o que é criptomoeda

o que é criptomoeda

o que é criptomoeda

O objetivo do post de hoje é explicar de maneira acessível a todos o que é a criptomoeda.

Neste contexto, é inegável a revolução tecnológica que a Internet promoveu e os seus efeitos são nítidos na sociedade desde a alteração dos hábitos de consumo até a maneira como interagimos uns com os outros.

Com a expansão da tecnologia digital, caminhamos progressivamente para a extinção do dinheiro em sua forma física, substituindo-o cada vez mais pelo uso das moedas digitais como método de pagamento, sobretudo, pelas vantagens da ausência de limitações geográficas ou políticas.

Estatísticas

Para além disto, o interesse no assunto das criptomoedas nunca foi tão grande quanto agora, e, a tendência é só aumentar, prova disto é o número crescente de caixas eletrônicos cripto localizados ao redor do mundo, segundo o Coin Atm Radar, que lista atualmente 1.800 caixas eletrônicos em 58 países.

 Ainda, segundo dados do Google foi registrado cerca de 1,2 milhões de buscas referentes as moedas digitais e suas respectivas cotações. Muitas empresas no ramo de tecnologia financeira acreditam no crescimento do interesse pelas moedas digitais, sobretudo, entre os jovens investidores já que estão 100% ligados ao mundo virtual e se entendem mais facilmente com a esta realidade atual.

As moedas digitais vieram para ficar

Tudo aponta, em verdade, para o aumento exponencial do número de investidores, Isto porque, o mercado financeiro prevê a valorização das criptomoedas no ano corrente, razão pela qual tais investidores construirão negócios baseados nas moedas digitais pois as enxergam como opção de investimento alternativo e acessível.

Ademais, segundo os experts do mercado financeiro as moedas digitais vieram para ficar, já que revolucionaram a nossa relação com o dinheiro como o conhecemos.

O futuro já é agora, isto porque, boa parte do que fazemos em nosso cotidiano já é realizado por meios eletrônicos: comércio, bate-papos, compartilhamento de ideias, dentre outros.

Deste modo, tudo aponta para a inserção das moedas digitais no cotidiano popular, facilitando meios de pagamento, comércios, programas de ponto, fidelidades e outros benefícios.

Criptomoeda – moeda digital

Mas, afinal o que é criptomoeda conhecida também como moeda digital ou moeda virtual?! Assim como o papel moeda são meio de troca, porém com funcionamento bastante distinto.

Isto porque, o próprio nome já indica que tais moedas não existem no mundo físico, caracterizando-se, portanto, como códigos virtuais, utilizados como meio de troca de valores na internet, com valor real, já que assim como o dinheiro comum possuem capacidade de cotação, venda e compra.

O nome, advém da criptografia, uma prática de codificação que permite que as moedas digitais cumpram a finalidade de serem projetadas para transferência entre pessoas em transações virtuais de forma que se preserve a segurança dos usuários e, sobretudo, das operações.

As criptomoedas são criadas, portanto, através de cálculos matemáticos complexos, realizados por usuários denominados mineradores, os quais a atividade consiste em “minerar” moedas virtuais, ou seja, encontrar uma chave “hash” capaz de criptografar blocos de informação.

Blockchain

A tecnologia de criptografia que permite a existência de todas as negociações online das moedas virtuais pensada para descentralizar registros e garantir a segurança é conhecida como “blockchain”.

Este funciona como rede peer to peer, ou seja, um sistema descentralizado no qual os computadores dos milhares de usuários são usados também como servidor, de modo que, em cada um deles haverá uma cópia dos registros das transações realizadas com as criptomoedas, sendo impossível a alteração unilateral dos dados.

Isto porque os referidos dados estão organizados em blocos, com a identidade denominada “hash” e, vale ressaltar que a identidade de um bloco é somada ao do bloco anterior, criando um verdadeiro encadeamento entre eles, o que possibilita uma segurança muito forte já que para modificar qualquer informação é imprescindível a quebra de todos os blocos, o que resta praticamente impossível.

Em razão da eficiência e segurança alcançada através da tecnologia “blockchain” muitas empresas implementaram a sua utilização para outros fins, como por exemplo, o rastreamento da origem e processo de produção de um produto e, com a evolução do sistema pretendem utilizá-lo, inclusive, para firmar contratos.

Cada blocochain será exclusivo de um usuário e ao adquirir as criptomoedas este  também terá uma carteira de investimentos pessoal, de modo que todas as transações devam ser registradas em um livro de domínio público, o que inibe fraudes, transações duplicadas e a que as moedas sejam copiadas.

Carteiras e mineradores

As criptomoedas podem ser armazenadas em hardwares ou discos rígidos, isto é, de maneira offline, processo denominado “armazenamento a frio”, método que protege a moeda contra roubos.

Entretanto, os mineradores e investidores podem optar por armazená-las em pastas e dispositivos online – smartphones, notebooks e tablets, processo denominado de “armazenamento a quente”, e, que possui como ponto negativo a exposição, pois, caso o dispositivo seja invadido, as moedas podem ser roubadas.

Cumpre ressaltar que embora o “armazenamento a frio” aponte ser o mais seguro o investidor deve estar atento ao fato de que caso o hardware no qual as moedas digitais estão armazenadas seja extraviado ou estrague, as moedas restarão perdidas para sempre.

Criptomoedas – Por que investir?

Por todo o exposto podemos afirmar para você que investir nas moedas digitais é promissor dentro da dinâmica financeira, sobretudo porque a valorização impressionante das criptomoedas chamou atenção de todo o mercado financeiro e, as previsões dos economistas apontam a continuidade do desempenho positivo pelos próximos anos.

Porém o mais importante para você é investir com qualidade e, aqui na BITCOINTOYOU este é um dos nossos valores imprescindíveis, pois é essencial para o nosso time garantir aos nossos clientes o conhecimento necessário para que se antecipem aos movimento da criptomoeda diversificando seu investimento como estratégia para crescer. Por isto, é de suma importância que você não seja um investidor negligente na escolha da corretora para te apoiar, opte pela EXCELÊNCIA, opte pela BITCOINTOYOU.

Compartilhe esta informação com seus amigos. Deixe suas dúvidas e comentários. Aproveite e VOTE na CRITPO URNA! Não perca a oportunidade de escolher a próxima criptomoeda a ser listada aqui !

Se informe mais em https://www.bitcointoyou.com/category/educacao-financeira-pt/

TAGS: Criptomoeda, moeda virtual, investimento diversificado,  futuro do meio de pagamento.