Staking: entenda e veja como ganhar renda passiva com ele

Staking: entenda e veja como ganhar renda passiva com ele

Sem dúvida, você já ouviu diversas vezes o termo staking. Contudo, pode ainda não saber o real significado dessa palavra e como ela é importante para o meio blockchain. Em um contexto bem simples, staking é o processo de manutenção de seus criptoativos em uma carteira. Ao deixar seu ativo digital guardado, você consegue dar suporte a rede e ganha recompensas por essa “ajuda” no funcionamento do criptoativo. Essa modalidade está presente no mecanismo de consenso Proof of Stake (PoS).

O que é Proof of Stake

Em suma, podemos dizer que o PoS é o “primo evoluído” do modelo de consenso Proof of Work (PoW). Enquanto o segundo exige que o minerador use seu supercomputador para experimentar milhões de cálculos por segundo, concorrendo com outros supercomputadores em todo o mundo para que consiga validar uma transação, o primeiro usa um processo de eleição pseudo-aleatória para selecionar um node para ser o validador do próximo bloco.

Os validadores são selecionados com base no número de criptoativos guardados na carteira para staking. Sendo assim, quanto mais ativos um holder deixa na carteira, maiores são as chances de ser escolhido como o próximo validador e ganhar a recompensa.

O surgimento do Proof of Stake

Apesar de o PoW ser uma ideia que surgiu em 1993, ou seja, muito antes da existência do Bitcoin, o PoS e o conceito de staking surgiram em 2012. As modalidades nasceram logo após Sunny King e Scott Nadal apresentarem a Peercoin ao mundo blockchain. Todavia, é importante apontar que a altcoin nasceu com o mecanismo híbrido (PoW/PoS), mas abandonou a prova de trabalho com o tempo e se tornou apenas um ativo digital de staking.

Como fazer staking?

Atualmente, existem duas opções de para fazer staking de criptoativos e ganhar renda passiva com isso. Em primeiro lugar, temos a opção de guardar o ativo digital em sua carteira oficial ou em um dispositivo físico, como a Ledger Nano. A segunda opção é deixar a altcoin em uma staking pool. Nessa modalidade, você e demais stakeholders unem poder de staking para que possam ter mais chances de validarem um bloco e serem recompensados.

Vantagens do Staking

  • Não precisa de supercomputadores para verificar e validar novos blocos;
  • O investimento é direto no criptoativo e não em uma super máquina;
  • Modalidade traz uma escalabilidade maior para o blockchain da altcoin;
  • Menos gasto de energia para manter o blockchain.

Quais criptoativos permitem que você faça staking?

Há diversas altcoins que já trabalham com o Proof of Stake. Hoje vamos citar algumas que você já pode comprar na BitcoinToYou, passar para sua carteira e começar a ter rendimentos passivos com isso.

NEO– NEO é uma altcoin que ao contrário do Bitcoin e semelhante ao Ethereum, apresenta muito mais que apenas um objetivo. Com a plataforma do criptoativo é possível desenvolver aplicativos descentralizados e contratos inteligentes. Além disso, é viável criar tokens em seu blockchain.

Cardano– Cardano é uma plataforma descentralizada que permite transferências de valores programáveis complexas de forma segura e escalonável. Ademais, é uma das primeiras a ser construída na linguagem de programação Haskell. Por ser um ativo digital criado após o Bitcoin e Ethereum, a Cardano consegue aprender com os erros de seus antecessores e trazer uma plataforma com um desempenho melhor que os dos principais criptoativos. Assim sendo, seu blockchain apresenta camadas flexíveis e escalonáveis.

EOS– EOS é uma plataforma de contratos inteligentes que apresenta transações rápidas e escaláveis. Apesar de já contar com taxas de transações atrativas, o EOS eliminará todos os custos dos usuários em breve. O EOS é visto como o criptoativo que oferece uma plataforma blockchain descentralizada e de alto desempenho para empresas de todo o mundo.

Stellar– O criptoativo nasceu com o intuito de ser uma alfabetização financeira e um dinheiro utilizável no dia a dia com escalabilidade e baixas taxas. Assim como outras altcoins no mercado, deseja ser o ativo digital escolhido para realizar pagamentos.