Blockchain – Embrapa usará essa tecnologia no abastecimento da cana!

O Blockchain já é usado na cadeia de abastecimento de diversos segmentos, e isso não é mais novidade para ninguém. Afinal, as grandes corporações estão procurando cada vez mais transparência e segurança para armazenar os seus dados. E a tecnologia por trás das criptomoedas é uma das mais seguras.

Diante desse crescimento da tecnologia blockchain dentro das empresas, foi a vez da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) anunciar que também passará a utilizar a tecnologia blockchain.

A empresa brasileira que é vinculada ao Ministério da Agricultura, em uma publicação em 31 de Outubro no portal do Grupo Cultivar, informou que a divisão Embrapa Informática Agropecuária em conjunto com a Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo, firmaram um acordo de cooperação técnica.

Leia também – Blockchain: Saiba o que é e como funciona essa tecnologia!

O Blockchain estará presente no setor

Através dessa parceria as duas entidades objetivam se dedicar na pesquisa de soluções inovadoras, ampliando a competitividade, produtividade e sustentabilidade da cadeia produtiva da cana-de-açúcar.

A duração do contrato de cooperação será de aproximadamente 5 anos. Sendo que ele pode ser prorrogado por mais cinco. A principal finalidade do contrato é desenvolver quatro soluções tecnológicas para o setor.

Fábio César da Silva, líder do projeto, disse que as soluções envolvem desde cuidados com os solos, passando por organização e processamento da imagem da lavoura de cana feito em nuvem e usando uma blockchain para cuidar da distribuição do produto de ponta a ponta. Ou seja, do produtor até o consumidor final.

Essa parceria também vai de encontro ao esforço da embrapa de produzir pesquisa aplicada. Segundo Silvia Massruhá, chefe-geral da Embrapa Informática: a introdução das novas tecnologias está transformando a cara da agricultura tradicional.

Ainda de acordo com a especialista, só é possível evoluir nessas tecnologias trabalhando de maneira alinhada com o produtor.

O futuro está apenas começando na agricultura

Como podemos ver, os primeiros passos estão sendo dados na agricultura brasileira, no que diz respeito ao uso da tecnologia. A computação em nuvens e agora o Blockchain prometem, dessa maneira, revolucionar o setor por completo.

Dessa forma todos saem ganhando. O produtor ganha em produtividade. O consumidor final ganha em melhores serviços com menores preços. E o país ganha, portanto, com o avanço de um dos setores mais importantes para economia.

Esse é apenas o começo de um futuro que promete ser ainda mais promissor. Afinal, diante desse avanço as expectativas futuras são as melhores. Pois, é a agricultura que move toda a balança comercial brasileira.

Photo of author

Autor: andre.horta

Deixe um comentário

Não perca tempo! Comece a investir

REDES SOCIAIS

[email protected]

Atendimento: 08:00-18:00 (seg-sex)