Solana pode ser uma forte concorrente para o Ethereum?

O mercado de criptoativos não para de surpreender. Há alguns anos, apenas o bitcoin tinha concorrentes. Atualmente, vemos o Ethereum se consolidando em criptomoedas prediletas e atraindo mais e mais “matadores” para si. Vamos pensar e ver que não há dúvidas: qual o ativo digital não deseja ser destaque no DeFi e nas finanças descentralizadas?

Esses são os assuntos mais quentes da atualidade e diversos ativos digitais buscam esse nível. O fortalecimento dessa onda de criptoativos mais escaláveis e com baixas taxas que oferecem os mesmos recursos que o Ethereum não para de crescer. Esse movimento trouxe para o mercado a:

Solana (SOL)

Solana surgiu com o intuito de ser um destaque nas finanças descentralizadas. Sua rede consegue facilitar a criação de aplicativos descentralizados, dApps. Não podemos deixar de destacar que a rede da Solana consegue processar até 50 mil transações por segundo. A Solana possui uma rede que nunca atrasa e é reproduzida em velocidades extremamente rápidas.

Veja os pontos principais da Solana

•Escalabilidade através de seu modelo híbrido de consenso;

•Baixo Custo de Transação, pois foi projetada para manter as taxas baixas para aplicativos com bilhões de usuários;

• Com a Solana você não precisa lidar com fragmentos nem sistemas de camada 2.

Como a Solana consegue ser escalável?

A altcoin consegue esse feito porque possui um modelo de consenso híbrido: Proof of Stake (PoS) e Proof of History (PoH). Entenda cada um deles agora:

Proof of Stake

Em suma, podemos dizer que o PoS é o “primo evoluído” do modelo de consenso Proof of Work (PoW). Enquanto o segundo exige que o minerador use seu supercomputador para experimentar milhões de cálculos por segundo, concorrendo com outros supercomputadores em todo o mundo para que consiga validar uma transação, o primeiro usa um processo de eleição pseudo-aleatória para selecionar um node para ser o validador do próximo bloco.

Os validadores são selecionados com base no número de criptoativos guardados na carteira para staking. Sendo assim, quanto mais ativos um holder deixa na carteira, maiores são as chances de ser escolhido como o próximo validador e ganhar a recompensa.

Proof of History

Esse modelo de consenso é o que o nome já aponta, uma prova de eventos históricos. O PoH cria um registro histórico para provar que um evento ocorreu em um momento específico. Através da Proof of History, você não precisa confiar em um “carimbo” de transação, você pode apenas provar que a transação ocorreu algum tempo antes e depois de um evento.

Conclusão

Solana é, de fato, uma excelente rede contra a censura. Nada como escalar mercado blockchain e desfrutar de uma rede segura e que se propõe a ser uma ponte para o mercado DeFi de forma rápida. A Solana tem um grande potencial. Você acha que ela pode vencer o Ethereum? Quer ver a criptomoeda aqui na BitcoinToYou? Vote em nossa Cripto Urna.

Photo of author

Autor: andre.horta

Deixe um comentário

Não perca tempo! Comece a investir

REDES SOCIAIS

[email protected]

Atendimento: 08:00-18:00 (seg-sex)