O Bitcoin e o Tether tem diferenças? Entenda mais!

O Bitcoin foi a primeira criptomoeda a surgir no mundo há aproximadamente dez anos atrás. Quando apareceu, poucas eram as pessoas que acreditavam no potencial da moeda digital. No entanto, com o tempo o seu crescimento foi surpreendente.

Nos últimos cinco anos o Bitcoin deu um salto em sua valorização. O seu valor que não passava de US$ 700,00 dólares em 2015, chegou a bater quase US$ 20.000,00 em dezembro de 2017.

Por ser uma moeda descentralizada, o Bitcoin não sofre influência de nenhuma atitude governamental. Todavia, por não possuir lastro, a moeda digital vê diariamente o seu preço flutuar de acordo com a oferta e procura. E é isso, portanto, que justifica as grandes oscilações de preço da criptomoeda.

Diante de tamanha flutuação, o Bitcoin passou então a ser encarado mais como um ativo de investimento do que como uma moeda propriamente dita. E isso fez com que as pessoas comprassem Bitcoin com o intuito de vendê-lo quando valorizado.

Vislumbrando esse problema, outras criptomoedas surgiram com um propósito diferente. Apresentar uma solução onde o preço da moeda digital não flutue. E foi então que surgiram as Stablecoin, que nada mais são que criptomoedas estáveis.

Leia tambémBitcoin – Conheça as lojas que aceitam pagamento com a criptomoeda!

Bitcoin x Tether, as principais diferenças

Com o intuito de combater as flutuações e ser usada com a finalidade de meios de troca as stablecoin surgiram bastante recentemente no mercado. E a principal Stablecoin existente na atualidade é a Tether.

Em Abril desse ano, a criptomoeda apresentou um volume de negociação maior que o Bitcoin. E de Agosto em diante bateu o Bitcoin em volume de maneira recorrente no mercado financeiro.

Um dos principais fatores que colaborou para o Tether apresentar tamanho crescimento é que a criptomoeda possui lastro. Sendo assim, para cada Tether emitido há uma reserva em ativos. Isso garante que a moeda digital não irá enfrentar as mesmas oscilações que o Bitcoin.

Essa é talvez a maior diferença entre ambas as moedas digitais. Pode-se, inclusive, dizer que as stablecoin poderão surpreendentemente acabar com diversos problemas macroeconômicos existentes, como a inflação e o câmbio.

O Facebook, visualizando esse mercado anunciou que em 2020 irá lançar sua própria criptomoeda, a Libra. Ela também será uma stablecoin, e promete ser a principal criptomoeda usada no mundo todo.

Então, se você ainda não se atentou para essa realidade é bom se apressar, pois as criptomoedas em bem pouco tempo dominarão o mercado, substituindo de uma vez por todas as moedas locais.

Photo of author

Autor: andre.horta

Deixe um comentário

Não perca tempo! Comece a investir

REDES SOCIAIS

[email protected]

Atendimento: 08:00-18:00 (seg-sex)