Você conhece mesmo a Altcoin? Entenda o que é e suas características

As Altcoins são uma boa alternativa de investimento em criptomoedas, mas o que você sabe sobre elas? Já adiantamos que são as queridinhas de investidores ousados. Que tal aprender sobre e ficar por dentro?

Entendendo a definição de criptomoedas

Antes mesmo de entrar no tópico específico desse post é importante entender o que são criptomoedas. Em suma, são moedas virtuais geradas no blockchain que podem ser utilizadas para transações financeiras e que até mesmo podem ser convertidas em moedas convencionais como real e dólar.

Além disso, podem também ser utilizadas como moeda de troca entre produtos e serviços. Estamos, com elas, diante de um mercado financeiro eletrônico, descentralizado e independente dos sistemas bancários convencionais.

Altcoins: como surgiram e o que são?

Já demos a dica de que elas são uma alternativa de investimento, mas ao quê? Tratam-se de uma substituta do Bitcoin, diferindo inclusive na especialidade. Mas antes de tratar dessa característica chave é importante dar um passo atrás e entender o próprio Bitcoin.

O Bitcoin é o grande protagonista do setor financeiro eletrônico, uma das criptomoedas descentralizadas mais negociados no mundo todo hoje em dia. Visando desde sempre a liberdade negocial não convencional (aquém dos bancos e grandes instituições), esta foi criada com código aberto que poderia ser utilizado por outros desenvolvedores para que novas versões de transação eletrônica tão boas quanto fossem criadas, e isso foi o que de fato ocorreu.

Repare bem no nome dessas criptomoedas: alternative + coin. Ou seja, na tradução livre e literal nada mais é do que uma moeda alternativa, e já sendo sabido que foi criada a partir do Bitcoin, é dele que ela é variação. Isso significa que quase todas as criptomoedas que não são o Bitcoin são Altcoins, com excessão das Stablecoins.

Ficou mais simples né? E é só isso mesmo, Altcoins são aquelas moedas digitais que vieram depois do Bitcoin — que foi a primeira. Mas, o espaço financeiro contemporâneo é democrático e baseado em oferta e procura, logo, criar algo novo pode ser um tiro no escuro que funciona ou não.

Altcoin e Bitcoin

Quando você pensar em Altcoins é importante também ter em mente que são projetos diferentes do Bitcoin, mas ainda assim possuem características similares como:

  • ativos digitais;
  • dotados de descentralização;
  • escalabilidade;
  • e o Blockchain.

O ideal de criar uma moeda alternativa ao sistema monetário levou ao grande desenvolvimento do mercado financeiro descentralizado, e é por isso que, com razão, o Bitcoin é considerado o rei do criptomercado, mas e as Altcoins, onde ficam?

É preciso entender que as Altcoins, por serem uma derivação do Bitcoin, utilizaram todo o seu legado a favor do desenvolvimento de cripto ativos ainda mais completos e atraentes. Mas cuidado, não é viável afirmar que determinada Altcoin é melhor ou mais interessante que o Bitcoin, mas é possível afirmar que cada um tem seu público e oportunidades de investimento.

Deste modo, as diferenças também devem ser ressaltadas:

  • o algoritmo do Bitcoin e Altcoin são diferentes;
  • as estruturas de funcionamento são diferentes: algumas Altcoins possuem empresas por trás, outras não;
  • as Altcoins, por vezes, representam maior velocidade nas transações;
  • o preço entre as Altcoins difere do Bitcoin;
  • métodos de distribuição de moedas.

Tipos de Altcoins

Atualmente existem mais de 8 mil Altcoins, mas nem todas elas são projetos solidificados que merecem, nesse momento, sua atenção. São tantas possibilidades que entre estas você poderá encontrar as que fazem transações mais rápido, as mais e menos voláteis, mais privadas, etc. Vamos nos delongar nas mais promissoras?

Ethereum (ETH)

O Ethereum não é uma criptomoeda, mas uma plataforma para programar aplicativos descentralizados, contratos inteligentes e transações da sua própria moeda da plataforma — o Ether. O seu grande diferencial está nas inúmeras possibilidades que o seu protocolo possibilita.

Nesta plataforma se aplica o processo de mineração.

Litecoin (LTC)

Pode se dizer que essa altcoin é um aperfeiçoamento do Bitcoin haja vista que suas transações são bem mais rápidas e em maior volume — por conta da geração mais rápida de blocos. Mais blocos são criados e validados por minutos, e isso se dá porque menos informações acabam sendo necessárias para essa movimentação.

Essas moedas digitais servem para fazer pagamentos, mas não só: são usadas para especular. E acredite, essa criptomoeda é muito mais segura que sua conta bancária.

O Litecoin foi a primeira altcoin criada.

