Cardano Crescendo? Conheça Mais Sobre a Criptomoeda

Cardano Crescendo? Conheça Mais Sobre a Criptomoeda

Certamente você já está ouviu falar sobre o Ethereum (ETH). Ele é a principal altcoin do mercado de criptoativos. Assim como o Bitcoin, conseguiu se destacar em sua área de contratos inteligentes e criação de tokens. 

Todavia, assim como o criptoativo rei, o Ethereum apresenta algumas dificuldades, como altas taxas e congestionado na rede, que outros ativos digitais buscam resolver. 

Sem dúvida, a altcoin com o melhor posicionamento e condições de ser a principal concorrente do Ethereum é a Cardano (ADA).

Uma vantagem que a ADA tem visto em relação ao Ethereum é sua equipe. Seus desenvolvedores e pesquisadores recebem um salário e trabalham em conjunto.
A comunidade do Ethereum, por outro lado, tem uma mistura de equipes que em sua maioria não é remunerada, que discutem entre si e propõem ideias concorrentes.
Ademais, a ADA tem se destacado quando o assunto é valorização de mercado, pois conseguiu apenas em alguns dias se tornar um dos dez ativos digitais mais valiosos do meio.
Assim sendo, você precisa ficar de olho na altcoin e nós da BitcoinToYou preparamos tudo para que possa entender mais sobre o criptoativo.

O que é a Cardano?

Cardano é uma plataforma descentralizada que permite transferências de valor programáveis complexas de forma segura e escalonável. Sua ICO é um dos maiores sucessos da história do blockchain.

Só para exemplificar, ela conseguiu arrecadar US$60 milhões em 2017. A ADA se tornou pioneira em trazer um blockchain evoluído de uma filosofia científica e uma abordagem baseada na pesquisa.
Ademais, é uma das primeiras a ser construída na linguagem de programação Haskell.
Por ser um ativo digital criado após o Bitcoin e Ethereum, a ADA consegue aprender com os erros de seus antecessores e trazer uma plataforma com um desempenho melhor que os dos principais criptoativos.
Assim sendo, seu blockchain apresenta camadas flexíveis e escalonáveis. Ou seja, recursos que os ativos anteriores lutam para implementar.
O que torna a Cardano escalável?

Sem dúvida, o Ouroboros é o grande responsável por isso. Em suma, o protocolo proof-of-stake combina tecnologia única e mecanismos matematicamente verificados para garantir a segurança e a sustentabilidade dos blockchains que dependem dele.

Como resultado, consegue garantir segurança e facilitação da propagação de redes globais, sem permissão e com requisitos mínimos de energia.

“Ouroboros existe para definir os parâmetros do novo mundo: um protocolo mais seguro, escalável e eficiente em termos de energia do que qualquer coisa que veio antes”.

Além disso, o Ouroboros apresenta um grande foco na segurança, pois é matematicamente verificável contra invasores.

“A segurança do protocolo é garantida desde que 51% do stake seja detido por participantes honestos, o que, além de outros conceitos inovadores, é obtido através de seleção aleatória de líderes. O protocolo continua a evoluir lado a lado de novas iterações e análises de segurança rigorosas”.
Taxas da Cardano

As taxas de rede ADA são de fato mais baixas que as do blockchain do ETH. Elas são calculadas de acordo com a fórmula a + b × size.

De maneira simples, ‘a’ e ‘b’ são constantes e ‘size’ é o tamanho da transação em bytes. Conforme dito pela equipe da Cardano, a razão para ter o parâmetro ‘a’ é a prevenção dos ataques DDoS. Mesmo uma transação fictícia muito pequena deve custar o suficiente para ferir um invasor que tenta gerar milhares delas.
O parâmetro ‘b’ foi introduzido para refletir os custos reais: o armazenamento de transações maiores requer mais memória do computador que o armazenamento de transações menores; portanto, elas devem ser mais caras.
Atualização Shelley

A nova fase da Cardano surgiu com o intuito de trazer mais descentralização para a sua rede. Durante a fase anterior, a rede foi federada. Todavia, conforme a era Shelley progride, mais nós passarão a ser administrados pela comunidade da ADA.

Uma vez que a maioria dos nós é administrada por participantes da rede, o criptoativo será mais descentralizado e terá maior segurança e robustez como resultado.
O objetivo da equipe da altcoin com a atualização é deixá-la 50-100 vezes mais descentralizada que outras grandes redes blockchain. Além disso, a Shelley apresentou a introdução de um esquema de delegação e incentivos.
Ou seja, um momento de recompensa para impulsionar grupos de staking e adoção pela comunidade.
Como uma rede de proof-of-stake, os usuários apostam sua Ada para participar da mesma.
Projetado meticulosamente usando a teoria dos jogos e as pesquisas mais recentes em redes de POS, o esquema de delegação e incentivo permitirá e incentivará os usuários a delegar seu staking em pools de apostas – nós de rede sempre ativados e administrados pela comunidade – e serem recompensados pela participação na rede.
Plataforma de Staking da Cardano
Certamente não podemos deixar o staking de fora da nossa lista. Essa é uma das formas mais atraentes de se obter renda com criptoativos e a Cardano já oferece essa possibilidade.
Uma forma de você realizar sua delegação é através da StakePool Cardanistas.
Como resultado de sua delegação no pool, suas recompensas são maximizadas logo no início, pois as taxas aplicadas são mínimas.
“Acreditamos que os nossos objetivos estão alinhados com os da comunidade Cardano, de ter uma rentabilidade justa sobre o stake e ainda apoiar o projeto, por isso convidamos vocês, CARDANISTAS, a embarcarem com a gente no míssil do HardFork da fase Shelley rumo a blockchain mais descentralizada de todos os tempos”.
Para ficar por dentro das novidades da Cardano basta entrar no telegram aqui do Brasil. Clique no LINK.