Altcoin e Stablecoin: Entenda o que são!

Altcoin é um termo bastante comum que você já deve ter ouvido, mas não sabe bem ao certo o que significa.

O Altcoin nada mais é que um termo usado para outras criptomoedas alternativas ao Bitcoin. A maioria dos altcoins surgiram de bifurcações do código-fonte do Bitcoin. Normalmente, tais criptomoedas nasceram com a finalidade de modificar alguns parâmetros internos da rede do Bitcoin.

Esse foi o caso do Stablecoin. Esse é um conceito usado para criptomoedas que possuem valor fixo. Ou seja, a ideia por trás dela é que a criptomoeda não sofra alteração influenciada pela lei da oferta e procura.

Para se ter uma ideia, a finalidade do Bitcoin era ser uma moeda digital usada para realizar compras e vendas de produtos de maneira mais fácil e descentralizada. No entanto, devido à sua volatilidade ele acabou se tornando muito mais uma reserva de valor do que uma moeda propriamente dita.

Leia tambémBitcoin x Bolsa de Valores – Qual a melhor opção?

Altcoin e Stablecoin: Nasce um novo conceito

O Stablecoin nasce com o conceito de ser uma solução global para substituir as moedas nacionais. Para isso ele se baseia em três critérios simples:

  • Reserva de valor – Ter um lastro para cada unidade da criptomoeda;
  • Unidade de conta – Possuir um sistema contábil;
  • Meio de troca – Ser utilizado para compra e venda de produtos e serviços no mundo todo.

Dessa maneira, a criptomoeda possui uma empresa centralizadora. Ela será a responsável por manter em reserva o lastro do Stablecoin. Ou seja, ao se emitir 1 unidade de Stablecoin a empresa garante uma certa quantidade de ativo sobre ele.

Isso evita a oscilação no preço da criptomoeda. Pois, o lastro faz com que não sejam emitidas mais criptomoedas do que se tem em reserva. Sendo assim, o conceito isola a lei da oferta e procura bem como a especulação sobre o altcoin.

Um Stablecoin bastante conhecido é o Basis que arrecadou US$ 130 milhões em fundos para garantir a sua estabilidade. Um outro Stablecoin que promete dominar o mercado é a Libra que será lançada no ano que vem pelo Facebook.

Photo of author

Autor: andre.horta

Deixe um comentário

Não perca tempo! Comece a investir

REDES SOCIAIS

[email protected]

Atendimento: 08:00-18:00 (seg-sex)