Blockchain presente no setor alimentício? Entenda!

Blockchain presente no setor alimentício? Entenda!

Uma parceria entre BlockBear (empresa especializada em tecnologia blockchain e IoT na nuvem) e IBM Food Trust (ecossistema global baseado em blockchain) promete revolucionar o setor alimentício.

Tais empresas por meio desta parceria irão incorporar a rastreabilidade de produtos sem glúten com a colaboração da Associação Celíaca do Uruguai. A doença celíaca, a grosso modo, é uma condição do sistema imunológico onde as pessoas não podem consumir glúten pelo fato dele danificar o intestino delgado.

Há uma estimativa de que uma em cada cem pessoas seja celíaca. No entanto, apesar desse alto índice apenas 10% dos portadores da doença sabem que a possuem. 

E como funcionará essa solução?

A BlockBear usando a tecnologia blockchain irá compartilhar informações seletivamente importantes informando a origem e os componentes usados em cada produto tanto nacionalmente quanto internacionalmente.

Isso irá ajudar as pessoas portadoras de doenças celíacas e outros distúrbios digestivos a tomarem uma decisão informada no momento de comprar produtos sem glúten.

De acordo com Luis Eirea, gerente de desenvolvimento de negócios da BlockBear “A solução baseada na IBM Food Trust não apenas agrega valor aos próprios consumidores. Mas também é um diferencial para as empresas produtoras e exportadoras. Pois, certifica o processo de ponta a ponta, desde matéria-prima, produção, distribuição até o ponto de venda. No Uruguai ou no exterior”.

E usando o IBM Food Trust é possível conectar com segurança todos os dados de toda cadeia de suprimento do ecossistema com transparência em cada ponto da cadeia. 

Martin Hagelstrom, líder da blockchain para IBM na américa latina diz que “Isso é essencial para produtos que podem ser consumidos por pessoas com doença celíaca. Porque rastreia a origem e as etapas que o produto percorreu ao longo da cadeia alimentar. Isso assegura que sejam alimentos realmente sem glúten que não afetam a saúde das pessoas”.

Você sabe a relação entre criptomoedas e jogos eletrônicos? Não? Então leia este artigo e fique por dentro!

A BlockBear quer estender a solução baseada em blockchain para toda América Latina

A BlockBear planeja estender essa solução para outros segmentos bem como para outros países da América Latina. 

Principalmente para segmentos que possuem interesses e valores especiais. Isso ajudará a saber exatamente o que está sendo consumido. Como exemplo podemos citar os produtos para diabéticos, veganos, orgânicos entre outros.

Em linhas gerais, a tecnologia blockchain está avançando rapidamente para diversos setores da sociedade. E você o que acha dessa novidade? Deixe o seu comentário e compartilhe essa notícia com seus amigos!

Tags: