Blockchain Poderá Ser Usada Para Gerar Cartão De Cidadão Online

Um dos avanços mais contundentes da tecnologia Blockchain poderá ser o cartão de cidadão online. Além desse produto, diversas outras aplicações estão sendo desenvolvidas com o uso desta tecnologia.

Dan Schulman, CEO da PayPal, falou recentemente em uma entrevista sobre as perspectivas do blockchain. Shulman é um entusiasta dessa tecnologia. Ele acredita que é através dela que as pessoas irão mudar a forma de realizar pagamentos em todo o mundo.

Nesse debate, Shulman mostrou que dentre os principais benefícios dos pagamentos em Blockchain está o fato dessa tecnologia não ser controlada por intermediários. O que acaba, portanto, isentando o pagamento de taxas.

Contudo, quando comparado ao sistema tradicional o processamento de transações pelo Blockchain acaba perdendo em rapidez. Um outro problema, todavia, está no anonimato de ambos os lados, tanto de quem recebe quanto de quem está pagando a conta.

Isso ainda acaba apresentando alguns problemas como lavagem de dinheiro ou até mesmo recuperação de pagamento caso ocorra erro se o crédito acabar indo para uma pessoa errada.

Saindo do Anonimato

Como podemos ver um dos principais problemas do Blockchain é o anonimato. Grande parte dos crimes cibernéticos é resultado de não sabermos com quem estamos conversando.

Desse modo, se pudéssemos criptografar as nossas identidades online em blockchain para poder confiar completamente com quem estamos falando, os problemas estariam resolvidos.

Sendo assim, apesar do otimismo em relação a esse avanço, a tecnologia ainda não está madura suficiente para que seja alcançada a verificação da identificação de um usuário. Mas, na Austrália por exemplo, já está sendo feito um teste em larga escala de um sistema de registro de cartas de condução baseado na tecnologia Blockchain.

Caso haja avanço nesse sentido muito poderá ser mudado nos próximos anos. Inclusive servindo de base para outras empresas também avançarem.

Você acha que as stablecoins podem substituir todas as moedas digitais? Saiba mais neste artigo!

O Blockchain como oportunidade de negócio

A Microsoft vem desenvolvendo um sistema de identidade em blockchain baseado na sua plataforma de computação em nuvens, a Azure. Esse é um sistema que pode fornecer um meio confiável de identificar um comprador e confirmar se está autorizado a pagar.

Empresas como a Paypal também não pretendem ficar para trás e por essa razão já vem estudando possibilidades de criar meios de identificação usando a tecnologia blockchain.

Enquanto os governos dos principais países do mundo não avançam na aceitação das criptomoedas como meios de pagamento, empresas buscam criar um maneira de conseguir identificar e verificar as transações de pagamento através da tecnologia blockchain de forma segura.

Gostou deste artigo? Então deixe o seu comentário e compartilhe essa matéria com todos os seus amigos!

Entenda como funciona o blockchain.

Photo of author

Autor: andre.horta

Deixe um comentário

Não perca tempo! Comece a investir

REDES SOCIAIS

[email protected]

Atendimento: 08:00-18:00 (seg-sex)