Tudo o que você precisa saber sobre a Polkadot

Para falar sobre Polkadot, precisamos começar lá do inicio do mundo das criptomoedas. O Ethereum (ETH) se consolidou no mercado de criptoativos por ser o grande computador descentralizado do blockchain. A altcoin foi a primeira a seguir esses passos. Por essa razão, é a rede mais escolhida para criação de tokens. Ethereum também é o número um das finanças descentralizadas (DeFi) e dos tokens não fungíveis (NFTs), pontos mais quentes do mercado de criptoativos. Todavia, a principal altcoin não conseguiu acompanhar a evolução do mercado, pois ainda possui uma rede lenta e com altas taxas.

Sendo assim, diversos concorrentes do ETH surgiram para garantir que essa lacuna fosse preenchida e um deles é a Polkadot (DOT). O desempenho da altcoin foi tão grande em 2020, que ela conseguiu entrar bem rápido no top 10, algo que as demais concorrentes do ETH levaram muito tempo para conseguir. Hoje vamos te ensinar tudo o que você precisa saber sobre o projeto.

O que é a Polkadot

Polkadot é descrito por seus desenvolvedores como o próximo passo para a tecnologia blockchain ou até mesmo o “blockchain dos blockchains”. Gavin Wood, cofundador do Ethereum e inventor da linguagem de programação Solidity, é um dos nomes por trás desse criptoativo. Wood começou a idealizar a inovação da Polkadot com Peter Czaban e Robert Habermeier em 2016. Ele pensou em apresentar ao ecossistema uma versão melhorada do ETH que consegue trazer segurança, escalabilidade, número de transações por segundo que a rede pode lidar, e inovação.

Com o bloco genesis surgindo em 26 de maio de 2020, um dos pontos que mais chama a atenção desse blockchain poderoso é o fato de ele ter a famosa interoperabilidade. Ou seja, os blockchains de diferentes ativos podem conversar,mesmo em larga escala. Como resultado, vemos mais trocas de dados e aplicativos mais completos e poderosos.

Em 2022, a solução de camada zero conseguiu lançar o sistema de mensagens XCM (cross-consensus messaging). O XCM permite a comunicação entre suas várias parachains e possibilita que ativos NFTs sejam transferidos de uma cadeia para outra. Esse lançamento ajuda a altcoin a cumprir  seu objetivo fundamental de ser um ecossistema multicadeia totalmente interoperável.

Com a Polkadot conectar milhares de blockchains ao mesmo tempo passou de uma desejo, para se tornar realidade.

Não podemos deixar de mencionar que a Polkadot conecta e protege uma rede de blockchains especializados, facilitando a transferência on-chain, não apenas de tokens, mas de quaisquer dados ou tipos de ativos. Como resultado, conecta cadeias públicas e privadas, redes sem permissão, oráculos e tecnologias futuras. 

Essas redes independentes agora podem compartilhar informações e transações sem confiança através da Polkadot Relay Chain, cadeia de blocos considerada o coração da rede Polkadot, pois ajuda a criar consenso, interoperabilidade, segurança compartilhada em toda a rede de diferentes cadeias e opera na finalização de transações.

A seguridade do Relay Chain fica nas mãos dos nomeadores que fortalecem o ecossistema, selecionando validadores confiáveis através de votos. Para que essa ação seja feita, é necessário ter tokens DOT sobre posse, detalhe que vamos comentar mais a frente. 

Todas essas vantagens não impedem que a Polkadot seja escalável. A grande aposta da web3 consegue processar muitas transações graças aos seus parachains, solução da Polkadot para escalabilidade.

Parachains são cadeias / ecossistemas únicos que correm paralelamente à cadeia de retransmissão com sua própria governança e token, mas se conectam de volta à cadeia de retransmissão. Parachains permitem que as transações sejam processadas em paralelo ao invés de sequencialmente, trazendo maior escalabilidade para a Polkadot. 

A cadeia de retransmissão nada mais é que a responsável pela segurança compartilhada da rede, consenso e acordos de transação. Como resultado de todos os parachains estarem conectados a essa cadeia, eles desfrutam de todos os seus benefícios.

DOT, o token da Polkadot

O DOT surgiu com o intuito de democratizar a tecnologia blockchain e servir a rede, assim como o ether serve o ecossistema do Ethereum, realizando as principais funções da plataforma, como pagamento de taxas. No entanto, possui alguns diferenciais que merecem destaque. 

Os detentores do token DOT, por exemplo, podem votar na estrutura da Polkadot. Sendo assim, podem decidir sobre as taxas, implantação ou remoção de parachains e demais atualizações da rede. 

Ao ser um detentor de DOT você possui todos os privilégios, que em outras plataformas são exclusivos dos mineradores, incluindo a dinâmica de leilão e o gerenciamento de eventos excepcionais, como atualizações e correções de protocolo.

Além disso, é possível realizar staking, processo onde investidores compram tokens e guardam ao invés de fazer trading, através do DOT, incentivando que os detentores do token não o despejem no mercado e ainda possam auxiliar no consenso da rede. 

