Renda passiva de forma fácil: aprenda sobre o staking!

Que tal obter rendimentos em suas criptomoedas sem ter que fazer nada? Estamos falando do staking. Você já deve ter ouvido falar, mas pode ainda não saber o real significado dessa palavra e como ela é importante para o meio blockchain.

Se você quer entender em que consiste esta alternativa à mineração, leia o post completo que a BitcoinToYou produziu especialmente para você.

Afinal, o que é staking?

Em um contexto bem simples, staking é uma alternativa de mineração ligada ao processo de manutenção de criptoativos em uma carteira, ou seja, você mantém criptomoedas bloqueadas em uma rede, e assim, recebe recompensas por isso.

Não entendeu? Calma que melhora: ao deixar seu ativo digital guardado, você consegue dar suporte a rede e ganha recompensas por essa “ajuda” no funcionamento do criptoativo. Isso se dá porque, ao manter suas moedas digitais em uma carteira virtual por certo período, você poderá receber valores ao validar blocos.

Quanto maiores as quantias em moedas digitais, mais chances você tem de ter sua carteira escolhida como validadores de bloco. Sobre as recompensas, cada rede possui uma forma diferente de cálculo:

  1. por meio das quantidades de moedas que o validador possui;
  2. pela análise do tempo que validador está fazendo o staking;
  3. analisando a taxa de inflação daquela rede específica.

Essa modalidade está presente no mecanismo de consenso Proof of Stake (PoS), que explicaremos a seguir.

Há diferença entre staking e empréstimos cripto?

Sim. Muito embora ambas as estratégias sejam voltadas ao aumento de posses, no staking você auxiliará uma rede a garantir segurança aos seus usuários, enquanto no empréstimo de criptos você irá colaborar ao fornecimento de liquidez nas negociações de criptos.

Ou seja, nos empréstimos de cripto você terá a possibilidade de receber juros, passivamente, ao emprestar seus ativos, e no staking você investe uma rede específica.

Como o staking funciona?

Para que seja mais facilmente entendível o funcionamento do staking, é interessante que você entenda sobre os dois mecanismos de consenso pelos quais as transações em redes blockchain são validadas:

1. Proof of Work (PoW)

Sendo traduzida como “prova de trabalho”, a expressão e sigla são mais utilizadas em inglês (PoW ou POV), é um fator essencial na mineração de criptomoedas como Bitcoin e Ether.

As transações individuais nas redes de criptomoedas ficam armazenadas em uma mempool – espécie de sala de espera onde as transações são agrupadas para validação. Para que essas transações individuais sejam, então, validadas, é necessário que um computador o faça por meio da resolução de uma conta matemática que foi gerada pela rede.

Não se trata de uma processamento simples: requer energia elétrica, força computacional e tempo, e quando a sentença matemática é então decifrada, o computador é recompensado por isso.

O que acabou de ser descrito de forma superficial é o ato de mineração de criptomoedas, e a capacidade computacional é essencial para este fim, principalmente quando se fala de Bitcoins, haja vista que a recompensa advém da força computacional. E não se engane, o seu custo é elevado.

2. Proof of stake

A prova de participação ou PoS é, em suma, o “primo evoluído” do modelo de consenso Proof of Work (PoW).

Enquanto o primeiro exige que o minerador use seu supercomputador para experimentar milhões de cálculos por segundo, concorrendo com outros supercomputadores em todo o mundo para conseguir validar uma transação, o segundo usa um processo de eleição pseudo-aleatória para selecionar um nó para ser o validador do próximo bloco.

Os validadores são selecionados com base no número de criptoativos guardados na carteira para staking. Sendo assim, quanto mais ativos um holder deixa na carteira, maiores são as chances de ser escolhido como o próximo validador e ganhar a recompensa.

Surgimento do proof of stake

Apesar de o PoW ser uma ideia que surgiu em 1993, ou seja, muito antes da existência do Bitcoin, o PoS e o conceito de staking surgiram em 2012. As modalidades nasceram logo após Sunny King e Scott Nadal apresentarem a Peercoin ao mundo do blockchain.

Todavia, é importante apontar que a altcoin nasceu com o mecanismo híbrido (PoW/PoS), mas abandonou a prova de trabalho com o tempo e se tornou apenas um ativo digital de staking.

