Você sabe o que é uma DAO? Saiba mais sobre a sigla

O que é uma DAO?

A DAO (Decentralized Autonomous Organization, ou Organização Autônoma Descentralizada, em português) é a soma de múltiplos contratos inteligentes capazes de conversar entre si, os quais são executados e validados por uma blockchain.

A principal finalidade é fazer com que as organizações sejam autogovernadas e transparente entre seus membros, com regras aplicadas com o próprio código que a define. Assim, os colaboradores conseguem fiscalizar todo o trâmite dos fundos investidos em tempo real.

Além disso, a DAO proporciona que as regras de governança corporativa sejam aplicadas e efetivadas através de um software inteligente, sem a intervenção humana, tornando o processo democrático.

A criptomoeda de código aberto Dash foi a primeira a ser criada em janeiro de 2014. Dentre suas enormes vantagens estão a proteção contra o Golpe Duplo (falha que permite o usuário usar suas moedas digitais mais de uma vez), transação de forma instantânea, autonomia dos donos para votar em propostas que afetem a moeda, entre outros.

As organizações autônomas descentralizadas já são uma realidade, mas para que ela ocorra em sua plenitude, é necessária a participação ativa de todos os seus integrantes, pois todas as decisões são tomadas em conjuntos.

Só há investimento em um projeto se houver consentimento entre os envolvidos.

Dificuldades enfrentadas

Apesar das organizações fornecerem trâmites mais rápidos e menos burocráticos, podem haver problemas, como:

– Segurança: Como os códigos são todos abertos, membros mal-intencionados podem modificá-los ou não relatar certas falhas (aparecendo os famosos bugs).
– Legalidade: Como não há uma pessoa jurídica comandando a organização, a legislação vigente no Brasil não a reconhece como uma empresa legal.

 

Photo of author

Autor: andre.horta

Não perca tempo! Comece a investir

REDES SOCIAIS

[email protected]

Atendimento: 08:00-18:00 (seg-sex)