Bitcoin – Bancos alemães irão vender a criptomoeda em 2020!

O Bitcoin está realmente se popularizando. E agora chegou a vez da Alemanha anunciar que passará a ser legal para os bancos venderem a criptomoeda.

O anúncio veio mostrar que é possível as moedas digitais andarem de mãos dadas com o sistema financeiro. Até então, os bancos que operam na Alemanha não possuem permissão para vender criptomoedas diretamente para seus clientes.

Entretanto, tudo pode mudar no próximo ano. Isso graças ao projeto de lei que implementa a quarta Diretiva de Lavagem de Dinheiro da UE. O Projeto já passou no parlamento alemão, e agora aguarda o consenso dos demais 16 estados.

Como será esse projeto de lei?

O projeto de lei contempla, além da lavagem de dinheiro, permitir que as instituições bancárias regulamentadas forneçam serviços de criptomoedas sem que para isso dependam de custodiantes de terceiros como acontece hoje em dia.

Caso os estados sinalizem positivamente para a proposta, os alemães poderão manter Bitcoin, Ethereum e outras moedas digitais diretamente no banco onde possuem contas. Para isso as instituições financeiras do país irão fornecer soluções bancárias on-line para toda essa gama de ativos.

Um dos fatos interessantes é que a Associação de Bancos Alemães também vê com bons olhos esse novo regulamento. Afinal, a nova lei pode impedir a lavagem de dinheiro relacionada à criptografia permitindo que investidores entrem nesse espaço por meio de fundos domésticos.

Quer entender como funciona a criptomoeda Tether? Então dá só uma olhadinha neste artigo que fizemos para você!

A regulamentação do Bitcoin preocupa alguns especialistas

Entretanto, apesar de aparentemente todos verem com bons olhos a decisão, alguns especialistas temem que os bancos acabem se envolvendo com vendas mais agressivas desses novos produtos.

Niels Nauhauser, especialista financeiro, diz que os bancos estão agora visando novos clientes, sendo que eles podem falhar em notificar os mesmos sobre os riscos de se investir em criptomoedas.

Por outro lado, Fabio De Masi, comentarista financeiro, acredita que como os bancos pretenderão lucrar com a moeda, irão de certo modo garantir a proteção financeira do consumidor. Afinal, se o cliente perde, o banco também perde.

Um outro ponto levantado também é em relação a segurança das criptomoedas. Pois uma das maiores atratividades é que ninguém pode confiscar a sua carteira. E com os bancos em jogo isso pode mudar.

Enquanto as especulações continuam, seguimos ansiosos aguardando este desfecho. E você, o que acha desta decisão? Acredita que os bancos podem gerir também as criptomoedas? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe esta notícia com seus amigos.

Photo of author

Autor: andre.horta

Deixe um comentário

Não perca tempo! Comece a investir

REDES SOCIAIS

[email protected]

Atendimento: 08:00-18:00 (seg-sex)