Carteira Bitcoin: Entenda o que é e como funciona!

Entenda o que é e como funciona a Carteira Bitcoin

Você sabe o que significa uma Carteira Bitcoin? Carteira, ou wallet em inglês nada mais é que o nome designado ao software com chaves criptográficas que permitem à qualquer usuário a realização de transações com criptomoedas.

Essas carteiras, permitem, desse modo, enviar e receber valores de uma carteira para outra através de transações pela rede Blockchain. Entenda, todavia, que tecnicamente você armazena chaves digitais criptografadas que são utilizadas para acessar os endereços de bitcoins públicos.

Agora que você já sabe, contudo, o que é uma carteira e qual a sua finalidade, vamos falar um pouco sobre os tipos de carteiras existente. Existem, dessa maneira, cinco tipos distintos de carteira bitcoin. São elas:

  • Carteira Móvel;
  • Carteira Desktop;
  • Carteira Hardware;
  • Carteira Online;
  • Carteira de Papel.

Para cada um desses tipos de carteira bitcoin existem portanto, diversos subtipos. E vamos falar nesse artigo sobre cada um desses tipos de carteira e seus subtipos.

Leia também: Facebook lança sua própria criptomoeda!

Carteira Bitcoin Móvel

Como o próprio nome sugere, a carteira móvel é uma carteira de armazenamento criptografado lançado via dispositivos móveis. Essa carteira te permite, desse modo, enviar e receber dinheiro criptografado de qualquer lugar. Quase todos os aplicativos de carteira móvel são compatíveis com os dispositivos Android e iOS. Abaixo, alguns tipos:

MyCellium – Essa é sem dúvida uma das mais seguras e recomendadas carteira de Bitcoin do mundo, por oferecer segurança de diversas formas para seus usuários. 

Bitcoinwallet – Essa é uma carteira bastante confiável e de fácil utilização. Desenvolvida para pessoas que possuem sempre uma certa desconfiança, ela é descentralizada, pois não necessita de nenhum serviço central para as operações. É, dessa maneira, um excelente aplicativo para quem possui pouco conhecimento técnico.

Breadwallet – Essa é uma carteira que não possui servidor que possa parar de funcionar, ou ser Hackeado. Ela foi desenvolvida, para proteger os seus usuários de Malwares, roubo físico e possíveis falhas de segurança no navegador.

Greenaddress – É uma carteira bastante fácil de usar que possui bastante segurança e privacidade. Para se ter uma ideia de como ela é segura, em nenhum momento as chaves estarão no servidor. Nem mesmo quando criptografadas. Nesse sentido, o usuário deverá sempre utilizar 2FA, a extensão do navegador ou app Android para sua utilização.

Carteira Bitcoin de desktop

Exchange chilena em parceria com o Mercado Livre possibilita a compra de criptomoedas através de boleto e cartão de credito

Como o próprio nome já diz, a carteira desktop funciona como um programa de computador. Oferecendo, desse modo, um local conveniente para armazenar suas moedas criptografadas, enquanto aguarda você realizar sua próxima negociação.

Cada carteira de desktop, é nesse sentido, utilizada para armazenar um tipo específico de criptomoeda. Desse modo, uma carteira utilizada para armazenar Bitcoin não pode ser usada para armazenar Ethereum e vice-versa. Abaixo, alguns tipos de carteira desktop.

mSIGNA – Essa é uma carteira avançada de fácil utilização. Ela possui, dessa forma, bastante rapidez, simplicidade, e uma enorme segurança, suportando BIP32, armazenamento off-line, transações multi assinatura, sincronização multidispositivo e backups criptografados eletrônicos e em papel.

Bitcoin Core – Essa é a carteira original e completa bitcoin. Ela é, digamos, a alma de que sustenta toda a rede da criptomoeda. Oferece segurança de alto nível, privacidade e estabilidade. Contudo, ela possui alguns pontos negativos. Tem poucas funcionalidades e consome bastante memória e espaço do HD.

