CRIPTO URNA: CONHEÇA a Stellar

Enquanto os bancos centralizam as transferências de dinheiro, os criptoativos fazem isso de forma distribuída. Ou seja, trazem muito mais segurança para as transações, pois tiram o ponto único de falha.

Contudo, os ativos digitais ainda não têm uma aceitação grande pelos indivíduos.

Eles têm um enorme caminho a ser percorrido até que isso aconteça. Sendo assim, soluções que buscam se envolver com o dinheiro fiduciário ainda são necessárias.

Nesse sentido, surgiu, em 2014, a altcoin Stellar que teve 95% de seu suprimento dado gratuitamente.

O criptoativo nasceu com o intuito de ser uma alfabetização financeira e um dinheiro utilizável no dia a dia com escalabilidade e baixas taxas. Assim como outras altcoins no mercado, deseja ser o ativo digital escolhido para realizar pagamentos.

Todavia, apresenta ao mundo um grande diferencial que é uma ponte para o sistema monetário onde pessoas de todas as rendas podem passar. A Stellar permite que sistemas financeiros do mundo trabalhem juntos em uma única rede.

Além disso, é um meio de troca para moedas emitidas por bancos centrais. Um indivíduo nos Estados Unidos, por exemplo, pode utilizar a Stellar para enviar dólar para alguém na Europa que deseja receber em euro, pois a própria plataforma da altcoin faz a conversão.

Dessa maneira, a Stellar se torna uma opção ideal para ser uma “casa de câmbio descentralizada”. Com a Stellar você pode criar, enviar e negociar representações digitais de qualquer forma de dinheiro, até mesmo o Bitcoin.

Somente aqui você já entendeu como a Stellar é promissora, mas para que possa se aprofundar mais, traremos algumas vantagens do criptoativo.

Se Adaptando Ao Mundo Atual

De fato, o Bitcoin trouxe uma visão diferente da forma como enxergamos o dinheiro. Contudo, ele ainda não conseguiu substituir a moeda fiduciária e sua rede negociar apenas BTC é um problema para indivíduos que estão iniciando no mercado de ativos digitais.

Em contrapartida, a Stellar negocia qualquer dinheiro de maneira transparente, eficiente e reduz drasticamente o custo e o tempo necessário para transferências internacionais. Apesar de ter o seu próprio token, o Lumen, a rede da Stellar não privilegia nenhum criptoativo.

Ao fazer suas representações digitais do dinheiro fiduciário, você estabelece o relacionamento de 1:1 entre seu token e a moeda escolhida. Ou seja, para criar 100 “tokens de Euro”, por exemplo, alguém precisa depositar essa quantia para você.

Sendo assim, todos os tokens ficam sendo garantidos por um depósito equivalente. Ademais, esse sistema da Stellar garante que qualquer pessoa possua Euro sem ter uma conta na Europa.

Modelo de Consenso

Para que a rede da Stellar funcione, ela precisa de computadores independentes que verificam e revisam o trabalho dos outros. Como consequência, não há uma autoridade central controlando o criptoativo e ninguém consegue interromper a rede.

O desempenho da altcoin tem sido fantástico, pois mesmo sem centralização, os registros são verificados em apenas cinco segundos. O método de criação de blocos, consenso, utilizado pela altcoin é o Stellar Consensus Protocol (SCP).

Esse conceito varia do protocolo tolerante a falhas Byzantine Agreements. No entanto, passou por algumas adaptações para se tornar descentralizado.

Em resumo, o SCP possibilita que qualquer pessoa participe do processo de consenso e que ninguém tenha todo ou a maioria do poder de decisão. Ele é o primeiro mecanismo de consenso demonstravelmente seguro que usufrui simultaneamente de quatro propriedades-chave: controle descentralizado, baixa latência, confiança flexível e segurança assintótica.

As transações nesse modelo além de serem baratas, são confirmadas em segundos. Ademais, a segurança da rede é alta. Mesmo que seja invadida, ela ainda conseguirá chegar a um modelo de conclusão correto.

Adoção

Certamente que as qualidades acima citadas chamariam a atenção de muitas empresas. Afinal, quem não gostaria de ter um serviço rápido, transparente e eficiente de remessas financeiras?

Companhias grandes e pequenas olham para a Stellar e veem um caminho de facilitação, pois podem realizar trocas monetárias com um custo muito baixo se comparado com o mercado tradicional e os demais criptoativos.

Apesar de empresas como Satoshi Pay e Saldo já terem optado pela Stellar para realizar movimentações em dinheiro, o grande orgulho da altcoin é a parceria com a IBM.

A solução de pagamentos transfronteiriços utiliza a Stellar para permitir compensação e liquidação simultâneas de pagamentos internacionais seguros e baratos. De fato, essa colaboração é muito importante para a Stellar, pois a IBM é o grande nome das revoluções tecnológicas dos últimos tempos.

Só para exemplificar, os primeiros computadores utilizados pela NASA foram produzidos pela IBM.

Transações

Com o intuito de evitar spam e manter a eficiência da rede, a Stellar exige que um saldo mínimo do token esteja na conta dos usuários para que as transações ocorram.

Apesar de ser uma rede que apoia moedas tradicionais, a Stellar achou que não seria conveniente aceitá-las como pagamento de taxas, pois isso só faria com que e rede demonstrasse interesse em algum dinheiro fiduciário e essa não é a intenção. As taxas pagas nas transações são utilizadas para priorizar as transferências quando a rede está em momentos de pontos altos.

Em suma, os momentos de pico da Stellar são quando as operações ultrapassam a capacidade máxima da rede. Assim como nos demais mercados, as transações privilegiadas são as que oferecem uma taxa mais alta para a operação. Todavia, a Stellar preza o funcionamento da rede através de taxas baixas.

Desse modo, ao enviar uma transação você especifica a taxa que deseja pagar, mas a altcoin busca cobrar o menor preço possível. Isso é um ponto positivo, pois mostra o empenho do criptoativo em trazer um mercado mais atrativo não só para empresas, mas para indivíduos comuns.

Conclusão

Embora o desejo dos usuários de criptoativos seja se distanciar do setor financeiro tradicional, isso ainda não é possível. As soluções apresentadas pela Stellar conseguem fazer com que o blockchain e outros mercados se conversem. A altcoin não fortalece apenas o envio de criptoativos, mas do dinheiro fiduciário conectando os mundos monetários virtuais e tradicionais.

Ela é a verdadeira representação de uma exchange em um blockchain. Após entender como a Stellar funciona, você já tem mais clareza para saber se é realmente essa altcoin que deseja ver aqui na Bitcointoyou. Não esqueça de votar na Cripto Urna.

Photo of author

Autor: andre.horta

Deixe um comentário

Não perca tempo! Comece a investir

REDES SOCIAIS

[email protected]

Atendimento: 08:00-18:00 (seg-sex)