Criptomoeda: Banco central da China se prepara para lançar a sua!

Banco central da China se prepara para lançar a sua

Criptomoeda – Apoiado pelo governo a China está pronta para lançar no mercado a sua própria criptomoeda. A informação foi dada por Mu Changchun, vice-diretor do departamento de pagamentos do Banco do Povo da China (PBOC).

O comentário feito pelo vice-diretor aconteceu em um fórum realizado em agosto, em Heilongjiang, cidade na região norte do país.

Até a data do evento havia pouca informação sobre a criação de uma criptomoeda soberana chinesa. Depois da informação de Changchun ficou mais claro deslumbrar o que querem realmente as autoridades chinesas.

Ainda de acordo com Changchun a emissão da criptomoeda dependerá de um sistema de “dois níveis”. Onde tanto o Banco Central quanto as instituições financeiras do país terão legitimidade nas emissões.

Segundo o vice-diretor do Banco do Povo da China a moeda digital não dependerá apenas da tecnologia Blockchain. Afinal, ela ainda não suporta um volume tão grande em um país como a China.

Ainda de acordo com Changchun o protótipo do CBDC (Central Banking Digital Currency), já está completo e funcionando em um sistema de infraestrutura Blockchain. Embora com algumas pequenas alterações.

Leia também: Banco Central do Brasil passa a reconhecer bitcoins como bens!

Criptomoeda tem um projeto de cinco anos no país

O Banco Central da China vem trabalhando desde o ano de 2014 na criação de sua própria criptomoeda. Foi naquele ano, portanto, que o país criou uma equipe de pesquisa cujo objetivo era reduzir custo na circulação do papel-moeda tradicional.

Entretanto, após o Facebook lançar a sua própria moeda digital o assunto ganhou mais destaque entre as autoridades financeiras chinesas.

A Libra, moeda digital do Facebook tem o lançamento previsto para o ano de 2020. A criptomoeda tem como promessa dar condições para pessoas sem contas bancárias realizarem transações a nível global. As transações serão feitas através do aplicativo Calibra que suportará a moeda digital.

Desse modo, podemos então concluir que o mundo está avançando rapidamente para uma mudança de paradigmas no que diz respeito às criptomoedas. E talvez, em um futuro não tão distante o papel-moeda será apenas peça de museu.

Photo of author

Autor: andre.horta

Deixe um comentário

Não perca tempo! Comece a investir

REDES SOCIAIS

[email protected]

Atendimento: 08:00-18:00 (seg-sex)