ETF 100% exposto em Bitcoin é lançado na B3

Nesta quarta-feira (24), o primeiro ETF da América latina totalmente exposto em Bitcoin foi lançado. Anunciado já há algumas semanas, o QBTC11 ficou disponível hoje na B3.

O fundo foi desenvolvido pela QR Asset Management, gestora que integra a holding QR Capital. O evento foi transmitido no canal oficial da B3, que exibiu toda a cerimônia antes da abertura.

Com uma cota inicial de R$ 100, o QBTC11 marca um capítulo importante na história do Bitcoin no Brasil.

Momento histórico

Recentemente, o Brasil entrou para a história do Bitcoin quando um brasileiro colaborou com a atualização Taproot.

Agora, uma holding brasileira lança o primeiro ETF focado 100% em Bitcoin da América Latina. Enquanto a SEC, Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, discute a aprovação de um ETF, um produto semelhante já foi lançado em solo tupiniquim.

ETF é a sigla para exchange traded fund. No caso de um ETF de Bitcoin, uma gestora investe diretamente na criptomoeda e abre suas cotas de participação publicamente em bolsa. Desta forma, um investidor consegue alocar fundos em Bitcoin, mas sem se expor diretamente.

Embora investidores individuais não vejam muita diferença, trata-se de um importante instrumento para atrair investidores institucionais. Isto porque o investidor não precisa se preocupar com a custódia, uma vez que o fundo já lida com essa questão.

Assim, é possível que instituições brasileiras (e até mesmo da América Latina) reconsiderem a exposição em Bitcoin.

“O momento atual marca uma forte aceleração na emissão de moedas fiduciárias, e o Bitcoin vem sendo buscado pelos investidores institucionais e pessoas físicas. Por isso ele recebe a denominação de ‘ouro digital’. Na QR, temos a visão de que o ouro é o Bitcoin analógico”, disse Fernando Carvalho, CEO da QR.

Vale ainda destacar que o QBTC11 usa o índice CME CF Bitcoin Reference Rate, mesmo índice utilizado pela Chicago Mercantile Exchange (CME) na negociação de contratos futuros de BTC.

Embora o feito seja histórico para o Bitcoin e o Brasil, resta observar os próximos dias para avaliar a recepção dos investidores ao QBTC11.

Photo of author

Autor: andre.horta

Deixe um comentário

Não perca tempo! Comece a investir

REDES SOCIAIS

[email protected]

Atendimento: 08:00-18:00 (seg-sex)