilidade da Cardano é um dos maiores destaques da altcoin. Um ativo blockchain com transações rápidas é de grande valia para o dia a dia do investidor e entusiasta cripto. Uma enorme dor de cabeça de quem opera, faz transações diárias e arbitragem com criptomoedas é justamente a demora da chegada de um ativo de uma carteira para a outra, movimento que pode resultar em muitas perdas. 

O responsável por fazer a Cardano não cair nesse “pecado blockchain” é o Ouroboros. Em suma, o protocolo proof-of-stake além de facilitar a integração da altcoin com carteiras offline, as famosas hard wallets, combina tecnologia única e mecanismos matematicamente verificados para garantir a segurança e a sustentabilidade dos blockchains que dependem dele.

Como resultado, consegue garantir resguardo e facilitação da propagação de redes globais, sem permissão e com requisitos mínimos de energia. O Ouroboros existe para definir os parâmetros do novo mundo, sendo um protocolo mais preservado, escalável e eficiente em termos de energia do que qualquer coisa que veio antes, pois é matematicamente verificável contra invasores.

“A segurança do protocolo é garantida desde que 51% do stake seja detido por participantes honestos, o que, além de outros conceitos inovadores, é obtido através de seleção aleatória de líderes. O protocolo continua a evoluir lado a lado de novas iterações e análises de segurança rigorosas”.

O Ouroboros é capaz de permitir a descentralização da rede Cardano fazendo com que ela seja dimensionada de forma sustentável para atender aos requisitos globais. Tudo isso sem comprometer a segurança do criptoativo.

Outro destaque visto no Ouroboros é a modularidade que permite:

  • Delegação; 
  • Blockchains paralelos; 
  • Controles subscritos;
  • Melhores estruturas de dados para clientes light; 
  • Formas diferentes de gerar números aleatórios; 
  • Diferentes hipóteses para a sincronização de nós

No entanto, esse não é o único passo da Cardano nessa área. Com a grande aceitação da criptomoeda nos últimos anos, a equipe da altcoin percebeu que ela deveria ter outro processo para continuar garantindo a escalabilidade necessária. Esse novo passo virá com o hard fork Vasil, programado para acontecer no final de julho de 2022. 

O Vasil chegará na rede da altcoin com o intuito de trazer uma melhoria de desempenho para a Cardano, aumentando ainda mais a escalabilidade do criptoativo. A atualização deverá acomodar uma gama crescente de aplicativos de finanças descentralizadas, contratos inteligentes e outros segmentos de dApps. Além de todas essas melhorias, outro destaque é deixar o blockchain mais seguro e à prova de falhas, principalmente ataques hackers.

Taxas da Cardano

Além de não possuir taxas de execução como o Ethereum, a rede Cardano possui custos de transferências mais baixas que a principal altcoin do mercado. Os encargos da Cardano são calculados de acordo com a fórmula a + b × size.

De maneira simples, ‘a’ e ‘b’ são constantes e ‘size’ é o tamanho da transação em bytes. Conforme dito pela equipe da Cardano, a razão para ter o parâmetro ‘a’ é a prevenção dos ataques DDoS. Mesmo uma transação fictícia muito pequena deve custar o suficiente para ferir um invasor que tenta gerar milhares delas.

O parâmetro ‘b’ foi introduzido para refletir os custos reais: o armazenamento de transações maiores requer mais memória do computador que o armazenamento de transações menores; portanto, elas devem ser mais caras.

Descentralização e staking

Em 2020, a Cardano deu um passo muito importante, pois conseguiu se aproximar ainda mais de um caminho descentralizado. Ao retroceder para 2017, veremos que a Cardano possuía uma abordagem centralizada inicial que permitiu que a equipe da criptomoeda trabalhasse na robustez do criptoativo. Dessa forma, conseguiram resolver problemas críticos e casos extremos que foram aparecendo no início da jornada do ativo blockchain.

Na época, o comando estava na mão de três instituições, IOHK, Emurgo e Cardano Foundation que controlavam todos os nós de forma centralizada.

Contudo, uma descentralização foi demandada no mercado e, ao lançar a fase Shelley, a concorrente do Ethereum abandonou a rede federada para que os nós passassem a ser administrados pela comunidade da ADA.

Como resultado, o criptoativo passou a ser mais descentralizado e, consequentemente, ter maior segurança e robustez. O objetivo da equipe da altcoin com a atualização foi deixá-la 50-100 vezes mais descentralizada que outras grandes redes. 

A Shelley também apresentou a introdução de um esquema de delegação e incentivos. Ou seja, um momento de recompensa para impulsionar grupos de staking e adoção pela comunidade. O projeto de delegação e incentivo permite e incentiva os detentores do token ADA a delegar seus ativos em pools de staking, nós de rede sempre ativados e administrados pela comunidade, e serem recompensados pela participação na rede.

Valorização da ADA 

De fato, com uma rede tão promissora é natural que os olhos dos investidores se voltem para o token da Cardano, a ADA. Os detentores da altcoin podem participar da operação da rede, votando em projetos que acreditam serem promissores para o ecossistema e até mesmo em propostas de alterações de software. Ademais, a ADA pode ser usada para uma variedade de aplicativos e serviços na plataforma Cardano.

Com um suprimento máximo de 45 bilhões de ADA, a altcoin ostenta uma alta de 2200%, desde o seu lançamento em 2017. Em 2 de setembro de 2021, a altcoin chegou a ser trocada de mãos por US$3,10. Apesar de ter corrigido cerca de 80% desde então, os entusiastas  e comunidade da altcoin continuam confiantes na concorrente do Ethereum.

As adoções crescente da Cardano e a permanência da altcoin no top 10 de maiores criptomoedas por capitalização de mercado, mostra como o token ADA possui um grande potencial de crescimento e reforça a capacidade do blockchain de pegar um pouco do espaço do ETH nos próximos anos. Por isso, disponibilizamos a criptomoeda na plataforma da BitcoinToYou para que você não fique de fora desse universo inovador de contratos inteligentes. Assim sendo, pode comprar ou vender a altcoin por reais a qualquer momento do dia.

Para você que foca no holding da altcoin, ou seja, na compra de longo prazo, logo após adquirar ADA na BitcoinToYou, pode guardá-la em sua carteira, aumentando a segurança de seu portfólio. Entre as principais carteiras da Cardano está a Daedalus e a Yoroi.  

Daedalus é a carteira de desktop de nó completo desenvolvida pela IOHK. A Daedalus é fundamental para o ecossistema, pois é a única que baixa a cópia completa do blockchain Cardano e valida de forma independente todas as transações em sua história, oferecendo segurança máxima e livre de confiança para os usuários. 

Por outro lado, a Yoroi é a carteira leve de instalação com um clique da EMURGO, disponível para desktop e celulares móveis. Ela não realiza a tarefa de baixar uma cópia do histórico do blockchain. Como resultado, a Yoroi brilha como uma forma simples e rápida de armazenar e transacionar sua ADA no dia a dia.

Gostou do conteúdo? Fique por dentro de todas as noticias do mercado de criptomoedas aqui no Blog da B2U e em nossas redes sociais!

Photo of author

Autor: andre.horta

Deixe um comentário

Não perca tempo! Comece a investir

REDES SOCIAIS

[email protected]

Atendimento: 08:00-18:00 (seg-sex)