CRIPTO URNA: CONHEÇA A IOTA

O mundo está de fato caminhando para uma grande robotização. Ela está invadindo fortemente a globalização. Tarefas que antigamente eram realizadas apenas por seres humanos, hoje são feitas por robôs. Sendo assim, nada mais natural que a internet das coisas se torne uma realidade.

De maneira simples, a internet das coisas é a rede onde objetos físicos “burros” são incorporados a sensores, software e outras tecnologias com o objetivo de conectar e trocar dados com outros dispositivos e sistemas pela internet. Ou seja, são objetos que falam entre si. Só para exemplificar, sua geladeira, com um sensor incorporado, poderá entrar em contato direto com o seu celular e você receberá a notificação dos produtos que estão faltando sem mesmo abri-la. Esse modelo está caminhando para um futuro promissor. Afinal, ele evitará uma grande perda de tempo e recursos. Assim sendo, nada melhor que haver um criptoativo focado nessa área. Certamente o grande peso da arena é o livro distribuído sem permissão da internet das coisas, IOTA. Sem dúvida, a IOTA é o principal nome a permitir uma internet das coisas emergente.

A IOTA possui uma estrutura modular leve. Ou seja, pode ser adaptada a qualquer serviço da internet das coisas. Enquanto o Bitcoin foi criado no modelo de transferência peer to peer, ou seja, ser transferido de pessoa para pessoa, a IOTA, além de poder ser transferida de modo p2p, está no modelo machine to machine, máquina para máquina. Dessa forma, os usuários não precisam estar ligados diretamente à internet. Uma conexão bluetooth já é suficiente. Serviços de compartilhamento de recursos computacionais, como largura de banda, CPU e armazenamento, são possíveis com a altcoin. Com mais de 7 bilhões de dispositivos IoT conectados atualmente, você consegue entender a importância de saber mais sobre a IOTA.

Resistente a Computação Quântica

A computação quântica é a promessa de um dispositivo que executa cálculos fazendo uso direto de propriedades da mecânica quântica, tais como sobreposição e interferência. Aliás, são esses cálculos que irão possibilitar o desenvolvimento de novas descobertas científicas, medicamentos para salvar vidas, entre outras coisas. A saber, a computação quântica é um dos grandes medos que assolam os usuários de ativos digitais. O Sycamore, processador quântico do Google, por exemplo, pode ser mais poderoso que o sistema do Bitcoin, segundo alguns usuários de criptoativos. Sendo assim, poderia facilmente roubar o BTC dos detentores do ativo digital. Apesar de isso ainda não ser uma realidade, os desenvolvedores do criptoativo rei já devem iniciar os preparativos para as mudanças futuras.

A IOTA, por outro lado, já vem com a promessa de ser resistente a computação quântica. Em contrapartida como Bitcoin que utiliza criptografia de curva elíptica (ECC), a IOTA usa assinaturas baseadas em hash. Embora ainda não dê para provar se a altcoin é realmente resistente aos computadores quânticos, pois não há muitos modelos para testes, esse protocolo se torna a verdadeira promessa para essa área tão delicada que o principal ativo digital ainda não está preparado para atuar. Além disso, o protocolo torna mais simples e rápido para assinar e verificar transações.

Não utiliza Blockchain

Um ponto negativo do blockchain é que quando muitas transações são realizadas, geralmente, mais caras as tarifas ficam. Ou seja, micro transações são inviáveis. Desse modo, pagar o café da manhã com o Bitcoin ou Ethereum, por exemplo, pode sair mais caro que se você for utilizar os métodos tradicionais. Além disso, a rede também fica mais lenta, não conseguindo alcançar a tão sonhada escalabilidade. Sendo assim, a IOTA decidiu que o blockchain não estaria nos planos de seu funcionamento. A tecnologia de contabilidade distribuída utilizada pela altcoin é a Tangle. Em resumo, a Tangle consegue superar as ineficiências dos projetos atuais de blockchain e introduzir uma nova maneira de alcançar consenso em um sistema descentralizado ponto a ponto.

O protocolo tem diversas vantagens. Dentre elas estão: velocidade, transferência segura de dados e escalabilidade. Cada transação realizada verifica duas novas. Além disso, o Tangle elimina a necessidade de taxas e os limites fixos de quantas transações podem ser confirmadas por segundo na rede. Assim sendo, possibilita pequenas transferências com a IOTA. Ao contrário do Bitcoin, quanto maior é a atividade, mais rápida é a rede. Ademais, por não passar pelo processo de mineração, todos os tokens foram emitidos na pré venda, não há diferença entre os nodes. Desse modo, não há possibilidade de censura na rede, pois todos os usuários têm poderes iguais.

Forks

Em resumo, os forks são atualizações necessárias para corrigir falhas do sistema de um criptoativo. Existem dois modelos de forks no meio blockchain, soft fork e hard fork. Soft fork é uma mudança no protocolo de um ativo digital que é compatível com versões anteriores. Em contrapartida, o hard fork é a alteração no protocolo de um ativo digital que é incompatível com as versões anteriores. O exemplo de hard fork mais bem-sucedido é o Bitcoin Cash. Ele surgiu para resolver alguns problemas do Bitcoin, como escalabilidade.

 

Em contraste com o Bitcoin temos a Iota. O criptoativo não passa por isso. Em sua rede não pode ocorrer nenhum modelo de fork. Sendo assim, a rede se mostra muito mais imutável e segura que a do criptoativo líder de mercado.

Conclusão

A IOTA é uma rede segura e unificada. Ademais, ela promete estar preparada para a próxima onda tecnológica de inovação. A expectativa é que o número de dispositivos conectados em uso chegue a 75 bilhões em 2025. A IOTA irá facilitar a existência de cidades e redes inteligentes, cadeia de suprimentos, serviços financeiros, pagamentos ponto a ponto, seguros e muito mais. Dessa maneira, você pode analisar como a principal altcoin focada na internet das coisas poderá crescer e continuar líder de mercado. Certamente que os dois pontos de destaque da altcoin são liquidação transacional e integridade dos dados. Qualidades que muitos criptativos não apresentam. Após entender como a IOTA funciona, você já tem mais clareza para saber se é realmente essa altcoin que deseja ver aqui na Bitcointoyou. Não esqueça de votar na Cripto Urna.

Photo of author

Autor: andre.horta

Deixe um comentário

Não perca tempo! Comece a investir

REDES SOCIAIS

[email protected]

Atendimento: 08:00-18:00 (seg-sex)