CRIPTO URNA: CONHEÇA O ZCASH

Apesar de o Bitcoin ser o principal ativo digital do mundo, ele não está sozinho nessa caminhada. Além de ser um criptoativo que não consegue escalar, ele apresenta algumas características que muitos enxergam como falha. É provável que uma delas seja a transparência do criptoativo. Ao contrário do que muitos acreditam, o BTC não é anônimo. Suas transações são facilmente rastreáveis, pois, são armazenadas permanentemente em seu blockchain. Dessa maneira, a privacidade ao realizar transações que é encontrada no dinheiro fiduciário, não é vista no Bitcoin. Sendo assim, algumas altcoins surgiram com o intuito de mudar esse cenário e o Zcash é um dos ativos digitais dominantes nesse sentido.

O Zcash foi lançado em 2016 e é baseado no protocolo Zerocoin. Além disso, a altcoin é descentralizada e de código aberto. Em contrapartida com outros criptoativos que são ou anônimos, ou privados, o Zcash deixa o usuário decidir se a transação será fechada ou aberta. A escolha dessa modalidade é importante, pois para não terem problemas com órgãos reguladores, muitas exchanges não suportam transações privadas. As transferências privadas mostram apenas metadados criptografados para provar que ninguém está sendo desonesto. Dessa forma, remetente, destinatário e saldos são ocultados.

Certamente a crença de que transferências privadas são utilizadas apenas por criminosos ainda é alta. Todavia, vemos que a privacidade está com uma forte demanda entre os indivíduos honestos. Realmente ninguém precisa saber a quantidade de dinheiro e nem para quem você o está enviando. Você pode ser um multimilionário do Bitcoin e decidir utilizá-lo para despesas diárias como pagar fornecedores, por exemplo. Contudo, ao deixar seu endereço de BTC público para terceiros, você corre o risco dele ser compartilhado e atores maliciosos descobrirem através do blockchain a quantidade de Bitcoin que você possui e agir de maneira criminosa para tirá-los de você. Assim sendo, é importante que você conheça criptoativos de privacidade como o Zcash.

Protocolo de privacidade

A fim de manter suas transações anônimas, o Zcash utiliza o zero-knowledge proofs (prova de conhecimento zero). Em suma, o ZKP garante que uma declaração é verdadeira, sem revelar nenhum dado adicional. Podemos utilizar um aplicativo de pagamentos como exemplo. Ele irá apenas pagar sua transferência sem saber a quantidade real de saldo que você tem em sua conta ou o limite de seu cartão de crédito. Certamente você pode utilizar a técnica para intermediar acordos de forma simples, privada e segura. Os membros envolvidos no ZKP são os provedores e verificadores. A saber, as informações mantidas em segredo são conhecidas como testemunhos. Apesar de manter os dados em um blockchain público, as informações pessoais e de transação são totalmente confidenciais.

Além disso, a técnica zk-SNARK ajuda ainda mais em sua privacidade. Com a aplicação escolhida pela altcoin, as provas são menores e podem ser verificadas em menos tempo. Ademais, ela garante que haja pouca e em alguns casos nenhuma interação entre o provador e o verificador. Provadores desonestos nesse sistema não conseguem obter sucesso ao tentar fraudar a rede. O protocolo garante que o provador fique impossibilitado de construir uma prova sem possuir o conhecimento. Somente a título de curiosidade, você consegue saber se um endereço de ZCash é público ou privado através de suas iniciais. Se começar com a letra “t”, as transações são públicas como as do Bitcoin. Todavia, se iniciar com a letra “z” estão com aprimoramento de privacidade.

Mineração

Semelhantemente aos criptoativos dominantes do mercado, o Zcash depende de mineração para adicionar transações ao blockchain. De fato, o trabalho dos nodes nessa arena é muito importante. Contudo, os mineradores são o grande diferencial, pois é essa categoria que realmente faz o trabalho duro e protege a rede. Os mineradores competem entre si com poder de processamento para produzir um novo bloco na cadeia. De acordo com o POW, logo após o minerador conseguir concluir o cálculo adequado, ele é premiado com uma recompensa em criptoativo pela rede.

O algoritmo de mineração escolhido pelo Zcash é o Equihash. A saber o algoritmo é baseado no conceito da ciência da computação Generalized Birthday Problem. O Equihash é orientado a memória. Ou seja, a quantidade de mineração que você pode fazer é denominada pela quantidade de RAM que você possui. Além disso, o algoritmo tem uma verificação muito eficiente e pode ser importante para usuários com dispositivos restritos.

Equipe

Por certo que o que faz um projeto andar verdadeiramente é a sua equipe. Não adianta nada um criptoativo ter uma ideia brilhante ou se propor a resolver um grande problema no mundo real se as pessoas que trabalham por trás dele não têm competência para isso. Nesse sentido, o Zcash não deixa falhas. O criptoativo tem sua entidade sem fins lucrativos, Zcash Foundation, que mantém e melhora o protocolo da altcoin.

Além disso, o time da altcoin tem uma abordagem científica com criptógrafos e cientistas respeitados e experientes em computação, pois o Zcash tem uma origem acadêmica. Ademais, foi através dessa equipe que o criptoativo conseguiu proteger suas transações. O Zcash tem pessoas especializadas em implementar e testar criptografia de ponta. Assim sendo, a altcoin garante uma vantagem sobre seus rivais.

Conclusão

O Zcash é sem dúvida uma das ofertas iniciais de moeda de maior sucesso e consolidação do mercado. A altcoin consegue oferecer a utilidade do Bitcoin, mas com um adicional que é manter suas transações não rastreáveis. Que o Zcash pode ser utilizado por criminosos é um fato. Contudo, os agentes mal feitores utilizarão o que verem pela frente, seja um carro, moto e até mesmo a própria internet. O errado é o criminoso e não a tecnologia. Ademais, de acordo com a equipe do Zcash, a preocupação não é inventar algo que os bandidos não vão utilizar, mas sim algo que possa capacitar e elevar bilhões de pessoas honestas no planeta. Após entender como o Zcash funciona, você já tem mais clareza para saber se é realmente essa altcoin que deseja ver aqui na Bitcointoyou. Não esqueça de votar na Cripto Urna.

Photo of author

Autor: andre.horta

Deixe um comentário

Não perca tempo! Comece a investir

REDES SOCIAIS

[email protected]

Atendimento: 08:00-18:00 (seg-sex)