Nesse cenário, bons atores são recompensados​, enquanto os maus agentes perderão sua participação na rede, mostrando a preocupação da Polkadot com a segurança do ecossistema. Os pescadores são os agentes que monitoram e relatam comportamentos maliciosos na rede sobre validadores ruins. Eles são motivados, em busca de recompensas, ao provar que uma parte agiu fora do conjunto de regras.

O staking, com o auxílio dos validadores, também ajuda a plataforma a funcionar melhor ao permitir que transações válidas sejam realizadas entre parachains. A quantidade de DOT necessária para participar da rede varia de acordo com a atividade realizada, a duração do DOT e o número total de DOT apostados.

Outra opção de uso para o DOT é o bonding. Esse processo é necessário quando novas parachains são adicionadas ao ecossistema Polkadot. Para que o processo seja realizado, é necessário que o DOT fique bloqueado e seja liberado apenas no término do bonding, quando um parachain é removida do sistema por não ser útil ou abandonado por seus criadores.

Por que comprar Polkadot?

Conforme mencionado acima, a Polkadot é uma das maiores apostas para a nova realidade da internet, a Web3, onde os usuários controlam seus dados e não são limitados por limites de confiança dentro da rede. Seu ecossistema avançado e descentralizado contribui para ser o ativo blockchain querido da arena que, mesmo em momentos de instabilidades, tem ganhado voz em eventos do mercado tradicional e de criptomoedas. 

Além disso, a Polkadot possui uma forma de atrair mais projetos ao permitir a criação de blockchains personalizados, que podem ser customizados de acordo com a necessidade de quem está desenvolvendo essas soluções, rápidos e fáceis de desenvolver com o Substrate. Embora o Substrate não seja um blockchain, como estamos acostumados com o Ethereum, por exemplo, ele possui uma estrutura semelhante ao SDK de blockchain que viabiliza a criação de criptomoedas e sistemas descentralizados. Além disso, a tecnologia te dá maior liberdade para definir sua cadeia como quiser. 

Uma menção importante é que a Polkadot protege o investimento dos atuantes do mercado blockchain com os leilões de parachain, forma que redes independentes baseados em substrate se conectam às cadeias de retransmissão da Polkadot através de um leilão aberto e sem permissão. 

Os leilões vieram com o objetivo de alocar slots (vagas) de parachain para projetos que desejam operar em qualquer rede. 

Em 2021, após cinco anos de estudos, a Polkadot concluiu com sucesso os primeiros passos nesse setor com a meta de ter até 100 parachains funcionando ao mesmo tempo, mas com a abertura sendo feita entre 20 e 30 parachains operacionais no primeiro ano. As primeiras eleitas foram Acala, Moonbeam, Parallel Finance, Astar e Clover.

Veja mais razões para utilizar a BitcoinToYou e adquirir suas primeiras unidades de Polkadot. 

Interoperabilidade além de tokens: a Polkadot permite transferências cross-blockchain de qualquer tipo de dados ou ativos, não apenas tokens.

Escalabilidade: a Polkadot oferece escalabilidade econômica permitindo um conjunto comum de validadores para proteger vários blockchains. A altcoin consegue fornecer eficiência transacional ao espalhar as transações por vários blocos paralelos, permitindo o processamento de um número muito maior de transações que o Ethereum, por exemplo.

Não há forks na Polkadot: caso apareça algum bug no sistema da Polkadot, ele poderá ser corrigido sem a necessidade um fork. Além disso, a integração de novos recursos também não precisa passar por essa modalidade, pois o sistema da Polkadot é adaptável à mudanças.

Proteção: Polkadot permite uma internet onde blockchains independentes podem trocar informações sob garantias de segurança comuns.

Em resumo, com todas essas vantagens, a Polkadot se destaca como um projeto inovador que ainda tem muito espaço para crescer no meio blockchain. A altcoin traz a inovação não observada em muitos projetos de anos de mercado e está apenas no começo. 

Sempre que pensar em fazer um investimento na Polkadot através da BitcoinToYou lembre-se: escalabilidade, velocidade e interoperabilidade são fatores de extrema importância para os investidores e em todos eles, a Polkadot se sai muito bem. Por essas razões a criptomoeda está se estabelecendo como a próxima geração da tecnologia blockchain.

Desde o seu lançamento em 2020, a Polkadot conta não apenas com grandes avanços tecnológicos, mas também com um crescimento em capitalização de mercado de mais de 200%. Fato é que a altcoin corrigiu cerca de 87% desde a alta histórica de novembro de 2021, mas esse pode ser o momento que todos buscavam para analisar uma possível entrada no token DOT.

Esse conteúdo não é uma dica de investimento. Faça seus estudos antes de entrar em qualquer projeto, pois o mercado de criptomoedas apresenta grandes volatilidades. Estamos a disposição e prontos para te ajudar, acesse o site da BitcoinToYou e converse com um especialista

Photo of author

Autor: andre.horta

Deixe um comentário

Não perca tempo! Comece a investir

REDES SOCIAIS

[email protected]

Atendimento: 08:00-18:00 (seg-sex)