BitGO – Essa é uma carteira multi-assinatura que possui algumas características peculiares. Dentre elas o fato de todas as transações possuírem a necessidade de duas assinaturas. Dessa forma, o usuário estará mais protegido contra a ação de Malwares e ataques de servidor. As chaves privadas são armazenadas pelo próprio usuário, tanto é que a BitGO não consegue ter acesso aos seus bitcoins.

Electrum – Essa é uma carteira simples e rápida de usar. Tem como principal característica o baixo uso de recursos, utilizando servidores remotos que são responsáveis pela parte mais complexa do funcionamento do bitcoin. Uma outra questão interessante é que ela permite ao usuário recuperar a carteira através da senha pessoal.

Carteira Hardware

Essa é uma carteira um pouco diferente das duas primeiras. Conhecida como carteira de armazenamento frio é considerada como o meio mais seguro de armazenar as criptomoedas.

Entretanto, por outro lado, também são as carteiras que apresentam um preço mais elevado, visto que, diferente das outras modalidades, ela precisa ser adquirida de um fabricante específico, por se tratar de um dispositivo físico.

Em relação ao software e ao serviço, estes têm os mesmos custos das outras carteiras, sendo que o que sai mais caro é o diferencial dela possuir um dispositivo físico que se assemelha bastante a um pendrive. É importante salientar também que o usuário só irá pagar por esse dispositivo uma única vez, no momento da compra. Segue abaixo os dois tipos mais utilizados de carteiras hardware.

Trezor – Essa é uma carteira que proporciona um excelente nível de segurança ao usuário, sem sacrificar a conveniência. Diferentemente do armazenamento cold storage, essa carteira é capaz de assinar transações, enquanto está conectada a um dispositivo online. Isso quer dizer que ela poderá usar seus Bitcoins com bastante segurança, mesmo quando usado em outro computador que não o seu.

Ledger Nano – Essa é uma carteira que foi construída sobre uma plataforma bancária de smartcard ST23YT66. Ela tem como característica fundamental manter segura as chaves privadas dos usuários, além de validar as transações e poder ser utilizada também como um cartão pré-pago seguro. Uma de suas desvantagens é que ela não possui código aberto.

Carteiras Online

Carteira Bitcoin Online – Bitcointoyou

Esse é um tipo de carteira que pode ser acessado e gerenciado de forma totalmente online. Nesse sentido, o usuário não precisa se preocupar em baixar algum programa, no computador ou no smartphone. Por essa razão ela é mais versátil, podendo ser acessada através de vários dispositivos.

Esse tipo de carteira é completamente hospedada nos servidores da empresa responsável por ela. Dessa forma, são um pouco menos seguras que as outras carteiras, pois a sua chave privada e pública, estão de certo modo, nas mãos de terceiros. 

Entretanto, é fundamental salientar que eles não têm acesso a essa informação, devido à ela ser criptografada antes de chegar aos servidores. Logo abaixo alguns exemplos de carteiras online.

Tipos de carteira online

Coinbase – Assim como todas as carteiras online, a coinbase é bastante fácil de usar, permitindo ao usuário o acesso de qualquer lugar. Ela também possui um aplicativo para ser acessada através do smartphone e um recurso de proteção avançada, o BTC Vault.

BlockChain – Essa é a carteira bitcoin mais popular do universo. Simples, segura e permite ao usuário, realizar transações com qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo.

Xapo – Essa carteira une a conveniência de uma carteira bitcoin com a segurança de um cofre de armazenamento cold storage. Oferece para o usuário um cartão de débito, conectado a sua carteira, o que permite ao mesmo pagar suas contas em bitcoins em inúmeros estabelecimentos comerciais, além de poder ser realizado o saque na moeda nacional em caixas 24 horas, convertido na cotação do dia.

Circle – Esse é um tipo de carteira online que possibilita armazenar, enviar, receber e comprar bitcoins. Ela possibilita inclusive a vinculação de contas bancárias, no entanto, no momento, somente cidadãos norte-americanos dispõe dessa opção. Contudo, os cartões de crédito e débito podem ser solicitado e usado por usuários de outros países.

