Agência iraniana coloca o Brasil no topo de crimes envolvendo criptomoedas

Agência iraniana coloca o Brasil no topo de crimes envolvendo criptos

A Agencia Iraniana de Cibersegurança (CERTCC, na sigla em inglês) divulgou neste mês um o ranking de países que tiveram maior número de ataques envolvendo o software Coinhive, e o Brasil é o líder desta lista.

Segundo relatório do órgão, o Brasil registrou cerca de 80 mil ataques pelo Coinnhive em 2017 , a Índia ficou no segundo lugar, com 29 mil, a Indonésia em terceiro, com 23 mil, e o próprio Irã, com 11 mil, no quarto lugar.

O Coinhive é um software de mineração que explora a criptomoeda Monero (XMR). Ele oferece uma API (Interface de Programação de Aplicativo) aos desenvolvedores que permite utilizar os recursos de CPU dos visitantes de um site para minerar a altcoin.

Este software não é um vírus, mas assim que ele é inserido no computador do usuário tem a possibilidade de minerar XMR sem a sua permissão. O site Pirate Bay utilizava esta ferramenta para diminuir o poder de processamento de computadores que cessavam a home Page.

Estudos realizados mostram que 300 sites no mundo todo tinham um código malicioso que dava autoridade a Coinhive utilizar a maquina sem o conhecimento do usuário. Recentemente, este programa foi removido do game League of Legends, nas Filipinas, e no Japão o software foi investigado pelas autoridades.

Photo of author

Autor: andre.horta

Deixe um comentário

Não perca tempo! Comece a investir

REDES SOCIAIS

[email protected]

Atendimento: 08:00-18:00 (seg-sex)