CRIPTO URNA: CONHEÇA A NEO

Certamente o Bitcoin é o principal alvo das altcoins. A maioria nasceu com o intuito de ser a próxima geração do criptoativo rei. Todavia, se olharmos para o mercado blockchain com mais atenção, veremos que o Ethereum também tem sido escolhido como um ativo que precisa ser substituído. Sendo assim, o ambiente blockchain fica cada vez mais competitivo e o tempo dirá qual parte da corda será a campeã. Para competir com o ETH, surgiu a NEO, plataforma chinesa de criação de contratos inteligentes.

NEO é uma altcoin nascida em 2014 e tem demonstrado um desempenho interessante no mercado. Aliás, até o nome de “Ethereum Chinês” ela já conseguiu. Ao contrário do Bitcoin e semelhantemente ao Ethereum, a NEO apresenta muito mais que apenas um objetivo. Com a plataforma da altcoin é possível desenvolver aplicativos descentralizados e contratos inteligentes. Além disso, é viável criar tokens em seu blockchain.

Todavia, a altcoin se distancia do Ethereum quando o assunto é escalabilidade. Conforme você tem observado no decorrer dos anos, o ETH ainda não conseguiu suprir essa demanda e criptoativos como a NEO vieram para fazer toda a diferença. A NEO consegue realizar 10.000 transações por segundo enquanto o Ethereum está longe de realizar 100 transações nesse mesmo período. Contudo, a lacuna da escalabilidade não é o único ponto positivo que a NEO oferece. Veja abaixo algumas das qualidades que a altcoin apresenta.

Linguagem da NEO

Embora o conceito blockchain seja revolucionário, ele ainda não é muito claro. Até mesmo desenvolvedores experientes apresentam dificuldades de programar dentro da tecnologia. Sendo assim, tudo o que puder ser feito para facilitar a entrada de mais pessoas dispostas a contribuir com o ecossistema, é bem-vindo. Para codificar dentro da plataforma do Ethereum, no início o desenvolvedor precisava saber a linguagem de programação Solidity. Essa linguagem ainda é muito nova e não se consolidou como mundial. Ou seja, a altcoin apresentou uma grande barreira de entrada.

A NEO, no entanto, veio com uma proposta diferente. O criptoativo oferece suporte para as linguagens C++, C#, Go e Java desde sua criação. Dessa maneira, qualquer um que entenda dessas linguagens pode programar no blockchain do ativo digital. A porta de entrada é muito maior, pois há uma variedade de linguagens para serem escolhidas. Somente em seu início, apresentou suporte para cerca de 90% da comunidade de desenvolvedores.

Mecanismo de consenso

O blockchain trouxe uma forma de transações completamente descentralizadas. Afinal, ele não apresenta nenhum líder central. Sendo assim, a dúvida de como decisões importantes são tomadas é natural. Certamente você já se perguntou como as transações de criptoativos são consideradas válidas. Isso acontece através do modelo de consenso. Ou seja, os participantes da rede precisam entrar em um acordo de que não há erros na transação. É com o modelo de consenso que as qualidades da rede, como velocidade das transações, escalabilidade e taxas, são definidas.

A NEO utiliza o mecanismo de consenso Byzantine Fault Tolerant. Em suma, esse conceito aplicado ao blockchain é a representatividade de um nó da rede que os nodes precisam chegar num consenso quando se trata do estado atual do sistema. Em outras palavras, a maior parte dos participantes dentro de uma rede distribuída precisa concordar com um mesmo processo para evitar uma falha generalizada. Esse consenso utilizado pelo NEO é o aprimoramento do proof of work e proof of stake. Assim sendo, a altcoin está á frente de seu principal concorrente nessa área. Com o mecanismo de consenso dedicado, a NEO permite sincronizar a rede rapidamente, sem gastar muita energia.

Staking NEO

Inegavelmente uma das melhores formas de adquirir criptoativos é através do staking. De forma simples, ele é o processo de manter fundos em uma carteira de ativos digitais para apoiar as operações de uma rede blockchain. Ademais, ele ajuda o preço do criptoativo que trabalha com staking, pois como está bloqueado, não poderá ser vendido e não chegará a zero. Como não poderá utilizar os ativos digitais bloqueados para operações, os usuários recebem recompensas para isso. Esse modelo de recompensa é visto geralmente em prova de participação.

Apesar de o NEO não trabalhar com essa forma de consenso, a altcoin beneficia seus usuários para que deixem seus ativos bloqueados. Os detentores de NEO conseguem direitos de governança, como votar em possíveis alterações na rede. Além disso, manter a altcoin bloqueada faz com que o detentor obtenha GÁS, combustível utilizado para pagar as transações da NEO.

Economia inteligente

Ao passo que o Ethereum é uma rede que visa ser um computador descentralizado, a NEO representa a verdadeira economia inteligente. A altcoin pretende digitalizar ativos e objetos físicos, fazendo com que toda a economia viva no blockchain. De fato, se continuar no mesmo caminho que tem trilhado durante esses anos, NEO terá dApps compatíveis com empresas tradicionais e terá mais chances de ser um grande diferencial ao ser comparada com as demais altcoins.

A economia inteligente dA NEO possibilita que o criptoativo traga para o mercado, acordos comerciais escritos em códigos de programação utilizando contratos inteligentes. A princípio, isso permite uma economia onde indivíduos e até mesmo empresas podem concordar com o contrato e saber que ele será realmente executado sem a necessidade de um terceiro, pois as regras de governanças não podem ser modificadas. Além disso, a NEO oferece uma identidade digital pra seus usuários. Só para exemplificar, se a internet tivesse oferecido esse modelo no início, hoje em dia não seria necessário criar uma identificação para cada serviço usado on-line.

Conclusão

A NEO está caminhando fortemente em direção da adoção global. Aliás, a altcoin está pronta para ser o blockchain escolhido para a nova era de ICOS por suas vantagens tecnológicas. Apesar de o Ethereum ser o principal blockchain na área de contratos inteligentes, você precisa lembrar que o Facebook não foi sempre a principal mídia social do mercado, mas atualmente é a dominante. Isso mostra que a NEO pode sim chegar em uma posição muito melhor que a que tem hoje em dia. Após entender como a NEO funciona, você já tem mais clareza para saber se é realmente essa altcoin que deseja ver aqui na Bitcointoyou. ]

Não esqueça de votar na Cripto Urna.

Photo of author

Autor: andre.horta

Deixe um comentário

Não perca tempo! Comece a investir

REDES SOCIAIS

[email protected]

Atendimento: 08:00-18:00 (seg-sex)