Gigante de cartões de crédito busca patentear sistema de pagamento por meio de Blockchain

Gigante De Cartões De Crédito Busca Patentear Sistema De Pagamento Via Blockchain

A Mastercard, gigante dos cartões de créditos, está desenvolvendo estudos para implantar plataforma para manter e acompanhar o controle dos pagamentos dos seus clientes. De acordo com matéria publicada pela Coindesk na última segunda feira (17), há similaridades nos pedidos publicados na semana passada pelo Escritório de Marcas e Patentes dos EUA.

Um dos indícios é a descrição de um “livro distribuído para registrar transações ponto-a-ponto à medida em que são processadas”. Esses registros teriam a possibilidade de serem utilizados pela própria empresa como por seus membros para a criação de notificações dos itens adquiridos durante o curso dos negócios

Um dos objetivos dos aplicativos apresentados na solicitação de patente seria facilitar o gerenciamento de contas, agilizando e simplificando o processo de monitoramento de pedidos de compra. Desta forma, os dados fornecidos por uma plataforma passariam a ser armazenados de forma clara e com formato que seja facilmente auditáveis por empresas participantes, oferecendo imutabilidade e resistência a adulterações, proporcionando maior confiabilidade aos dados.

A Mastercard compara o funcionamento dessa nova ferramenta com sistemas tradicionais, pois a plataforma pode fornecer maior serviço para as entidades com maior transparência e segurança do que quaisquer números de sistemas dedicados exclusivamente à um dos múltiplos serviços.

Esse sistema apresentado pela Mastercard vai gerenciar ‘reservas fracionárias no blockchain’, o que permitiria transações de Bitcoin em cartões de crédito, um modelo de pagamento certamente esperado pelos consumidores entusiastas das criptomoedas. Desta forma, o cliente de cartão de crédito teria duas contas vinculadas ao seu banco, uma para as criptomoedas e outra para saldo em dinheiro.

Esses estudos mostram o interesse que a Mastercard tem com os novos meios de tecnologia, como a criptomoedas. Segundo a empresa, os bitcoins já deram muita dor de cabeça, o que fez a gigante de cartões de credito culpar o mercado de criptoativos pela baixa receita do primeiro trimestre de 2018.

Photo of author

Autor: andre.horta

Deixe um comentário

Não perca tempo! Comece a investir

REDES SOCIAIS

[email protected]

Atendimento: 08:00-18:00 (seg-sex)