Como fazer staking?

Antes de tudo, temos duas hipóteses: a) a opção de guardar o ativo digital em sua carteira oficial ou em um dispositivo físico, como a Ledger Nano e; b) deixar a altcoin em uma staking pool.

Atualmente, existem três opções para fazer staking de criptoativos e ganhar renda passiva com isso. Vamos conhecê-las:

  • grupos de staking: neste modelo os usuários da rede, você e demais stakeholders, unem poder de staking para poderem ter mais chances de validarem um bloco e serem recompensados (por meio de uma staking pool);
  • cold staking ou cold storage: este trata-se de um staking em uma carteira que não está conectada à internet, ou seja, uma carteira fria (hardware ou sotware air-gapped), e nesse caso é indicado para stakeholders de grandes quantias;
  • provedores de staking: essa forma de staking se baseia em uma forma de oferecimento de serviços aos usuários do altcoin, e o retorno, nesse caso, poderá ser diminuído pelas comissões de 2% a 50% dos provedores;

Vantagens do staking e PoS

Acreditamos já ser bastante cristalino o que é e como se dá o staking, na prática. Mas e os benefícios advindos dessa técnica de renda passiva, você sabe quais são? A BitcoinToYou te conta:

  • não precisa de supercomputadores para verificar e validar novos blocos;
  • o investimento é direto no criptoativo, e não em uma super máquina;
  • esta modalidade traz uma escalabilidade maior para o blockchain da altcoin;
  • desprende bem menos gasto de energia e recursos físicos para manter o blockchain;
  • as blockchains que usam o PoS são muito mais rápidas, ágeis e escalam rapidamente;
  • o usuário da rede blockchain não tem que ter conhecimento específico e avançado em negociação de cripto ativos.

E aí, ficou interessado? Venha conhecer então os criptoativos que permitem o staking:

Criptoativos que permitem que você faça staking

Há diversas altcoins que já trabalham com o Proof of Stake. Iremos citar algumas que você já pode comprar na BitcoinToYou, passar para sua carteira digital e começar a ter rendimentos passivos com isso:

NEO

NEO é uma altcoin que, ao contrário do Bitcoin e semelhante ao Ethereum, apresenta muito mais que apenas um objetivo. Com a plataforma do criptoativo é possível desenvolver aplicativos descentralizados e contratos inteligentes. Além disso, é viável criar tokens em seu blockchain.

Cardano

Cardano é uma plataforma descentralizada que permite transferências de valores programáveis complexas de forma segura e escalonável. Ademais, é uma das primeiras a ser construída na linguagem de programação Haskell.

Por ser um ativo digital criado após o Bitcoin e Ethereum, a Cardano consegue aprender com os erros de seus antecessores e trazer uma plataforma com um desempenho melhor que os dos principais criptoativos. Assim sendo, seu blockchain apresenta camadas flexíveis e escalonáveis.

B2U Coin

B2U Coin é a criptomoeda da BitcoinToYou, e conta com um ecossistema completo, desde um banco digital e até um pool de mineração PoS.

Por ser um criptoativo da corretora, é possivel fazer Stake dela com até 2% de rendimentos mensais através do próprio aplicativo da BitcoinToYou.

EOS

EOS é uma plataforma de contratos inteligentes e aplicativos descentralizados que apresenta transações rápidas e escaláveis, além de ser concorrente da rede Ethereum. O EOS é visto como o criptoativo que oferece uma plataforma blockchain descentralizada e de alto desempenho para empresas de todo o mundo.

Stellar

O criptoativo nasceu com o intuito de ser uma alfabetização financeira e um dinheiro utilizável no dia a dia com escalabilidade e baixas taxas. Assim como outras altcoins no mercado, deseja ser o ativo digital escolhido para realizar pagamentos.

Acreditamos que agora você aprendeu a adquirir renda de forma passiva sem muito trabalho da sua parte. A BitcoinToYou pode te ajudar nisso, e ainda te ensinar muito mais sobre o universo das criptomoedas. Fique de olho em nosso blog!

Photo of author

Autor: andre.horta

Deixe um comentário

Não perca tempo! Comece a investir

REDES SOCIAIS

[email protected]

Atendimento: 08:00-18:00 (seg-sex)