Polkadot (DOT)

A polkadot é uma rede, enquanto DOT é uma criptomoeda nativa desse blockchain, e uma das principais características da rede e da moeda é o poder de governança, ou seja, aqueles que tem a DOT na sua carteira de ativos podem participar de votações e direcionamentos da rede.

O diferencial desta rede é tornar mais eficiente o mercado trabalhando com a criação de pontes — bridges — para a que redes heterogêneas possam ser interconectadas — parachains —, inclusive se comunicando entre si.

Tether Dolar (USDT)

O USDT é o que conhecemos como stablecoin — a maior! —, e isso significa que seu valor é lastreado em outro ativo: essa moeda tem sua cotação pareada com o valor do dólar. Esse criptoativo tem como principal objetivo ser uma ponte entre o que conhecemos de mais tradicional no mercado financeiro e o novo e tecnológico criptomercado, facilitando transações entre empresas e pagamentos.

Cardano (ADA)

O projeto Cardano é inovador e funciona tanto através de token ou de criptoativo, e atualmente é tudo como a terceira geração de criptomoedas. Sua plataforma tem uma rede que integra múltiplas funcionalidades desde transações rápidas a leituras e execução de smart contracts, sendo dividida em camadas.

É conhecida por ser uma plataforma maleável, ou seja, mudanças podem ser implementadas na rede sem que aqueles que estejam ali negociando sejam bruscamente afetados. Podemos dizer ainda que a rede objetiva funcionar como uma forma de pagamento alternativa para aqueles que possuem dificuldade de acesso a serviços bancários.

EOS

A EOS é tido como uma das principais concorrentes da Ethereum já que são essencialmente bastante parecidas. Sendo uma plataforma de blockchain dedicada a descentralizar serviços, pretende fazê-lo por meio de contratos inteligentes.

Seu diferencial em relação com a outra rede é a habilidade de escalar serviços (desenvolvimento de aplicativos descentralizados e quantidade de transações), sem a cobrança de taxas.

Dogecoin (DOGE)

Por ser uma criptomoeda que começou como um meme, ninguém imaginaria que seria de fato uma altcoin viável e capitalizável, mas o é. Tem o papel de funcionar como um criptomoeda mais acessível (custo baixo de transação) e com transações rápidas sem quase nenhum congestionamento de rede, e seu principal uso é para fim especulativo em investimentos.

Já falamos dela em um de nossos últimos posts, confira: Como comprar Dogecoin? Aprenda e descubra se vale a pena o negócio

Inclusive o Elon Musk deu o que falar quando fez um tweet falando sobre essa altcoin.

B2U Coin (B2U)

A B2U Coin é a moeda da BitcoinToYou, e a corretora está erguendo todo um ecossistema em volta dela. Essa Altcoin te dá descontos em uma das maiores exchanges e ainda te permite pagar boletos, contas, recarregar celular, comprar créditos para o Uber e iFood. Além disso, ainda permite que você possa recarregar seu cartão de débito através do B2U Bank.

E não é só isso, ela possui transferências instantâneas e sem taxas, você pode utilizar ela para comprar online e no comércio através da B2U Pay (meio de pagamentos).

Ela possui mineração facilitada, de forma que você pode minerar esta altcoin através do seu celular.

Vale ressaltar que isto não é uma recomendação de investimento, mas sim uma dica para quem está chegando agora no mercado.

Acreditamos que ficou latente que o que as altcoins mais prezam são a velocidade e investimento descomplicado, não é?

Vantagens e riscos de investimento em Altcoins

Tudo depende do que o investidor procura, mas não podemos fingir que a maior e primeira vantagem das Altcoins são, justamente, poder ser negociada com preço menor que o do Bitcoin. Ainda, podem apresentar maior perspectiva de ganho futuro. E o que mais? Veja nossa lista de vantagens:

  • geração mais frequente de blocos;
  • acessíveis;
  • mais transações por segundo;
  • menores taxas;
  • altamente lucrativo;
  • um investimento no futuro.

Embora tenhamos ressaltados seu caráter interessantíssimo é importante que você entenda que as Altcoins não são para todos os investidores. Identificar qual o seu perfil de investidor vai te direcionar para a criptomoeda certa, além disso, é importante estudar cada projeto e assumir os riscos.

Uma carteira de investimentos em criptoativos saudável e rentável costuma ter, em média, 40% de seu preenchimento advindo de Altcoins solidificadas e diversas (nunca invista em uma só, as chances são muitas!) e os demais 60% em Bitcoin, ok?

Quando falamos de investimentos em moeda digital estamos abrindo leques de oportunidades, e as Altcoins estão desempenhando um papel impar no mercado financeiro ao expandir os limites da tecnologia blockchain.

Venha investir conosco da BitcoinToYou!

Photo of author

Autor: andre.horta

Deixe um comentário

Não perca tempo! Comece a investir

REDES SOCIAIS

[email protected]

Atendimento: 08:00-18:00 (seg-sex)