Presidente do Bacen volta a falar sobre Real Digital

O presidente do Banco Central do Brasil (Bacen) falou sobre o Real Digital em um recente evento online realizado pela Americas Society/Council of the Americas.

Em um trecho de sua apresentação, falando sobre inovações para o sistema financeiro, Roberto Campos Neto mencionou a moeda digital ao falar sobre a “inovação da moeda”. Além disso, ele menciona que recentemente a equipe por trás do projeto resolveu problemas que antes não tinham solução.

Mais informações sobre o Real Digital

O Real Digital faz parte de uma iniciativa em três estágios, de acordo com a apresentação. Ela envolve o Pix, o Open Banking e o Real Digital.

Um dos pontos que pode ser muito favorável é o próximo passo indicado durante a apresentação de Campos Neto: discussão aberta com a sociedade.

É possível que, em um rodada pública de consulta, boas sugestões sejam dadas para que o Real Digital não “sufoque” a inovação. Um exemplo negativo é a China que, ao criar sua própria moeda digital, tem feito esforços para que outras criptomoedas não tenham progresso no país.

Além disso, também é positivo o fato do presidente do Bacen querer incluir agentes econômicos na conversa, para que tudo evolua de uma forma “positiva para todos”. Entretanto, sabe-se que o Real Digital não substituirá a versão física da moeda.

Campos Neto também fala sobre a importância de proteção dos dados. Ele justifica que é necessário criar regras nesse sentido, defendendo que o ramo das finanças será totalmente baseado em dados no futuro.

Tendo em vista que um dos principais pontos do Real Digital é a “privacidade e segurança dos dados”, é possível que um conjunto de regras para proteger dados tenha influência sobre o mercado de moedas digitais.

Em outras palavras, ao preparar o terreno para inovações financeiras como o Real Digital, é possível que o mercado de criptomoedas como um todo seja impactado em solo tupiniquim. Entretanto, não é possível especular se o impacto será necessariamente negativo ou positivo.

De qualquer forma, provavelmente muitas destas questões serão respondidas apenas em 2022, segundo a agenda do Pix. Já que o Real Digital e o sistema de pagamentos parecem estar intimamente ligados, o roadmap do Pix não prevê respostas para estas questões em 2021.

Photo of author

Autor: andre.horta

Deixe um comentário

Não perca tempo! Comece a investir

REDES SOCIAIS

[email protected]

Atendimento: 08:00-18:00 (seg-sex)