Coinapult – Essa carteira possibilita aos usuários enviar por e-mail e SMS. Também dispõe de uma nova ferramenta chamada Locks que permite proteger o valor dos Bitcoins dos usuários da oscilação de preços.

Bitcointoyou – É uma das poucas exchanges no Brasil que permite aos usuários ter uma carteira fixa e manter seus bitcoins na carteira de bitcoin da corretora. Como proteção o site oferece criptografia, autenticação em dois passos e uso obrigatório de senhas fortes.

Carteira Bitcoin em Papel

carteira bitcoin paperwallet
Paper wallet – carteira bitcoin em papel

A carteira bitcoin em papel é uma carteira que contém um endereço público que pode ser utilizado para receber Bitcoins. Também possui uma chave privada, que permite ao usuário gastar ou transferir bitcoin armazenado para este endereço.

Sua forma de impressão, é na maioria dos casos, feita através de código QR, possibilitando a digitalização rápida e o adicionamento de chaves à uma carteira de software para que seja realizada uma transação.

Uma das principais vantagens dessa carteira é que as chaves não são armazenadas digitalmente em nenhum lugar. Esse fato à torna imune a ataques de hackers e malwares. Dentre algumas carteiras bitcoin em papel, podemos destacar:

Bitadress – Esse é um site que oferece, entretanto, a opção de criar uma carteira bitcoin e ser impressa sequencialmente. Essa impressão poderá ser realizada em qualquer impressora dentro de casa mesmo.

BitcoinPaperWallet – Esse é um site um pouco mais seguro que o anterior. Ele oferece um produto mais resistente a violação da carteira de papel. O usuário pode, contudo, encomendar etiquetas holográficas, com a finalidade de mostrar que a carteira não está adulterada.

BlockChain – Essa é a carteira online mais famosa que existe, que também oferece a opção de carteira de papel. Para isso, basta o usuário acessar o menu do site e selecionar a opção “carteira de papel” e gerar a sua.

Segurança e custo de uma carteira Bitcoin

Carteira Bitcoin Segura
Carteira Bitcoin Segura

Como demonstramos acima, as carteiras bitcoin são seguras, desde que sejam utilizadas de forma correta. Desse modo, é importante que você saiba como gerenciá-la com responsabilidade, evitando compartilhá-la com terceiros.

As chaves privadas são, como vimos armazenadas em sua carteira, que pode ser móvel, desktop, online, hardware ou de papel. Elas são a única maneira de acessar os dados de um endereço de bitcoin.

Dessa forma, se você perder a sua carteira, você perderá todo o seu saldo de Bitcoin. Por essa razão você deverá protegê-la muito bem, evitando como já dissemos o compartilhamento dos dados com terceiros.

O custo das carteiras depende de qual tipo você escolher. Normalmente as carteiras Hardware possuem os custos mais elevados, e as carteiras online possuem custos menos elevados. Entretanto, quase todas possuem um custo.

Todavia, já existe uma carteira bitcoin grátis. Ela está disponível na plataforma da bitcointoyou para qualquer usuário que queira desenvolver uma.

Como faço para ter uma carteira bitcoin grátis?

Carteira de Bitcoin Grátis
Carteira Bitcoin Grátis

Para que você possa obter a sua carteira bitcoin gratuitamente é necessário efetuar o cadastro e o passo a passo na plataforma da bitcointoyou.

O passo a passo, nesse sentido, é simples e didático e qualquer pessoa pode realizar através de um smartphone ou PC de qualquer país.

Dessa forma, não perca mais tempo e faça já o seu cadastro na plataforma, garantindo dessa maneira a sua carteira bitcoin inteiramente gratuita e fácil de ser utilizada.

Agora que você já sabe praticamente tudo sobre as carteiras bitcoin chegou o momento de começar a investir nesse ativo que vêm crescendo a cada ano, e que poderá vir a ser a moeda do futuro!

 

 

Photo of author

Autor: andre.horta

Deixe um comentário

Não perca tempo! Comece a investir

REDES SOCIAIS

[email protected]

Atendimento: 08:00-18:00 (seg-sex)